Destaques

12 lançamentos que vão ser destaques em 2018

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

Não dá para negar, o consumidor brasileiro adora uma novidade. Seja na hora de equipar o seu veículo ou de escolher um modelo para colocar na garagem, as novidades têm sempre a atenção dos brasileiros. Diversos modelos com lançamento previsto para este ano devem levar os consumidores às lojas e ajudar a aquecer o mercado automotivo.

Três segmentos prometem mais novidades: o dos sedãs compactos, o dos SUVs e os das pick-ups, mas o dos esportivos também vai ser atração. O que deve ter disputa mais acirrada é o dos sedãs compactos, que terá o Volkswagen Virtus e o Fiat Cronos chegando com o apoio de intensa campanha publicitária e promocional para tentar roubar espaço dos modelos mais vendidos do segmento, como o Chevrolet Prisma, o Hyundai HB20S, o Ford Ka Sedan e o Toyota Etios Sedan.

Como quem vendeu bem até agora não vai ficar sem reagir, podemos esperar uma disputa acirrada pelos consumidores, com muita publicidade, promoções e lançamento de séries especiais.

No entanto, é o segmento dos utilitários esportivos, xodó dos consumidores mundo afora, que deverá concentrar o maior número de lançamentos. Isso deve significar mais publicidade, mais promoção, mais ofertas, enfim, mais disputa pelo consumidor de SUVs.

Resumindo: todos esses lançamentos e a agitação que eles vão causar devem provocar os consumidores, levá-los às concessionárias autorizadas e ajudar a aquecer mercado automotivo. Confira a seguir alguns dos principais modelos que devem começar a ser vendidos no Brasil este ano. Além deles, vários modelos já lançados anteriormente deverão ser atualizados ou reestilizados.

FIAT CRONOS – A Fiat também vai entrar na briga dos sedãs compactos e o modelo escalado para representar a montadora mineira na disputa vai ser o Cronos, derivado do Argo e importado da Argentina. Como no caso do Volkswagen Virtus, podemos esperar um carro ligeiramente mais caro que o primeiro modelo da família e com ainda mais espaço interno.

 

MERCEDES CLASSE X – Entre os lançamentos de pick-ups, o destaque deve ser para o primeiro modelo da Mercedes Benz para o segmento. Embora seja Mercedes só em alguns detalhes, a pick-up importada da Argentina deve apostar no luxo para atender quem deseja usar a marca da estrela de três pontas para ostentar.

 

VOLKSWAGEN T-CROSS – O T-Cross vai ser o primeiro utilitário esportivo produzido pela da Volkswagen no Brasil. Como o Virtus e o Novo Polo, o novo modelo vai usar a plataforma MQB e será montado na fábrica de São Bernardo do Campo. Dependendo dos preços adotados pela montadora, pode incomodar a concorrência.

 

TOYOTA YARIS – Posicionado entre o Corolla e o Etios, o Yaris deve completar a grade de modelos da Toyota no Brasil. De porte semelhante ao do Honda City, o Yaris compartilha a plataforma TNGA com o Prius e deve oferecer uma opção para quem quer um Toyota e acha o Etios muito pequeno e o Corolla grande demais.

 

TOYOTA C-HR HYBRID – Embora anunciado há tempos como candidato a ser produzido no Brasil, este anguloso SUV ainda deve demorar para ser montado aqui. Como os demais SUVs oferecidos pela Toyota aqui, o C-HR deve ser importado, inicialmente em versão híbrida.

 

FORD MUSTANG GT – Embora deva representar um volume de vendas pequeno, a volta do Ford Mustang ao mercado brasileiro sem dúvida vai agradar aos fãs de modelos esportivos. O icônico modelo da Ford será importado apenas na versão GT, equipada com um motor V8 de 450 cv e um câmbio de 10 marchas.

 

CITROEN C4 CACTUS – A montadora do grupo francês PSA deve aumentar a sua linha nacional com o lançamento do C4 Cactus, já em versão sem os apliques criativos exibidos pelo mesmo modelo na Europa.

 

PEUGEOT 5008 – Importado da França, este SUVão alia as qualidades do Peugeot 3008, construído sobre a mesma plataforma, a um interior que acomoda até sete passageiros e um porta-malas mais espaçoso.

 

KIA STINGER – Um dos modelos de série mais comentados nos principais mercados do mundo, o Kia Stinger estreia este ano no Brasil. De design equilibrado e desempenho esportivo, deve atrair quem gosta de ter um carro bom de pista mas não deseja chamar demais a atenção.

 

VOLKSWAGEN VIRTUS – O sedã, que compartilha a plataforma MQB com o novo Polo chega às revendas autorizadas da Volkswagen ainda no primeiro trimestre e promete incomodar bastante. Com atributos como ótimo espaço interno, design atual e mecânica moderna, o Virtus deve chegar bem equipado, mas, com certeza, ainda haverá como se vender muitos acessórios para os proprietários do modelo.

 

RENAULT ALASKAN – Outro modelo importado da Argentina, a Renault Alaskan compartilha toda a plataforma mecânica com a Mercedes Classe X e a Nissan Frontier. As diferenças entre os três modelos devem ser mínimas e se concentrar em estética e acabamento.

 

KIA RIO – Montado no México, o Rio é um dos vários modelos que a Kia trará para o Brasil este ano, aproveitando a queda do adicional de 30 pontos no IPI vigentes até o ano passado. Modelo mundial, o Kia Rio é bem aceito em mercados exigentes e tem condições de abrir um espaço próprio no Brasil, onde a marca construiu uma imagem de produtora de veículos bem acabados e duráveis, com uma rede de concessionários bem estruturada.

 


Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos
Felipe Negri Vicentini

Share
Published by
Felipe Negri Vicentini

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

2 meses ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

6 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

6 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

9 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

9 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

10 meses ago