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McLaren 600LT

O objetivo desse carro é velocidade, e para isso, a McLaren não economizou esforços.

O objetivo desse carro é velocidade, e para isso, a McLaren não economizou esforços.

Chega ao mercado o McLaren 600LT. O modelo é inspirado no renomado McLaren 675LT, seu icônico predecessor de corridas “Longtail”. O McLaren 600LT foi construído para se destacar tanto em estradas quanto em circuitos de corrida. O objetivo do carro é velocidade, para isso, a marca britânica não economizou esforços em tecnologia e inovação, para transformar o seu novo modelo, em um dos mais rápidos do mundo.

As novas rodas Ultra-Lightweight são as mais leves já equipadas a uma série de esportes.

As novas rodas Ultra-Lightweight são as mais leves já equipadas a uma série de esportes.

“O McLaren 600LT é apenas o quarto McLaren ‘Longtail’ em mais de duas décadas. O McLaren F1 GTR ‘Longtail’ que começou a linhagem foi um dos mais puros carros de corrida da história do automobilismo moderno. O 675LT ressuscitou o nome reverenciado, criando a mais pura destilação do puro prazer de dirigir incorporado em todos os carros da McLaren. Agora estamos ampliando ainda mais nossa família LT – embora em números limitados – e mais uma vez demonstrando o espírito da aerodinâmica otimizada, maior potência, peso reduzido, dinâmica focada nas pistas e melhor engajamento do motorista, que são as marcas de um ‘Longtail’ da McLaren”, resume Mike Flewitt, chefe executivo da McLaren Automotive.

Os escapamentos de saída superior contribuem ainda mais com uma redução de peso.

Os escapamentos de saída superior contribuem ainda mais com uma redução de peso.

Construído usando o chassi monocoque de fibra de carbono leve pelo qual a McLaren á é conhecida, o 600LT se beneficia ainda mais da nova carroceria de fibra de carbono que reduz o peso do veículo e otimiza o desempenho aerodinâmico. Exaustores exclusivos de saída superior garantem que o novo modelo LT tenha uma aparência estética distinta que o identifica como algo particularmente especial, além de oferecer uma economia substancial de peso e uma incrível experiência auditiva.

O interior minimalista e focado em pista tem os Assentos de Corrida de Fibra de Carbono vistos pela primeira vez no McLaren P1, e o material de acabamento alcântara leve apresenta extensivamente. Assentos de fibra de carbono super leve desenvolvidos para a McLaren Senna estão disponíveis no lugar dos assentos padrão se os clientes estiverem procurando por mais economia de peso.

A curvatura da asa traseira foi ajustada para aumentar a força descendente

A curvatura da asa traseira foi ajustada para aumentar a força descendente

Para fornecer o desempenho extremo apropriado para um LT, o McLaren 600LT é alimentado por um motor V8 biturbo de 3,8 litros que se beneficia de um sistema de refrigeração aprimorado e redução da pressão de retorno em um sistema de escape ainda mais curto e mais extremo do McLaren Senna. A potência de pico é de 592bhp, com torque máximo de 457lb ft e a relação potência-peso do McLaren 600LT com o peso seco mais leve é de impressionantes 474bhp / ton.

O volume do novo McLaren LT será estritamente limitado. A produção do 600LT terá início em outubro de 2018 e durará cerca de 12 meses, com vagas de construção programadas em torno dos modelos Sports e Super Series existentes, bem como as vendidas Senna, Senna GTR e BP23.

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Características:

n Maior potência, peso reduzido, aerodinâmica otimizada, engajamento absoluto do motorista, dinâmica focada na pista e disponibilidade limitada – todos os verdadeiros traços McLaren ‘Longtail’ (LT) no espírito do McLaren F1 GTR ‘Longtail’ e McLaren 675LT Coupé e Spider.
n 600LT apenas o quarto McLaren a ter o nome ‘Longtail’.
n 211,6 lbs mais leve que o comparável McLaren 570S Coupé (peso de calçada DIN) com um peso seco mais leve de apenas 2.749,2 lbs; quase um quarto das partes mudou.
n 592bhp e 457lb ft de motor V8 twin-turbo de 3.8 litros; relação potência / peso com peso seco mais leve de 474 bhp / ton.
n Pneus Pirelli P Zero TM Trofeo R feitos sob medida, projetados para dinâmica focada na pista e melhor engajamento do motorista.
n Corpo mais longo do que outros modelos da série Sports da 2.9in com nova carroçaria de fibra de carbono – incluindo novo divisor dianteiro, soleiras laterais, difusor estendido e asa traseira fixa – para menor peso e maior força descendente.
n O exclusivo sistema de escape com tubos de saída superior proporciona uma economia de peso substancial e uma aparência estética distinta.
n A cabine com foco em pista apresenta o uso extensivo de Assentos de Corrida de Fibra de Carbono Alcantara® e leves, vistos pela primeira vez no McLaren P1 ™.
n Volume de produção estritamente limitado, todo montado à mão no Centro de Produção McLaren em Woking, Surrey, Inglaterra.

Os assentos são de corrida, feitos com fibra de carbono. E para reduzir ainda mais o peso, o 600LT utiliza amplamente o Alcantara leve em toda a cabine

Os assentos são de corrida, feitos com fibra de carbono. E para reduzir ainda mais o peso, o 600LT utiliza amplamente o Alcantara leve em toda a cabine

Sobre a McLaren

A McLaren é também, uma das mais famosas escuderias da F1. Com um histórico repleto de conquistas, a marca britânica tem nos brasileiros, alguns de seus maiores campeões. Seu fundador foi Bruce Mclaren, que durante a infância sofreu da Doença de Perthe, e fez com que sua perna direita fosse 5 centímetros maior que a esquerda. Mesmo assim, tornou-se piloto da F1 entre 1959 e 1970. Em 1970, Bruce faleceu durante uma corrida de teste com uma McLaren M8D no Circuito de Goodwood.

As décadas de 80 e 90 foram os momentos de ouro da escuderia. Conquistando o campeonato por nove vezes, com quatro pilotos diferentes. Ao todo, são 20 campeonatos mundiais e mais de 180 corridas ganhas. Atualmente, a empresa vive uma seca de títulos, tendo conquistado o último em 2008 com o inglês Lewis Hamilton, na última volta do GP de Interlagos.

Era Senna x Prost

Fui sob duas McLarens que a F1 assistiu um dos momentos mais marcantes de sua história. O GP de Suzuka, que acabou sendo eternizado pela disputa entre o francês Alain Prost e o brasileiro Ayrton Senna, disputa essa, que decidiria o título da temporada de 1989. Prost acabou sendo campeão, título esse, cercado de polêmicas e confusões.

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Ayrton Senna se eternizou sob um McLaren. Os três títulos mundiais do brasileiro foram conquistados com a marca, 1998, 1990 e 1991. Sob as cores da escuderia britânica, o outro brasileiro a ser campeão mundial foi Emerson Fittipaldi, em 1974.

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Texto: Matheus Oliveira
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos
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