Home / Revista / Edições Anteriores / Renault Duster, particularidades da instalação

Renault Duster, particularidades da instalação

instalacao-renault-duster-72

Este SUV vem cada vez mais ganhando força no nosso mercado automobilístico, por isso o escolhemos para comentar alguns pontos importantes de como proceder com a instalação em seu sistema de automação de vidros, alarmes e iluminação frontal.

Automação de vidros elétricos

A instalação deste sistema, no Renault Duster, é bem simples, porém cheia de pegadinhas que causam várias dores de cabeça a você instalador. Então vamos desvendar este mito parte-a-parte com cores de fio e posicionamento dos mesmos.

Primeiramente desmonte com cuidado a porta dianteira esquerda (motorista). Lá vamos encontrar os conectores de comando dos vidros, a subida é feita fio a fio e a grande pegadinha é o modo de temporizá-la. De resto é um carro com sistema de vidros comuns, observe conector azul e branco.

Cores dos fios de subida
Conector azul
– Marrom – dianteiro esquerdo
(motorista)
– Verde – dianteiro direito (carona)
– Amarelo – grosso pós-chave
Conector branco
– Bege – traseiro esquerdo
– Marrom – traseiro direito
– Amarelo – grosso pós-chave
Observe agora que, tanto no conector azul quanto no branco, existe o fio amarelo de pós-chave. O que fazer? Interrompa ambos e una cada um dos dois do lado pós-chave que vem do carro – sinal positivo facilmente localizado com um multímetro e depois una os outros dois que são os lados dos botões que devem ser temporizados.

Simples assim, mas isto significa meio caminho andado. Depois de temporizado faça as ligações dos fios de subida de cada vidro como informado acima nos conectores azul e branco. Lembrando sempre de respeitar a ligação lado sinal (botão) e lado sinal (motor), a inversão de um destes sinais ocasiona a queima imediata do módulo de subida. Procedimento muito comum reportado pelas fabricantes de módulos de automação.

VEJA TAMBÉM
Instalação: Veja quanto custa para equipar um carro PCD

Neste sistema o sinal de polaridade do módulo deve ser ligado ao negativo, facilmente encontrado nos conectores azul e branco na cor de fio preto, ou seja, os vidros descansam em positivo, também deve ser utilizado um multímetro para averiguação destes sinais, feito isto feche o chicote com espuma anti ruído e lacre com um selo de sua empresa para maior segurança de não ser violado.

O próximo passo é passar o fio para dentro da coluna do veículo pelo passador original. Este procedimento é bem tranquilo: leve dois fios um 0,50 mm para interligar no sinal de sete, que a em nossa opinião é o correto. Este sinal o instalador pode encontrar no chicote da passadeira – lado do motorista.

Abra a fita protetora do chicote e localize o fio CZ/BR (cinza e branco) com o alerta ligado e o auxílio de um multímetro -não utilizamos sinal de travamento, achamos muito inconveniente para o usuário – e um 2,5 mm para alimentação do módulo. Utilizamos esta bitola, pois este veículo tem um grande consumo de corrente na subida e na falta de corrente o módulo interrompe a subida imediatamente.

Outro detalhe nesta ligação é a alimentação do módulo de subida, que deve ser ligado sempre no pé da bateria junto ao porta-fusível para garantir a integridade do sistema, em caso de curto e também para manter a garantia do veículo, caso o mesmo tenha garantia de fábrica. Veja foto abaixo:

Feito isto basta plugar o módulo de subida e programá-lo. Este sistema se aplica a todos os modelos de Renault Duster sem exceções.

Sistema de alarme

Primeiramente devemos verificar se o veículo já vem equipado com alarme perimétrico de fábrica, ou seja, dispositivo que dispara a buzina quando a porta é aberta, este sistema não possui sensor de movimento de fábrica (ultrassom).

VEJA TAMBÉM
Instalação: DVD 2-Din Honda Fit

Depois de efetuado esta verificação e detectado que o veículo possui este dispositivo devemos utilizar um alarme tipo SUS (sistema universal sensorizado), que é acionado via gravação de pulso de seta pelo chaveador original carro. Este dispositivo dispara o alarme perimétrico via interruptor de porta quando detectado movimento no interior do veículo via cápsulas de ultrassom, este SUS geralmente é aplicado nas versões intermediária e completa do veículo.

