Home / Últimas Notícias / AutoMOTIVO Visita / Brasília recebe a AutoMOTIVO

Brasília recebe a AutoMOTIVO

brasilia

Mercado de Acessórios no Estado é bem particular, dominado principalmente pela “Feira dos Importados”

Capital do Brasil, é aqui que tudo se inicia quando nos referimos a política.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, sua população é de 2 562 963 de habitantes, sendo então a quarta cidade brasileira mais populosa. Brasília também possui o segundo maior produto interno bruto per capita do Brasil (40 696,00 reais) entre as capitais, superada apenas por Vitória.Junto com Anápolis e Goiânia, faz do eixo Brasília-Anápolis-Goiânia a região mais desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro. A cidade é nova, foi Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. O plano urbanístico da capital, conhecido como “Plano Piloto”, foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, adequou-o ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Além de ser centro político, Brasília é um importante centro econômico. É a 3ª cidade mais rica do Brasil, exibindo um Produto Interno Bruto (PIB) de 99,5 bilhões de reais, ou 3,76 % de todo o PIB brasileiro.

A principal atividade econômica da capital federal resulta de sua função administrativa. O governo tem optado em incentivar o desenvolvimento de indústrias não poluentes como a de software, do cinema, vídeo, entre outras, com ênfase na preservação ambiental e na manutenção do equilíbrio ecológico, preservando o patrimônio da cidade.A economia de Brasília sempre teve como principais bases a construção civil e o varejo. Foi construída em terreno totalmente livre, portanto ainda existem muitos espaços nos quais se pode construir novos edifícios. À medida que a cidade recebe novos moradores, a demanda pelo setor terciário aumenta, motivo pelo qual Brasília tem uma grande quantidade de lojas, com destaque para o Conjunto Nacional, localizado no centro da capital.

Geografia e Política.
Segundo o geógrafo Aldo Paviani, Brasília é constituída por toda a área urbana do Distrito Federal e não apenas a parte que é tombada pela UNESCO ou a região administrativa central, pois a cidade é polinucleada,constituída por várias regiões administrativas (RA’s), de modo que as regiões periféricas estão articuladas às centrais, especialmente na questão do emprego e não podem ser entendidas como cidades autônomas.

Entretanto algumas regiões administrativas do Distrito Federal possuem certa autonomia financeira, como Taguatinga que detêm mais de 50% do PIB do Distrito Federal. Há quem argumente que por todo o Brasil há regiões metropolitanas, onde cidades periféricas acabam articuladas em relação às cidades principais, sem que deixem por isso de ser consideradas cidades. A diferença é que elas são sedes de município. Apesar disso, outros núcleos urbanos do Distrito Federal, hoje chamados regiões administrativas, sempre foram conhecidos por cidades-satélites.

Alguns, atualmente, entendem como Brasília apenas a região administrativa de Brasília (formada por parte do Plano Piloto e pelo Parque Nacional de Brasília), e não todo o Distrito Federal. Contundo alguns destes núcleos urbanos, como Planaltina e Brasilândia, são mais antigos do que a própria Brasília. Planaltina foi município de Goiás, antes de ser incorporado ao DF. Por outro lado, a lei de organização do DF é uma lei orgânica, típica de municípios e não uma constituição, como ocorre nos estados da federação brasileira.

Feira dos Importados – Um mix de tudo

Esta feira que já existe há 20 anos, tem absolutamente de tudo: informática, móveis, artesanato, DVDs e produtos para carros. A maioria, pequenas lojas num espaço 2x2m, outras com maior estrutura. Para se ter uma ideia da dimensão desta feira, estima-se que 2.000 lojas faturam cerca de R$ 10.000.000 x dia, isso mesmo, por dia. Tem muita diversidade nessa feira, que costumava ser de artigos importados, mas hoje tem absolutamente de tudo – com destaque aos “falsificados”!! Mas como todo grande centro de compras, há também produtos de procedência com garantia e qualidade. Produtos eletrônicos – atualmente com preço pouco diferente dos de lojas fora da feira, até artigos de decoração, um mix de tudo mesmo… Dentro da feira, “adaptou-se” uma rua só de lojas de Som e Acessórios que concorrem diretamente – cerca de 160 lojas – fazendo com que o preço seja um dos maiores atrativos. Isto fez com que a feira ficasse realmente conhecida e lotada todos os dias, frequentada por pessoas de todas as classes sociais.

feira-importados

Distrito Federal e o nosso mercado

Alguns dos representantes mais conhecidos na cidade dão o termômetro exato do mercado no DF: Wesley Pinheiro Costa – FuturoTEC Representações – que atualmente representa as marcas EROS e TARAMP’S comentou: “Ainda há muita informalidade na cidade. O mercado acaba se estendendo a Goiás que está a apenas 35 km de Brasília e lá os impostos são de 12% enquanto aqui estava em 23,67% e agora aumentou para 27,96%, Estes impostos tão altos contribuem para a entrada e grande comercialização de produtos importados e sem procedência”.

Sobre Brasília, Wesley citou que devido a Feira dos Importados que tornou-se o maior pólo de venda de “tudo que se pode imaginar”, restaram poucas lojas influentes e formadores de opinião na cidade. Estas lojas especializaram-se na qualidade de instalação, serviços e atendimento diferenciados para continuarem de pé. As que não visualizaram esta realidade, fecharam. Ainda sim, o mercado é forte e promissor a todos, pois grande parte da população é funcionário público, ou seja, não falta dinheiro que é distribuído a estes funcionários durante o mês. Wesley cita também quanto a Distribuição: A indústria deve abrir os olhos para a Distribuição Regional, pois devido a Substituição Tributária, o Distribuidor Regional tornou-se um aliado ainda maior. Destacou a Distribuidora AS Sul, um dos seus parceiros principais na cidade.

Fatores que caracterizam o mercado por lá, não podem ser considerados bons ou ruins. Para alguns são formas diferentes de oportunidades de negócios. É o caso de André Luis, que já trabalhou em algumas das lojas mais importantes da cidade, e transformou seu conhecimento adaptando-se a realidade do mercado. Hoje é consultor dos principais players da cidade, agenciador de negócios e representante das marcas PHD, DIABLO, DDAUDIO.

Alguns ” formadores de opinião ” de Brasília

Apesar do sucesso da Feira dos Importados Lojas “off” feira (fora da feira) mantiveram-se de pé e hoje são considerados referência e “formadoras de opinião ” na cidade e possuem clientela certa. Justificam os preços um pouco mais altos devido a alta garantia, pronto atendimento, conforto, qualidade e personalização da instalação. Os irmãos Jenner e Frank da LOOK CAR acrescentam: Além de todo diferencial de nossa loja, procuramos trabalhar com produtos diferentes do da Feira para não bater de frente com os preços. Já Alexandre de Oliveira da ALEXANDRE AUTO SOM, diz que o Brasiliense está acostumado a utilizar Kit de 2 vias. Alexandre enfatizou a falta de segurança que desestimula o uso de som pesado.

formadores-opiniao

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo