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Lamborghini Terzo Millennio: Uma visão de futuro dos superesportivos

Lamborghini Terzo Millennio dá uma ideia de como poderão ser os superesportivos no futuro

Lamborghini Terzo Millennio dá uma ideia de como poderão ser os superesportivos no futuro

Como vão ser os carros que serão os objetos de desejo daqui a alguns anos? Fabricante de supermáquinas que fazem entusiastas de todo o mundo babar, a Automobili Lamborghini se juntou a dois laboratórios do afamado MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts para criar um modelo conceitual marcante.

Batizado de Lamborghini Terzo Millennio, o concept transforma em realidade palpável as teorias sobre design e tecnologia do amanhã, sem abrir mão do visual agressivo típico dos modelos da Lamborghini e ainda prometendo o desempenho impressionante que se espera de um superesportivo italiano.

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Segundo a fábrica de Sant’Agata Bolognese, o objetivo tecnológico do projeto é desenvolver cinco dimensões diferentes do que se imagina que venha a ser um carro de desempenho esportivo de ponta no futuro: sistemas de armazenamento de energia, materiais inovadores, sistema de propulsão, design visionário e emoção.

Numa iniciativa arrojada, as duas primeiras dimensões foram concebidas em conjunto com os dois laboratórios do Massachusetts Institute of Technology: o “Dinca Research Lab”, liderado pelo Professor Mircea Dinca, do Departamento de Química e o “Grupo de Mechanosíntese”, liderado pelo Professor Anastasios John Hart, do Departamento de Engenharia Mecânica.

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A parceria foi financiada substancialmente pela Automobili Lamborghini e tem como objetivo levar a uma inovação radical na tecnologia de sistemas de armazenamento de energia e na ciência dos materiais.

Armazenamento de energia e materiais inovadores

A Lamborghini optou por uma abordagem diferente para o armazenamento de energia no Terzo Millennio, apostando no potencial dos supercapacitores de baixa tensão, como no V12 Aventador
A colaboração com o MIT busca superar os limites tecnológicos atuais, aproveitando o alto poder, o comportamento simétrico e o longo ciclo de vida relacionados aos supercapacitores.

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Para apoiar esta revolução nos sistemas de armazenamento de energia, os materiais e suas funções também precisam mudar. Por isso, o MIT vai investigar como o uso da fibra de carbono da carroçaria para armazenar energia, permitindo que ela seja usada como se fosse uma grande bateria.

Além disso, o projeto pretende dar à fibra de carbono da estrutura e da carroceria a capacidade de detectar rachaduras e danos causados por acidentes, induzindo um processo de auto-reparação através de microcanais preenchidos com quimioterapia de cura.Lamborghini-terzo-6

Acompanhando a tendência atual de desenvolver veículos elétricos, o Terzo Millennio usa quatro motores elétricos integrados a cada roda, o que permite oferecer tração nas quatro rodas e libera os designers da Lamborghini para desenvolverem uma nova arquitetura, totalmente focada ao aperfeiçoamento do fluxo de ar.

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Para domar o concept, o motorista conta com um cockpit virtual que permite que, antes de percorrer uma estrada ou circuito de corrida, ele fazer isso virtualmente, como num bom videogame, com a assistência de um especialista virtual. Parece divertido, não?

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Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

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