Home / Revista / Edições Anteriores / Saiba como argumentar na hora da venda de kit de xenon

Saiba como argumentar na hora da venda de kit de xenon

Carro com faróis que usam lâmpadas xenon

 

Você sabe quais os itens técnicos que compõe os kits xênon? Nesta edição vamos esclarecer esta questão, o que vai contribuir muito na hora da venda ao consumidor final, no caso nosso cliente.

Falaremos sobre a sigla HID e suas principais temperaturas de trabalho, medidas em Kelvin, também falaremos sobre mitos e verdades destes equipamentos cada vez mais utilizado em nossos veículos.

O que é um Kit Xenon e o que significa a sigla (HID)

É um sistema de iluminação automotiva feita a base de reatores e lâmpadas de gás Xenon. As iniciais HID são uma abreviação de “High Intensity Discharge”, ou seja, Lâmpadas de Descarga de Alta Intensidade de Tensão.

O sistema consiste no aprisionamento do gás Xenon dentro de uma lâmpada especial, que através de impulsos elétricos vindos de um reator específico, faz com que o gás se inflame e gere luminosidade de alta intensidade.

Diferença do kit xenon e as lâmpadas halógenas comuns

O kit xenon ilumina 3 vezes mais que uma lâmpada halógena, isso considerando a potência padrão de cada um deles, sendo de 55W para a lâmpada halógena, com maior consumo, e 35W para o kit xênon, em menor consumo.

Vantagem de se instalar um kit xenon

Primeiramente, a segurança, e em segundo visibilidade. O kit xenon possui uma iluminação predominantemente clara e intensa, permitindo uma condução mais segura.

O que é a temperatura da lâmpada de xenon (ex: 4300k, 6000k, 8000k, etc…)

Toda lâmpada, seja ela halógena ou xenon, emite luz de várias tonalidades de cor, as quais são medidas através da escala Kelvin ou K. O tom mais claro, semelhante à luz do dia, gira em torno de 4300k a 6.000K

  • 3500K – iluminação amarela dourada, excelente para iluminação em neblina e serração
  • 4300K – iluminação branca levemente amarelada padrão das montadoras excelente para condução em qualquer clima
  • 6000K – iluminação branca levemente azulada excelente para pisos secos e pouca névoa
  • 8000K – iluminação azulada mais efeito do que luminosidade prejudicial para condução em intempéries, ex: chuva
  • 10000K – iluminação mais azulada que o 8000K
  • 12000K – iluminação branca levemente arroxeada
VEJA TAMBÉM
Guia de aplicação de lâmpadas automotivas - Parte 2

Os kits de cores específicas como: azul, amarelo, verde, rosa, entre outras, não são permitidos para utilização em vias públicas

Qual a cor de kit xenon que mais ilumina? Quanto maior a escala K mais forte a lâmpada?

Lâmpadas automotivas xenonA numeração na escala Kelvin apenas indica a temperatura de cor, a tonalidade da iluminação, não indicando qual kit xenon é mais forte ou mais fraco. Lembrando que as cores que mais iluminam são as de 4300K a 6000K, por possuir uma iluminação branca mais pura.

Quanto mais clara a iluminação, mais lumens e maior visibilidade o kit xenon lhe proporcionará. Por exemplo: um kit xenon 8000K (2550 lumens) iluminará menos que um de 6000K (2800 lumens).

A diferença não é tão visível a olho nu, porém, em qualquer tonalidade, o kit xenon iluminará cerca de 3 vezes mais que uma lâmpada halógena comum.

 

Qual a quantidade de Lumens dos kits xenon?

  • 4300K – 3200 lumens
  • 6000K – 2800 lumens
  • 8000K – 2550 lumens
  • 10000K – 2200 lumens
  • 12000K/25000K – 2100 lumens
  • Pure Blue – 2100 lumens
  • Pink – 2100 lumens
  • Green – 2100 lumens
  • Yellow / Gold – 2100 lumens

Consumo de bateria de um kit de xenon

O kit xenon consome cerca de 35W, enquanto as lâmpadas halógenas consomem de 55W a 100W de potência. O kit xenon oferece uma iluminação mais forte, consumindo até 3 vezes menos! Mesmo assim o kit xenon chega a iluminar até 3 vezes mais.

