Home / Veículos / Carros / Bem-vindo ao Brasil, Yaris!

Bem-vindo ao Brasil, Yaris!

O Toyota Yaris chega ao Brasil em cinco versões.

O Toyota Yaris chega ao Brasil em cinco versões.

Sucesso de vendas em diversos países do mundo, chega ao Brasil o Toyota Yaris. O carro será produzido em Sorocaba, interior de São Paulo, e deve estar disponível no começo do segundo semestre de 2018.

Disponível nas carrocerias hatch e sedã, o modelo conta com os motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i que já equipam o Etios e fazem do compacto um exemplo de conforto, dirigibilidade e economia de combustível.

O para-choque armazena os faróis de neblina de formato arredondado que são item de série desde a versão inicial.

O para-choque armazena os faróis de neblina de formato arredondado que são item de série desde a versão inicial.

Com transmissão automática CVT e manual de seis velocidades, além de uma recheada lista de itens de conveniência, tecnologia e segurança em todas as versões, como vidros e travas elétricos, controle de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa, faróis com regulagem elétrica e acendimento automático, roda de liga leve de 15” e faróis de neblina.

Para atender às necessidades dos mais diferentes perfis de clientes, o novo Yaris chega ao Brasil em cinco versões. Para o modelo hatch, são elas: XL manual e XL CVT, XL Plus Tech CVT (todas com motorização 1.3 litro), XS e XLS, estas com câmbio CVT e motor 1.5 litro.

A capacidade do porta-malas na versão hatch é de 310 litros

A capacidade do porta-malas na versão hatch é de 310 litros

A carroceria sedã possui as mesmas versões, somente com motorização 1.5 litro. Com relação às dimensões gerais, o novo Yaris possui 4.145 mm de comprimento (4.425 na versão sedã), 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de distância entre-eixos. A capacidade do porta-malas na versão hatch é de 310 litros, enquanto no sedã, 473 litros. Já o tanque de combustível comporta 45 litros.

Na dianteira, ainda é possível destacar a grade superior localizada entre os faróis. Nas versões XL e XL Plus Tech, ela é pintada na cor preta, enquanto nas versões XS e XLS, possui um friso cromado na parte de cima.

O modelo na versão sedã.

O modelo na versão sedã.

O para-choque é pronunciado de design moderno, além de armazenar os faróis de neblina de formato arredondado que são item de série desde a versão inicial. A grade inferior na cor preta conta com desenho em forma de colmeia na versão hatch, enaltecendo um caráter mais esportivo, enquanto no Yaris sedã, o formato é de linhas horizontais.

O perfil dos faróis acompanha o design frontal afilado, enquanto na versão XLS, topo de linha, o projetor com lâmpadas halógenas. O Yaris ainda conta, desde a versão de entrada, com função “Siga-me”, quando os faróis ficam acesos por certo tempo para que o motorista, após travar as portas, possa chegar ao seu destino com o trajeto iluminado; acendimento automático e ajuste elétrico dos faróis, sendo estes últimos exclusivos nesta categoria.

As rodas das versões XS e XLS possuem design exclusivo com acabamento Dual Tone (preto e prata).

As rodas das versões XS e XLS possuem design exclusivo com acabamento Dual Tone (preto e prata).

Em todas as versões do Yaris, as rodas são de liga leve de 15” e os pneus são 185/60. As rodas das versões XS e XLS possuem design exclusivo com acabamento Dual Tone (preto e prata). Os motores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flexfuel, trazem a tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.

O novo Yaris está equipado com dois tipos de transmissões. A manual de seis velocidades e a Multidrive de tecnologia CVT. A transmissão manual, derivada da mecânica confiável do Etios, a Toyota conta com o IMT – Monitor Inteligente de Aceleração –, que funciona como um auxiliar de arranque, minimizando que o motor “apague” assim que o motorista tira o pé da embreagem para colocar o carro em movimento. Além disso, para o Yaris os engates das marchas estão mais precisos.

O painel de instrumentos se conecta do centro para as laterais, valorizando a central multimídia e os principais comandos.

O painel de instrumentos se conecta do centro para as laterais, valorizando a central multimídia e os principais comandos.

Já a transmissão Multidrive CVT, presente no Corolla, privilegia desempenho sem abrir mão do baixo consumo de combustível. Seu diferencial é um software de gerenciamento que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive.

Design: itens esportivos, como rodas dual tone; saia traseira, lateral, frontal e apliques no farol de neblina; painel e descanso de braço; cromados como molduras da maçaneta, friso lateral inferior e ponteira de escapamento; também itens em aço inox escovado, como as soleiras de porta; entre outros.

Uma das grandes novidades do Yaris é o teto solar elétrico disponível.

Uma das grandes novidades do Yaris é o teto solar elétrico disponível.

Segurança: itens como lâmpadas de condução diurna, que podem ser utilizadas em rodovias, substituindo o farol baixo; os sensores de estacionamento frontal e traseiro; lâmpadas brancas para faróis e em LED para os faróis de neblina, incrementando o visual esportivo e atendendo a legislação vigente; trava de segurança das rodas e do estepe; novos frisos laterais; protetor de para-choques com cinco peças; entre outros.

Conveniência: bandeja de porta-malas; exclusivos tapetes traseiros; calhas-de-chuva; caixas organizadoras de porta malas; suporte para tablets e bolsas; refrigerador portátil; compressor de ar 12V; rede de porta-malas etc.

Os bancos traseiros contam com apoio de braços com porta-copos central.

Os bancos traseiros contam com apoio de braços com porta-copos central.

Tecnologia: digital video recorder; alto falante frontal (tweeter) e central multimídia Toyota Play + tecnologia Harman.

As cores disponíveis para o novo Yaris são: Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, Cinza Cosmopolita, Prata Lua Nova, Prata Premium, Preto Infinito, Vermelho Super (sólido) e a nova e exclusiva, Azul Titã.

FAcebook-Revista-Curta

Texto: Matheus Oliveira
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos
VEJA TAMBÉM
PARK 2 AU para Toyota Yaris, da Tury
VEJA TAMBÉM
Protetor de soleira premium, da NP Adesivos
VEJA TAMBÉM
Protetor de Soleira Premium, da NP Adesivos
VEJA TAMBÉM
Shocklight apresenta nova linha de lâmpadas halógenas

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo