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Instalação de alarmes universais no Volkswagen Up!

volkswagen up instalação de acessório -alarme A Volkswagen do Brasil inovou em um novo segmento de compactos e nele se enquadra um caso muito especial, o veículo UP!. Trata-se de um carro extremamente compacto em todas as dimensões, supereconômico e que vem, com muita força, caindo no gosto do nosso cliente.

Pensando nisso, já nos adiantamos em edições anteriores e construímos passo-a-passo toda a preparação de som, cuidando para manter a originalidade. Nesta edição falaremos sobre a instalação de alarmes com plataforma universal no VW Up!, ou seja, aqueles que não são dedicados exclusivamente a um veículo ou a uma montadora.

Ao analisar o carro, notamos que sua plataforma elétrica é bem minuciosa e de pouco e difícil acesso. Pensando nisso, decidimos desenvolver um passo-a-passo do diagrama de instalação de alarme com plataforma universal.

volkswagen up instalação de acessório -alarme

Primeiramente, devemos sempre frisar que nunca podemos cortar ou violar, de qualquer modo, a plataforma elétrica do veículo. Isto acarreta a perda imediata da garantia de fábrica. Respeitando esta condição, vamos proceder com um sistema de alimentação do alarme totalmente off-board, protegido por fusível para desarme por curto ou conflitos involuntários.

PRIMEIRO PASSO

Desmonte a parte lateral esquerda do painel. Cuidado com as presilhas frágeis, fundidas à peça plástica do acabamento, como mostra a FOTO 1 (abaixo).

instalação de acessório automotivo (alarme genérico) no volkswagen up!

Feito isso, já podemos localizar um amplo espaço para que se possa trabalhar e, por fim, acomodar nossa central do alarme. Notamos um fio azul com terminal ligado junto à porca de sustentação do painel do veículo. Neste local já vamos encontrar um excelente ponto de aterramento para nossa central do alarme.

O positivo deve ser ligado junto à caixa de distribuição, localizada em cima da bateria do veículo, sempre acompanhado de um porta fusível de segurança para fazer um eventual desarme, se necessário. A passagem deste cabo deve ser feita pela tubulação de borracha por onde passa todo o feixe de cabos do veículo, localizada abaixo do conjunto de limpador frontal.

Lá você vai encontrar uma borracha fechada. Basta cortar sua extremidade com um alicate, cuidadosamente, e passar o fio como mostra a FOTO 2 (abaixo). Utilize o mesmo orifício para passagem do fio da sirene do alarme!

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Ok, neste primeiro passo já reservamos o local da central, localizamos os pontos de ligação do positivo e negativo do alarme e seus pontos corretos de passagem.

SEGUNDO PASSO

Precisamos localizar os fios de seta do carro para ligação ao alarme pois, em caso de disparo, o carro piscará como forma de alerta para chamar a atenção.

Muitos devem estar achando isto óbvio, mas vou explicar: quando chegarmos à parte de ligação do trava e destrava, iremos verificar que o mesmo fio que trava e destrava também pisca a seta ao armar e desarmar o alarme. Isto é uma característica do carro mas, no caso de um alarme universal, não vai funcionar ao disparar. Daí a necessidade da ligação separada, direita e esquerda, do fio das setas.

Seta esquerda: remova o puxador do capô do veículo cuidadosamente. Ele possui uma trava na parte traseira. Desconecte-a primeiro, antes de forçar o puxador. No chicote, iremos encontrar o fio preto com listra branca da seta esquerda, como mostra a FOTO 3 (abaixo).

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Seta direita: remova o acabamento plástico da coluna inferior, junto ao carpete no lado passageiro. Lá encontraremos um chicote do veículo. O fio da seta direita é o preto e verde, como mostra a FOTO 4 (abaixo). Neste caso, teremos que trazer um cabo até o lado esquerdo do carro, onde efetuaremos a ligação.

 instalação de acessório automotivo (alarme genérico) no volkswagen up!

VEJA TAMBÉM
Guia de aplicação de lâmpadas automotivas - Parte 1

TERCEIRO PASSO

Trava e destrava do veículo pelo alarme. É neste ponto que encontramos uma particularidade deste veículo: O mesmo fio que trava as portas também as destrava, só que com uma diferença de potencial no pulso.

Ou seja, travamos com o pulso normal do alarme mas, ao destravar, o controle da porta não reconhece o sinal. Para corrigir esta situação, utilizamos um resistor de 180R por 1 Watt de potência.

volkswagen up instalação de acessório - alarme - resistor

Resistor

Para facilitar, vamos deixar aqui registrada a seqüência de cores do resistor:

Primeira listra > MARROM

Segunda listra > CINZA

Terceira listra > MARROM

Portanto, a sequência é: MARROM / CINZA / MARROM

 

 

 

O fio de trava e destrava do veículo está localizado na tomada de entrada, na parte externa da coluna, como mostra a FOTO 5 (abaixo). Retire cuidadosamente a capa de borracha da tomada. Veja a FOTO 6 (abaixo).

instalação de acessório alarme genérico no volkswagen up

Localize, no conector laranja, o fio cinza com listra preta. Para saber se o fio está correto, basta aplicar um pulso negativo de teste que as setas irão piscar e a porta, travar.

Feito isso, o fio de trava e destrava está localizado. Passe um fio, com segurança, pela tomada, como demonstra a foto – neste caso ilustrada com um fio azul, de minha escolha – ligando-o ao fio de trava e destrava do veículo.

Feito todo procedimento de lincagem e passagem do fio azul, passamos à ligação dele aos fios de trava e destrava do alarme. O fio de trava, devemos ligar diretamente ao fio azul que passamos.

Já o de destrava, devemos ligar numa das extremidades do resistor. A outra extremidade do resistor, devemos ligar junto ao fio azul e ao fio de sinal de trava do alarme.

Com isso, provocamos um pulso sem resistência ao acionar o alarme e travar o veículo e aplicamos um pulso resistivo, decorrente do resistor, ao desarmar o alarme e destravar o veículo.

QUARTO PASSO

Pós-chave do alarme, devemos utilizar o sinal do carregador de celular do veículo, localizado no console central, próximo à alavanca de passagem de marchas. Este sinal é seguro e protegido por fusível na caixa central do carro.

QUINTO PASSO

Sensores de ultrassom: instale-os sempre na distância especificada pelo fabricante. Instale o primeiro orientando-se por uma marca localizada no lado direito do vidro frontal, parte superior, especificada com a sigla AS-1. Instale o segundo no lado esquerdo, na mesma distância e altura.

Não tem erro: vai alcançar até a tampa traseira, em caso de violação do veículo com o alarme ligado. Feito isso, ajuste a sensibilidade das cápsulas.

SEXTO E ÚLTIMO PASSO

Periféricos do alarme: instale a sirene,posicione a chave geral em lugar seguro e fixe a central num lugar do painel, seco,
arejado e com pouca vibração.

Observação: não especificamos o fio de pino de porta pois, neste caso, a ligação é feita via fechadura, podendo ocasionar conflitos entre o carro e a central e, mais, levando o alarme a ocasionar disparos involuntários por micro retornos em descanso prolongado do sistema.

FAcebook-Revista-Curta

Texto: Serginho e Bila

Ilustrações: Equipe AutoMOTIVO

Não comentada

  1. EDUARDO CARVALHO BUENO

    bom dia, o fio cinza e preto de trava é o fio que aciona o sistema original e pisca o led no painel ao lado radio ?

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