Durabilidade do kit xenon em relação às lâmpadas halógenas comuns

Uma lâmpada halógena comum dura cerca de 300 horas de vida útil. Já as lâmpadas Xenon duram cerca de 3000 horas, ou seja, 10 vezes mais, tornando-se um excelente custo beneficio para o usuário e um excelente argumento na hora da venda!

VEJA TAMBÉM
Guia de aplicação de lâmpadas automotivas - Parte 1

Kits xenon danificam os faróis

Não. O kit xenon emite a chamada “luz fria”, ou seja, por trabalhar com consumo de apenas 35W e emitir luzes que variam do branco ao azul (e roxo), sua luminosidade é de baixa temperatura, o que não danifica os defletores e lentes dos faróis, mesmo os de acrílico (policarbonato).

Carro zero perde a garantia do fabricante se eu instalar o kit xenon?

Normalmente não se perde a garantia, porém indicamos que você contate uma loja especializada para efetuar a instalação e desde que seja toda ela plug and play respeitando assim a política do fabricante.

Instalação do kit xenon

A instalação é plug and play, através de conectores que possuem encaixes específicos, que só permitem o encaixe correto entre as conecções do sistema. Apesar da facilidade e do kit vir com manual explicando a instalação, é sempre bom contar com a ajuda de um instalador capacitado em lojas de acessórios especializadas.

Modelos disponíveis de kits xenon

  • Kit Xenon – lâmpada de um estágio, funciona apenas como um dos faróis (alto, baixo ou milha)
  • Kit Bi-Xenon Moving – lâmpada de dois estágios, funciona como farol alto e baixo

Para cada veículo tem um modelo de lâmpada, qual a diferença entre estes modelos?

Lâmpada automotiva xenonSim. Há veículos que utilizam lâmpadas de dois filamentos internos, sendo farol alto e baixo na mesma lâmpada. Outros utilizam de um filamento, utilizando uma lâmpada para farol alto e outra para baixo, separadamente. Há ainda vários modelos de encaixe e formatos. Averigue qual o modelo utilizado pelo seu carro no manual do proprietário.

Lâmpadas para farol alto e baixo bi partidas ou separadas

Em casos de lâmpadas de faróis alto e baixo independentes, caso você queira instalar apenas um kit xenon, recomendamos que o adquira para o farol baixo, pois geralmente ele fica aceso pelo menos 90% do tempo de utilização. Caso prefira, pode adquirir um kit adicional para os faróis altos e/ou ainda para os auxiliares (ou faróis de milha). Basta conferir o modelo utilizado pelo seu carro no manual do proprietário.

VEJA TAMBÉM
Canceller para xenon Volkswagen TXL03, da Tromot

Como é composto um kit xenon

O kit é composto de dois lâmpadas xenon, dois reatores, um chicote de ligação e quando bi, um relê de proteção, canceller de chaveamento, um fusível e manual de instalação. Os reatores são blindados (a prova d’água).

E se meu carro utiliza lâmpadas de 2 filamentos, como a H4, por exemplo?  Nos casos de lâmpadas de dois filamentos (farol alto e baixo na mesma lâmpada), você utilizará o kit Bi-Xenon. O kit Bi-Xenon moving acende como farol alto e baixo, assim como sua lâmpada original.

Utilização do canceler

É um aparelho que evita que o computador de bordo acuse que a lâmpada está queimada quando troca-se a lâmpada halógena original pelo kit xenon em alguns carros.

 

ATENÇÃO! Conteúdo exclusivo para instaladores profissionais!

 

Texto: Serginho e Bila

Imagens: Divulgação

Um comentário

  1. Marcio barreto

    Gostaria de comprar um kit xenon para mim, novo golf 2014. Pois viajo a noite e preciso de uma boa luminosidade

  2. Boa meu querido!! Obrigado pela aula,perfeita explicações está de parabéns

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com