Nas versões de entrada, caso não se verifique a existência do dispositivo perimétrico citado acima, mas o carro possua chavedor eletrônico podemos instalar um alarme do tipo Keyless com sirene, este sistema é bem conhecido por todos os instaladores de acessórios.

Fios do alarme
-Setas BR/CZ
-Terra carcaça do veículo
-Alimentação interligue no fio 2,5mm
da subida junto ao porta fusível da
bateria
-Interruptor de porta BR/MR fio fino.
-Todos os fios acima se encontram no
chicote da coluna esquerda.
-Pós-chave amarelo e tomada branca ao
lado do puxador de capô.

instalacao-renault-duster-72-2

Sistema de iluminação frontal

Farol baixo H7
Farol alto H1
Farol de milha H11
Lanterna pingão
Com nenhuma das lâmpadas acima é necessário o uso de canceler

FAcebook-Revista-Curta

STOP-CAR-BILA-INSTALAÇÃO STOP-CAR-SERGINHO-INSTALAÇÃO

Serginho e Bila são da loja Stop Car Áudio Design, em São Paulo. Projetistas de som e formados em eletroeletrônica embarcada, foram recordistas brasileiros de SPL em 2006 em campeonatos de som automotivo.

 

ATENÇÃO! Conteúdo exclusivo para instaladores profissionais!

 

24 comentários

  1. Mauro Anderson Gonçalves de Melo

    Sr, saudações.
    Li o artigo sobre o Alarme e vidro do Duster, pois estou pesquisando alguma solução para um problema que a Renault não quer solucionar (ao meu ver).

    O fato é que eu tenho um duster 4wd 2014 e perdir a chave principal, aquela que vem com acionamento da tranca e alarme originais. A chave reserva não contem controle. Eu já acho o alarme de fábrica muito limitado, mas somos obrigados a não instalar outro pois tenho 3 anos de garantia e se cortar ou mudar a originalidade do carro, a culpa será da instalação, concorda? O que fazer para termos mais tecnologia sem perder a garantia do veículo. Existe alguma solução do tipo plug and play, sem cortes para duster, o qual posso instalar sem problema com a renault. Grande abraço.

    • Serginho e Bila Consultores

      Caro amigo aconselhamos a você refazer uma chave igual a que perdeu. Vamos explicar o porquê… Primeiro você terá que fazer de qualquer jeito quando for vender o veiculo pois esta chave faz parte do seu código do carro e o segundo segue dentro da garantia de fabrica. Quanto a limitação do alarme isto é muito simples de se resolver com o acoplamento de um sistema de ultra-som ao sistema original como citamos em nossa matéria, lógico que esta instalação deve ser feita em uma loja conceituada não pelo tamanho mas sim pela competência, lembre disto, levando em conta isto pode fazer todo o tipo de instalação fora da concessionária que você não vai ter problema exemplo estas que citou plug-in-play facilmente encontradas nas melhores lojas do segmento. Atenciosamente Serginho e Bila Stop car áudio design …

      • Mauro Anderson Gonçalves de Melo

        Amigos da Revista Automotivo, saudações.

        Agradeço a atenção e deixo meus elogios quanto à qualidade informativa do site.

        A pergunta que me surgiu foi: Onde devo instalar tal dispositivo aqui em Niterói ou proximidade. Grande abraço

        • Serginho e Bila Consultores

          Mauro, usamos aqui a linha FKS, aconselho que o você entre no site deles e ligue no sac para que a empresa possa lhe indicar uma loja mais próxima de você aí no RJ. Abraço!

    • Companheiro, se você morar no Rio de Janeiro, se dirija ao Carrefour da Barra da Tijuca, lá tem um chaveiro que tem a chave original da Renault, e acredito que esteja pouco mais que R$ 400,00 (preço que vi já faz um ano e pouco, na época tinha um Sandero), o resto acredito ser configuração para a frequência do alarme. Boa sorte.

  2. rafael odrigo santos

    para fazer a subida com o sinal da seta preciso colocar um rele para inverter o sinal (modulo pw42 l sofl)

    • Serginho e Bila Consultores

      Rafael, te aconselho consultar o suporte do fabricante do modulo para maiores esclarecimentos do equipamento.

  3. Daniel Perez

    boa noite, vcs fazem ou indica alguem para a instalação do kit aventura na Duster?

  4. Marcelo Muniz

    Este esquema de ligaçao serve tambem para o Sandero? No meu caso 13/14. Com uma pequena diferença: sinal seta na passadeira fio roxo/branco.

