Home / Revista / Edição do Mês / Destaques da Edição do Mês / Mídia Impressa X Mídia Digital, opções que se complementam

Mídia Impressa X Mídia Digital, opções que se complementam

Mídia impressa ou mídia digita, qual é a melhor?

Especialistas confirmam que é preciso dar importância às diversas mídias – elas são complementares, afirmam.

Depois de muitos debates e de uma enxurrada de informações dizendo que enfim entramos na “era digital”, tornou-se fundamental uma análise mais detalhada da importância que cada mídia tem no meio corporativo e qual delas é mais adequada para divulgar os produtos e serviços da sua empresa. Qual mídia escolher para divulgar, fazer aparecer, atrair e conquistar quem vê.

A tecnologia hoje está cada vez mais presente na vida das pessoas, seja de maneira pessoal ou profissional. O acesso à informação de maneira eletrônica, através do que chamamos de novas mídias, como a Internet, as TVs por assinatura, os painéis digitais, podem ser considerados um meio fácil, rápido e, digamos, acessível a uma grande parte da população.

Mas a mídia impressa, através de jornais, revistas, cartões, convites, malas-diretas, folders, entre outros, continua eficiente como forma de atingir o público em massa. Por isso a qualidade da mídia impressa é tão importante e deve ser valorizada para que o produto não se torne algo rapidamente descartável.

Quando as novas mídias começaram a aparecer e, depois, a se popularizar, pensou-se que seria o fim da mídia impressa. Mas ela tem uma proximidade tão grande com o público, que ela continua presente. E podemos dizer até que as novas mídias ajudaram ainda mais o impresso a ter qualidade, melhor acabamento, mais criatividade e maior consistência no que é divulgado. Portanto, se bem utilizada, ela pode trazer rapidamente ótimos resultados para quem anuncia ou divulga.

A Internet abriu um espaço importante e fundamental no marketing e na publicidade de muitas empresas, pela proximidade que o usuário tem da empresa através de sites e redes sociais, mas o impresso ainda tem um papel fundamental na decisão de comprar ou não comprar aquele produto ou serviço. A mídia impressa bem feita prende mais a atenção do leitor.

“Pesquisas recentes mostram que a mídia tradicional pode ser mais engajadora, e que leitores tendem a registrar melhor a informação veiculada em revistas e jornais impressos do que a partir de conteúdo on-line e móvel.” – Martin Sorell – WPP

Com um bom planejamento e com criatividade, você pode escolher qual melhor maneira para ganhar o máximo de cobertura necessária e trazer o melhor resultado para empresa. Segundo grandes publicitários não houve substituição, mas uma adição dos meios disponíveis: a área digital oferece mobilidade, interatividade, capacidade de mensuração dos resultados, enquanto a comunicação impressa tem grande poder de segmentação e atinge uma faixa etária importante no que se refere ao poder aquisitivo.

As vantagens do impresso ainda são muitas: como a riqueza de formatos, materiais e texturas, as cores vibrantes e as definições de imagens são recursos que ajudam a fixar na mente do consumidor o produto desejado.

Para certos tipos de comunicação, como embalagens, convites, materiais promocionais de ponto de venda, entre outros, é imprescindível que sejam impressos.

Segundo Martin Sorrell, fundador e presidente da WPP, maior empresa de publicidade do mundo, as empresas devem repensar a estratégia de deslocar aportes da mídia impressa para os canais on-line. “Os veículos tradicionais de mídia impressa são mais poderosos do que as pessoas vêm pensando”, afirmou Sorrell e completou:

Pesquisas recentes mostram que a mídia tradicional pode ser mais engajadora, e que leitores tendem a registrar melhor a informação veiculada em revistas e jornais impressos do que a partir de conteúdo on-line e móvel”.

Para especialistas como Sorrel é importante analisar que sim, o mundo deve se preocupar com o negócio digital, afinal ele veio para ficar, mas ainda não há comprovação de seus resultados.

Já a mídia tradicional é comprovadamente eficaz, além de trazer segurança e credibilidade ao conteúdo veiculado.

Mídia impressa ou mídia digita, qual é a melhor?

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo