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Confira os números do importante mercado de locadoras

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Embora pouco conhecido, o segmento de locadoras é um dos pilares do mercado automotivo brasileiro. Segundo dados divulgados no último mês pela ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, as empresas do segmento foram responsáveis pela compra de 8,35% dos veículos de passeio e comerciais leves vendidos no Brasil, ou seja, perto de 350 mil unidades.

Para o mercado de som e acessórios automotivos esse segmento também tem grande importância, já que as locadoras de veículos costumam economizar comprando seus veículos sem alguns dos pacotes de opcionais oferecidos pelas montadoras, equipando-os com produtos comprados junto a distribuidoras e varejistas especializados.

Embora a percepção generalizada seja de que o negócio das locadoras seja alugar veículos para pessoas físicas, na verdade 58% do negócio das empresas do setor está concentrado na terceirização de frotas para empresas e órgãos governamentais. Só 23% correspondem a locações relacionadas a turismo de negócios e 19% a turismo de lazer.

A frota em detalhesmercado-locadoras3

De acordo com a entidade, no final de 2013 a frota das 2.596 empresas brasileiras especializadas em locação de veículos sem motorista somava 529.890 unidades, registrando um crescimento de 8,24% em relação ao ano anterior.

Nessa frota de mais de meio milhão de veículos, a maioria absoluta (58% do total) tem motorização 1.0, num reflexo da preferência dos consumidores por veículos econômicos e compactos, com diárias de locação mais baratas.

Enquanto 18% da frota das locadoras são de compactos, os modelos classificados como de luxo somam 6% e os premium, 5%. Já os veículos utilitários e vans somam 13% do total. Essa categoria, junto com a de veículos de luxo, perdeu participação na composição da frota das locadoras, enquanto as demais cresceram.

A cada ano a idade média dos veículos das locadoras tem diminuído, passando de 18 meses em 2012 para 17,5 meses em 2013, em média, chegando mais perto dos índices registrados pelo setor nos principais mercados do exterior.

Segundo Paulo Gaba Júnior, diretor de relações institucionais da ABLA, a idade média ideal seria de 13 a 14 meses, mas as locadoras enfrenmercado-locadoras2tam o encarecimento de modelos em função dos novos equipamentos obrigatórios e a falta de crédito para compra dos carros novos e para a revenda dos usados.

Como se poderia imaginar, a região Sudeste concentra a maior parte da frota das locadoras, 341.827 veículos, seguida pelas regiões Nordeste, com 78.378; Sul, com 52.665; Centro Oeste, com 37.730 e Norte, que fecha a lista com 19.290 veículos.

Composição da frota

A montadora com maior participação na frota das associadas da ABLA é a Fiat, responsável por nada menos que 26,85% dos veículos comprados pelas locadoras. Logo a seguir vem a Volkswagen, que tem 21,27% de participação na frota.

Boa de venda no mercado automotivo como um todo, a General Motors fica com só 14,4% de participação, seguida pela Renault, com 9,43%, Ford, com 7,42% e Toyota, com 1,38%. As outras montadoras e importadoras dividem os 19,24% restantes.

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Por: Amadeu Castanho Neto

Imagens e Arte: Equipe AM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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