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Você atende bem o seu cliente?

Você atende bem o seu cliente? Atendimento de vendas

Quantas vezes ouvimos empresários afirmarem que não sabem o que fazer para vender mais, de vendedores que não sabem como fazer para bater suas metas e por aí vai…

O que eu vou te falar de agora em diante é certamente o tema que mais tem levado empresas à falência e vendedores ao desemprego.

Se você acha que atender o cliente de forma perfeita e impecável é bobagem, não tem tempo para isso, faz o que todos fazem, atendendo seus clientes na correria, para querer vender mais “na velocidade”, ou se você se considera “o cara” no atendimento de seus clientes, não perca tempo em ler esse artigo.

Você que consome produtos e serviços como eu, sabe muito bem do que estou falando: estamos cansados de atendimento “meia boca”, vendedores despreparados, sem o domínio daquilo que estão vendendo, descontentes, com pressa, atendendo duas ou mais pessoas ao mesmo tempo, sem perspectivas profissionais, displicentes, e o mais grave, empresários vendo suas empresas perderem faturamento e não perceberem “o que está acontecendo”!! Já viu esse filme antes? E eu então …

E percebendo isso acontecer na minha frente dezenas de vezes por dia, e não é só em pequenas empresas não; grandes empresas, âncoras, cadeias de fast food, e franquias internacionais é que decidi publicar esse artigo pensando em ajudar quem realmente precisa rever seu ramo de negócios, sua atuação frente ao cliente, turbinar as vendas e retomar o crescimento de seu faturamento a partir de já!!

Lembre-se sempre disso: “Cada cliente é o nosso maior patrimônio!!”. “É o cliente que faz nossa empresa sobreviver com saúde ou ir de vez para o buraco!!”.

Quantas vezes você entra em uma empresa, é atendido de qualquer forma, e quando sai dali, tem a nítida impressão que “aquilo” não vai durar muito… E depois de algum tempo “bingo”!!: você passa por lá de novo e vê que as portas daquela empresa estão fechadas. Como diz o “admirável caipira”: “o negócio fracassou”.

Claro que fracassa!! Qualquer negócio hoje, que não se dispõe 24 horas por dia a buscar entender e atender seu cliente de forma impecável, fornecendo produtos e serviços de tal maneira que o cliente sinta um forte desejo de voltar para comprar novamente, acaba morrendo num mercado tão aberto e cheio de tantas oportunidades como é o mundo dos negócios. Então vamos lá para as regras matadoras de vendas:

Regra 1 – Pense em atender seu cliente como se tivesse atendendo “sua mãe, seus filhos, sua esposa, as pessoas mais importantes de sua vida”. No mundo dos negócios, nós clientes somos as pessoas mais importantes no momento de um atendimento. É dali que sai a sobrevivência da empresa, os salários dos funcionários, a reposição de estoques, a compra e aquisição de novidades, enfim é dali que a empresa ganha fôlego para continuar vivendo. Concentre-se nesse momento mágico do “atendimento perfeito”.

Regra 2 – Treine-se e treine seus vendedores para saberem além de atender muito bem, descobrir exatamente o que o cliente precisa. Não pratique a “empurroterapia”. “Empurroterapia” é faturamento imediato e o cliente não voltando nunca mais. Um cliente que acabou comprando um produto dessa forma se sente o verdadeiro “idiota”, com um mico na mão, e que nunca mais volta na sua empresa.

Regra 3 – Procure se aprofundar num programa de pós venda, que é a melhor forma de fidelizar seu cliente. Cliente satisfeito com seu atendimento, produtos e serviços está muito mais aberto a voltar em sua empresa outras vezes. Procure conquistá-lo, agregar valor ao que ele está comprando, para que isso aconteça sempre, e não se esqueça sempre de captar os contatos necessários para poder trazê-lo de volta até você (fones, e-mail, redes sociais, etc.).

Bons negócios!

 

Wilson Santos, consultor e palestrante especializado em vendasWilson Santos é palestrante, consultor, treinador de pessoas e profissional de vendas.

Se especializou em técnicas motivacionais de vendas e marketing de vendas.

Perguntas relativas ao assunto podem ser encaminhados ao e-mail: consultores@revistaautomotivo.com.br

Imagns: Divulgação

 

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