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Pesquisa revela o que o consumidor pensa sobre acessórios

No final do ano passado a Bosch divulgou o resultado de uma pesquisa realizada com consumidores brasileiros para conhecer melhor os seus acessórios preferidos e entender a importância dos sistemas de assistência de estacionamento.

A pesquisa da empresa foi feita online, abrangendo 300 consumidores e tendo como público-alvo homens e mulheres maiores de 18 anos que possuem veículo equipado com algum tipo de sensor de estacionamento ou câmera de ré. Embora a empresa forneça apenas produtos OEM (equipamentos originais para montadoras) e a pesquisa tenha sido feito levando isso em consideração, os resultados obtidos contêm informações que podem ser interessantes para empresas que produzem, distribuem, vendem e instalam esses tipos de acessórios. Um dos resultados mais interessantes da pesquisa foi o obtido ao perguntar aos consumidores quais seriam os acessórios que eles priorizariam para instalar em seus veículos, caso não viessem instalados de fábrica.

Quais são as prioridades para os consumidores?

Embora a pesquisa fosse focada em acessórios usados para estacionar, as respostas dadas pelos participantes dão uma boa ideia do que vai na mente do público consumidor e podem servir como indicação para lojistas e distribuidores na hora de pensar no estoque.

O produto mais votado foi a câmera de ré, que obteve 17% do total das respostas. Em segundo lugar ficou o sensor de estacionamento traseiro ficou, que somou 16%. A seguir, os consumidores colocaram dois outros acessórios que não estão relacionados com o ato de estacionar um veículo, o GPS e a central multimídia com DVD. Curiosamente, além disso, esses dois produtos ainda empataram no total de respostas, obtendo 12% cada um.

O quarto acessório mais votado foi o sensor de estacionamento dianteiro, que somou 10% do total de respostas. Completando a lista dos 10 acessórios mais lembrados pelos consumidores, aparecem seis outros produtos que não têm nada a ver com o ato de estacionar.

Em quinto lugar aparecem os bancos de couro, preferidos por 8% dos participantes. Os faróis de milha ficaram com a sexta posição e foram a opção de 7% dos consumidores. Em sétimo lugar entre os acessórios mais votados aparecem os “parafusos antifurto das rodas”, que também foram votados por 7% dos participantes.

A relação dos 10 acessórios preferidos pelos consumidores, conforme a pesquisa realizada pela Bosch, é completada por “faróis xenon”, preferidos por 5% dos entrevistados, pelo “kit de rodas com aro maior”, que somou 3% dos votos e – surpresa! – o aerofólio, herança do século passado que, mesmo assim, abiscoitou 2% dos votos.

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Acessórios importantes ao estacionar

Quando questionados quais os equipamentos consideravam importantes no momento de estacionar seus veículos, a pesquisa apontou a câmera de ré e o sensor de estacionamento traseiro com aviso sonoro como os dois acessórios mais lembrados pelos participantes.

Outros acessórios que também lembrados pelos consumidores foram espelhos retrovisores externos, sensor de estacionamento com display que informa a distância em metros, espelho retrovisor com “tilt down”, sensor de estacionamento com imagem gráfica, espelho retrovisor interno e, por último, o sistema de estacionamento semiautomático.

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Câmera de ré é a preferida

Caso tivessem de escolher só um acessório para ajudá-los a estacionar, a maior parte dos consumidores entrevistados escolheria a câmera de ré em função dela oferecer a possibilidade de visualizar a traseira do veículo no momento de estacionar. Ela ficou com a pole-position, conquistando 36% dos votos.

Em segundo lugar nesse quesito ficou o sensor de estacionamento com imagem e som, que foi o preferido de outros 31% dos participantes. Mais modestos, 13% dos consumidores responderam que se contentariam apenas com um sensor de estacionamento com aviso sonoro.

Vale notar que 19% dos motoristas que participaram da pesquisa, quase 1/5 do total, declararam que precisam de um desses três itens, mas não conseguiam responder qual, o que certamente significa que faltam esclarecimentos para o consumidor final, que poderiam ser solucionados com mais publicidade e treinamento para os vendedores de lojas especializadas em acessórios e concessionárias autorizadas. A pesquisa também apontou que, mesmo junto aos usuários que têm mais de um sistema instalado, a câmera de ré é a mais utilizada no momento de manobrar.

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Entre as vantagens oferecidas pelas diversas opções de sistemas de assistência de estacionamento, a Bosch destaca que além de proporcionar mais conforto no momento de estacionar, eles trazem mais segurança aos usuários, especialmente para aqueles que têm crianças, idosos ou animais em casa, pois esses acessórios alertam o motorista caso tenha alguém ou algum objeto atrás do veículo no momento da manobra.

Oportunidades para melhoria

Um dos objetivos da pesquisa realizada pela Bosch foi identificar qual o percentual de sistemas de estacionamento que já vieram instalados nos veículos de fábrica e quais foram instalados no pós-vendas (concessionária ou lojas especializadas em acessórios.

A parte majoritária das respostas indicou que acessórios que auxiliam a estacionar os veículos já são instalados pelas próprias montadoras. Mais de 70% dos consumidores que participaram da pesquisa informaram que a câmera e o sensor de ré já vieram instalados de fábrica, enquanto que no caso do sensor de estacionamento dianteiro, a instalação como item original de fábrica atinge 89%.

De acordo com os participantes, as concessionárias autorizadas foram o local mais procurado para instalação dos equipamentos de assistência de estacionamento após a compra do veículo. Ainda assim, 30% dos entrevistados informaram que precisaram voltar às concessionárias por causa de problemas como imagem ruim, mal funcionamento ou até mesmo por falta de confiança na instalação.

Muitos dos consumidores responderam estar insatisfeitos com os sensores dianteiro e traseiro em função de som irritante ou muito alto e reconhecimento incorreto ou de não reconhecimento de obstáculos. As reclamações em relação às câmeras de ré, as queixas estão relacionadas à imagem ruim à noite, falta de nitidez, atualização lenta e ângulo de visão insuficiente. A pesquisa ainda permitiu identificar que 23% dos entrevistados já haviam sofrido um acidente relacionado ao mau funcionamento da câmera ou do sensor de ré. Existe, portanto, muitas oportunidades para melhorar produtos e instalação, sem mencionar a melhor informação dos consumidores.

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Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

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