Aceleramos o novo motor de 177cv disponível no mercado brasileiro
Quase três meses depois de lançar a nova geração do HR-V, a Honda havia mesmo deixado o melhor para o final. Antes disponível só com motor 1.5 aspirado agora o crossover compacto chega com a opção do motor 1.5 turbo. A demora se deve à falta de peças uma vez que só no segundo semestre a fábrica de Itirapina/SP ficou paralisada por 20 dias. Agora, o HR-V turbinado está chegando às lojas com a proposta de desempenho e precisão ao volante. A ideia, além de ganhar espaço entre modelos compactos como Chevrolet Tracker e Volkswagen T-Cross, é “beliscar” modelos médios como Jeep Compass, Caoa Chery Tiggo 7, Chevrolet Equinox, entre outros.
A grande mudança está no desempenho do motor. Agora fabricado no Brasil, o propulsor 1.5 flex é turbo e conta com injeção direta de combustível e desenvolve 177cv disponíveis a 6.600 rpm e o torque máximo de 24,5 kgfm está disponível entre 1.750 a 4.500 rpm (etanol ou gasolina). O conjunto mecânico está sempre acoplado ao câmbio do tipo CVT que simula 7 velocidades.
Este motor tem consumo na cidade de 7,9/11,3 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada de 8,8/12,6 km/l. E foi justamente na estrada que testamos o HR-V turbo de nova geração saindo de Florianópolis rumo a região de Garopaba, no litoral Sul catarinense.
Não é só trocar o motor
Agora com duas versões de motor 1.5, a Honda foi cuidadosa ao acrescentar novidades para os modelos turbinados. E a mudança de motor veio acompanhada de algumas alterações dinâmicas. A suspensão dianteira recebeu subframe mais rígido e na traseira os amortecedores tem novos batentes e curso recalibrado. A bucha tem alma metálica redimensionada para melhorar a precisão e trazer mais conforto aos passageiros. O motor turbo 1.5 também recebeu fluxo otimizado de saída, melhorando o aproveitamento dos gases de exaustão.
Teste rápido
A bordo do HR-V turbo a mudança é notável sem comprometer o conforto acústico. O HR-V touring acelera com precisão e faz o possível para trabalhar com suavidade junto com o câmbio que é do tipo CVT. A engenharia da Honda melhorou as reduções e avanços de marcha nestas versões turbinadas. No declive, na estrada da Serra do Tabuleiro, notamos que o freio motor atua para conter o carro simulando uma marcha mais baixa.
Outra mudança no câmbio é o efeito “step shift” que simula de fato as trocas de marcha no câmbio CVT. Apesar de todas as alterações, não há versões com tração integral, mas o Honda HR-V mostra qualidades de desempenho bem acima das versões de entrada equipadas com o 1.5 aspirado flex.
Apesar do visual que pouco muda nos modelos topo de linha além dos para-choques e frisos com acabamento preto brilhante, o HR-V Touring traz um nível superior de itens de série. Já que todos os novos HR-V trazem pacote Honda Sensing que inclui controle de cruzeiro adaptativo e outros itens de segurança, o o modelo mais caro entrega alguns itens a mais.
Traz ponteira dupla de escapamento, retrovisores com tilt down, painel digital e não parcialmente digital como nas versões de entrada, carregador de celular sem fio, sensor de chuva, sensor de estacionamento e tilt down no retrovisor dianteiro.
A versão topo de linha avaliada tem ainda banco do motorista co ajuste elétrico, partida remota do motor, rodas aro 17 com acabamento diamantado exclusivo e abertura automática de porta malas.
Tendo dimensões próximas às de um modelo médio, o o Honda HR-V touring de R$ 184,5 mil fica bem competitivo em relação aos crossovers médios como o Jeep Compass, Volkswagen Taos, Chevrolet Equinox, Caoa Chery Tiggo 7 entre outros. E quando comparado dentro do segmento dos compactos como Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross, Fiat Fastback, Caoa Chery Tiggo 5X, Chevrolet Tracker e Hyundai Tracker ele trará boa oferta de itens de série custando um pouco mais que os concorrentes diretos.
New HR-V Advance (R$ 176,8 mil) – Motor 1.5 turbo além de todos os equipamentos da EXL e/ou: myHonda Connect, carregador de celular por indução, painel digital TFT de alta resolução de 7 polegadas, ar-condicionado automático dual zone, modos de direção (ECON, Normal, Sport), para-choques esportivos, ponteira dupla de escapamento, função Tilt-Down no retrovisor direito, sensores de estacionamento dianteiros e sensor de chuva.
New HR-V Touring (R$ 184,5 mil) – Todos os equipamentos acima e/ou: banco do motorista com acionamento elétrico, partida remota do motor, rodas de alumínio aro 17” com design exclusivo, abertura automática do porta-malas por sensor de movimento com função de fechamento (Walk Away Close), molduras externas black piano, lanternas escurecidas e tweeters traseiros (2).
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