    • Serginho e Bila Consultores

      Olá, Marcelo. Se seu carro tiver quatro vidros elétricos igual ao da matéria, sim, pois a plataforma elétrica do Duster e Sandero são as mesmas.

  5. Paula Chaves

    Boa noite, tenho um Sandero 2013/2014 e comprei o som original, porem não encontro nenhum local onde possa ser instalado, uns cobram um absurdo, outros falam que tem q desmontar o painel todo, outros dizem q não, estou com medo de levar em algum lugar que vai me cobrar caro e não fará o serviço correto. Podem me ajudar?

    • Serginho e Bila Consultores

      Paula, o que a Sra chama de absurdo? E qual é o modelo do seu equipamento e é na caixa? Aguardo seu retorno para melhor encaminhamento.

  6. Antonio Ferreira

    Boa tarde, preciso de uma ajudinha, o meu renault duster novo, tem um problema. O som desliga sozinho depois de alguns minutos. Mesmo em andamento. Alguma suguestão? Obrigado

    • Serginho e Bila Consultores

      Procure um concessionário. Isto me parece placa do aparelho.

      • Carlos Mattos

        Bom dia,
        Este problema de o radio desligar sozinho mesmo em funcionamento do veiculo aconteceu com meu duster 2013, antes ligava com o acionamento da chave na ignição e desligava junto. Agora não realiza esta função e desliga sozinho.

        • Serginho e Bila Consultores

          Carlos, seu radio é original Renault? Se for e não tiver havido nenhum tipo de violação pós-fabrica, é só procurar uma concessionária para questionar sua garantia, pois se nada foi violado na fiação, pode ser um defeito do radio, ou, ainda mais grave, do próprio sistema elétrico.

  7. Na Duster 2015 é possível fazer a instalação do módulo pronnect440 da pósitron? Tem que alterar o fio do pós chave também? E os fios VM/BR vai no positivo ou no negativo?

  8. Djair Cabral

    Olá equipe, bom dia.
    Alguém poderia me informar ou indicar aonde eu posso colocar os botões do meu renault sandero para acender?
    Ele já vem de fábrica sem as luzes.

    Att.:

    Djair Cabral

    • Serginho e Bila Consultores

      Djair, infelizmente esse é um erro mesmo. Infelizmente, ainda não temos para substituição de um conjunto com iluminação interna. Uma pena, com certeza.

    • Serginho e Bila Consultores

      Djair, concordo com você que faz muita falta, mas infelizmente não existe um botão com iluminação.

  9. Arthur Rangel Santos

    Bom dia, quando comprei a Duster 2017 gostei muito da luz diurna, só que descobri que a noite ela não desliga. Alguma vezes saio de madrugada para buscar a minha filha em saída de festa, fico dentro do carro para esperar e desligo os faróis mas a luz diurna não apaga o que me traz insegurança, gastaria de saber se tem algum jeito de desligar também a luz diurna.

  10. Boa noite alguem poderia me ajuda comprei um dos ter 2016 e quando eu desligo ele trancou ele começa fazer um alerta de 10 em 10 minutos ele toca um bip verifiquei porta mala os vidros as portas e o capo tudo bem fechado mas continua alguém pode me dizer o que pode ser ?

  11. preciso de ajuda tenho um duster 2013, que ao desliga a bateria perdeu a frequência do controle remoto das travas eu preciso habilitar e não sei o procedimento.

  12. Geovani Jose de Aguair

    Boa tarde, tudo bem ?
    Parabéns pela matéria, muito boa, tenho uma Duster Dynamic 1.6 16v 2015, apenas gostaria de sabe se eu posso instalar a Luz diurna nela, vai apenas ligado na lanterna e na seta.
    Desde já muito obrigado.
    Abraços.

  13. Olá boa noite Acabei de compra uma duster 2014 techroad.minhas duvidas são essas. É comum o farol não desligar quando se desliga a chave?.e comum os vidros não subirem com um só toque.É comum os vidros não subirem quando aciono o alarme.É comum a media nave só ligar apos uns 7 minutos depois da ignição estiver ligada.É comum não reconheço o pendrive.ou tudo isso é só configuração mesmo.?

  14. Bom dia
    Meu Duster não destrava as portas traseiras ao desligar o carro tenho que sempre destravar tenho filhos e isto esta sendo um problema

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo