Algumas dicas para você escolher o amplificador certo para o seu sistema

Algumas perguntas sempre passam pela cabeça das pessoas quando procuram um bom amplificador para o sistema de som que pretendem montar no carro. Quais recursos o amplificador deve ter? Posso usar um booster ou só serve se for fonte chaveada? Que potência ele deve ter? Vamos entender um pouco mais sobre este equipamento que é cercado de mitos.

Para começar, é importante separarmos os amplificadores do tipo BOOSTER dos do tipo FONTE CHAVEADA:

Boosters são amplificadores com projeto de circuito elétrico mais simples (portanto mais baratos); que oferecem qualidade de amplificação inferior se comparados aos de fonte chaveada. Mas isso não faz do booster uma opção ruim.

Ele pode ser uma boa opção quando o projeto utiliza equipamentos mais simples; como um kit original mais subwoofer para você ouvir música de casa até o trabalho.

Podemos encontrar boosters com um até cinco canais (sendo que para um kit original mais subwoofer eu recomendaria booster com três ou cinco canais).

Geralmente, boosters não possuem entrada de alta impedância (RCA) e sua potência máxima situa-se entre 10 e 300 Watts RMS (em sua maioria).

Já os amplificadores de fonte chaveada possuem o circuito elétrico bem mais sofisticado, que oferece maior desempenho e, consequentemente valor mais elevado. Apesar de (quase sempre) serem mais potentes que os boosters, a filosofia de um amplificador de fonte chaveada nem sempre é oferecer mais potência que o booster, mas sim, oferecer mais fidelidade de reprodução. Portanto uma fonte chaveada será uma escolha melhor quando o objetivo for a apreciação musical.

Quanto à potência fornecida, os de fonte chaveada ficam na região entre 30 e 20.000 Watts RMS (mas você não precisa de mais que 1000 Watts RMS num carro). São encontrados com um e vão até seis canais, e os mais utilizados para som interno são os de quatro a cinco canais. Projetos simples, com CD ou DVD mais um par de médios e tweeters e um sub formam uma excelente plataforma para usar um bom fonte chaveada de quatro canais.

A quantidade ideal de amplificadores:

O que vai ditar a quantidade certa é o total de alto-falantes envolvidos no sistema e a potência desejada (apesar de que um ótimo sistema para fidelidade não precisa de mais que 1000 Watts RMS).

01 amplificador – Talvez seja a melhor opção, principalmente para quem deseja um sistema enxuto, sem ter que adicionar baterias extras. A vantagem é que você pode investir mais dinheiro em uma única peça, comprando um amplificador mais sofisticado. Aparelhos com três a cinco canais atendem a projetos como os das figuras 1 e 2.

02 amplificadores – Mais uma vez uma boa escolha. Pode-se usar um amplificador de dois canais e outro de um canal (o que seria uma configuração mínima). A vantagem de se usar um sistema bi-amplificado (2 amps) é que você pode adquirir um aparelho de alta fidelidade para os médios e agudos e outro dedicado apenas ao sub (melhor acerto na potência aplicada para todos os falantes). Projetos como os das figuras 3 e 4 funcionam muito bem para sistemas bi-amplificados. Importante aqui é notar que uma bateria extra acaba sendo necessária, devido ao elevado consumo de energia (seu carro não foi projetado para isto).

03 amplificadores – Utilizando mais amplificadores, você tem mais opções… Mas vai precisar de mais cabos, conectores, baterias, dinheiro, etc. Este já é o tipo de som não muito comum e, não indicado para a maioria dos clientes (mesmo os mais exigentes). Minha recomendação aqui, é que se você vai escolher três (ou mais) amplificadores para seu sistema, então procure uma loja de som com um profissional muito qualificado para o trabalho, pois caso contrário as chances de perder dinheiro serão muito grandes. Lembre-se também, que com uma quantidade maior de amplificadores você vai precisar de muita energia e em casos mais extremos, poderá ter que mexer até no alternador do carro.

fabio codellos

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

1 dia ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

2 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

4 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

6 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.