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Copa do Mundo gera expectativa de crescimento nas vendas

 

odv-logo-copa-do-mundoSaiba como aproveitar o momento para fazer marketing e lucrar.

A Serasa Experian realizou uma pesquisa em 2010 para avaliar a perspectiva empresarial para Copa do Mundo. Foram entrevistados 936 executivos do setor do comércio em todas as regiões do país. Segundo a pesquisa, além de a maioria achar que o Brasil iria vencer o campeonato, 50% dos empresários do varejo esperavam que o faturamento de seus negócios crescesse no período.

Junto com a expectativa de crescimento veio também a atitude empreendedora e a decisão de investir em marketing. Cerca de 66% dos grandes empresários do varejo pretendiam fazer promoções para ampliar as vendas durante a Copa. As empresas do setor acreditam que os produtos mais procurados na Copa serão artigos para torcida (53%), TVs de alta definição (22%), bebidas em geral (16%), TVs convencionais (4%) e eletrônicos (1%).

O Brasil não foi campeão em 2010, mas as ações de marketing realizadas pelo comércio varejista deram bastante retorno, por isso conheça algumas ideias para aproveitar o momento, e como a Copa este ano será no Brasil, porque não aproveitar também a visita dos turistas.

Nos dias que antecedem a Copa do Mundo, é difícil pensar em outra coisa: tudo gira em torno desse tema. E a melhor solução para uma empresa não ser deixada de lado pelo consumidor é entrar na onda do futebol. Mas como fazer isso sem perder a identidade, afinal a sua loja vende acessórios automotivos e não os itens mais procurados neste momento.

Separamos alguns exemplos de empresas bem-sucedidas e algumas delas totalmente fora do âmbito do futebol que investiram em ações de marketing para aproveitar o período:

SEARA

pdv-searaEm 2010, quando a Copa ocorreu na àfrica do Sul, a Seara lançou um comercial que criou uma enorme repercussão. O vídeo mostra ninguém menos que Robinho, Neymar e Ganso, usando camisetas e brincando com bolas personalizadas da marca.

Para a Copa no Brasil, a empresa promete fazer um sucesso ainda maior, atuando em diversas frentes para promover a marca e aumentar as vendas.
Todas as ações da empresa no esporte são cuidadosamente planejadas. O patrocínio da seleção foi consequência da necessidade de aparecer mais no exterior, já que agora a empresa está focada em exportar seus produtos.
Mas isso não impediu que a empresa aproveitasse para promover suas vendas internamente, e já começou a personalizar bolsas para seus produtos, buscando incentivar o cliente final no momento da compra.

CENTAURO

pdv-centauroA Centauro atualmente é a maior varejista de artigos esportivos da America Latina. Só por conta disso já faz total sentido investirem pesado na Copa do Mundo, imagine agora que o evento será no Brasil.
No total a empresa destinou R$ 100 milhões para divulgações e ações relacionadas à aCopa do Mundo.

A campanha vai envolver TV, mídia impressa, internet e uma série de ativações e ações promocionais nas lojas físicas e online. Para esta última, o uso de produtos e brindes personalizados tem mostrado um ótimo resultado.

WISE UP

pdv-wise-upA Wise Up atualmente é uma das maiores redes de ensino de idiomas, e com um evento internacional deste tamanho, o inglês vai tornar-se a língua oficial da Copa do Mundo.

Além de criar diversos cursos com foco na Copa do Mundo (como o aprenda inglês até 2014), a empresa será responsável pela seleção dos voluntários que desejam trabalhar na copa do mundo.
E claro, brindes personalizados também fazem parte da estratégia da empresa para aumentar a participação dos alunos nos cursos.

 

HYUNDAI

pdv-hyundaiA Hyundai também aproveita o momento e como patrocinadora oficial do evento será a responsável pelo transporte do comitê organizador, entre outras ações. De acordo com a diretora de Marketing da Hyundai do Brasil, Laura Pinheiro Formentin, a Hyundai Motor Company enxerga o transporte como peça fundamental para a realização do evento internacional.

Laura explica que a Hyundai vê o patrocínio de futebol como um elemento central da sua estratégia de marketing e como uma forma essencial de se comunicar e se conectar emocionalmente com os torcedores.

Por: Denise Andrade

Foto: Divulgação

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