Home / Destaques / Petersen Automotive Museum: Apaixonante até para quem não curte carros

Petersen Automotive Museum: Apaixonante até para quem não curte carros

Com uma sede cujo projeto arrojado chama a atenção de longe, o Petersen abriga uma extensa coleção de veículos.

Com uma sede cujo projeto arrojado chama a atenção de longe, o Petersen abriga uma extensa coleção de veículos.

Alguns dos melhores museus do mundo ficam nos Estados Unidos. Quem curte carros está muito bem servido neste aspecto, com diversos museus com coleções excepcionais. Entre todas as opções, o Petersen Automotive Museum, em Los Angeles, é aquele que não se pode deixar de visitar. Um verdadeiro museu de arte, na verdade.

Com uma sede cujo projeto arrojado chama a atenção de longe, o Petersen abriga uma extensa coleção de veículos de passeio e competição, exposta em três andares de uma maneira moderna, didática e interessante que faz que até quem não curte carros se apaixone. Os exemplares do extenso acervo, todos em perfeito estado, são tantos que precisam ser expostos em rodízio, mas isso não deve incomodar o visitante, que sempre vai encontrar grande número de modelos relevantes para a indústria automotiva.

São automóveis de passeio e de competição, motos e caminhões que vão desde um raríssimo exemplar do Benz Patent Motorwagen, fabricado em 1886, que foi o primeiro produto daquela que viria a ser a Mercedes-Benz, até modelos modernos de propulsão alternativa.

Marcas como Bugatti e Ferrari, além das americanas, têm grande destaque, com coleções extensas e variadas. Além disso, como a Califórnia é a terra dos Hot Rods e dos veículos customizados, diversos exemplares também fazem parte da coleção.

Como Hollywood, um dos bairros de Los Angeles, é o centro da indústria cinematográfica mundial, a coleção também abrange muitos modelos usados em filmes e séries de tevê, como o De Lorean do clássico De Volta Para o Futuro; a Ferrari 308 dirigida por Tom Selleck na série Magnum, o Mach 5 de Speed Racer e o Ford Thunderbird de Thelma e Louise, bem como o Fusquinha Herbie e os Batmobiles e motos dos filmes da franquia Batman.

Além dos modelos do acervo permanente, o Petersen realiza diversas exposições temáticas temporárias, como a Vendo Vermelho: 70 anos de Ferrari; a Made in Italy; a De 100 a 220: a perseguição da Jaguar à velocidade e a Harley X Indian, entre outras. São sempre várias ao mesmo tempo e sempre de altíssimo nível.

Quem vai com crianças não precisa se preocupar. Elas contam com espaços criados especialmente para elas, como o Cars Mechanical Institute, onde podem se familiarizar com conceitos de projetos de automóveis, além de conhecer reproduções do Relâmpago McQueen e outros modelos dos desenhos da série. Os fãs de games ainda podem se divertir nos simuladores do Forza Racing Experience.

Em resumo, é um programa imperdível para quem vai à Califórnia e curte automóveis, mas que vai deixar apaixonado mesmo quem não curte.

FAcebook-Revista-Curta
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo