Por que há uma falta de produtos no mercado e porque os preços estão subindo: a revista AutoMOTIVO conversou com representantes e fabricantes 

Na retomada da economia após um período de grande paralisação devido à pandemia do coronavírus o setor de som e acessórios e o segmento automotivo em geral passa por uma crise. Mas não se trata de uma crise comum com falta de clientes e produtos nas prateleiras. Não se trata de uma crise de demanda. É uma crise de oferta: há uma falta de produtos de todo tipo. Faltam multimídias, kits de iluminação, aço para fazer engates e estribos, papelão para embalagens e plásticos. Dados de entidades ligadas às cadeias produtivas apontam que é a maior falta de material dos últimos 19 anos.

O problema está afetando a cadeia de distribuição e a falta de produtos já fez os preços subirem. Desde o início da pandemia, em março, importações foram suspensas, o beneficiamento de aço e até altos fornos foram desligados e o processamento de papel foi interrompido por três ou quatro meses. Com a reativação da economia em um patamar acima do esperado a falta de mercadoria é o primeiro efeito. 

Executivos ligados à Anfavea ouvidos pela revista AutoMOTIVO disseram que a entidade esperava uma queda de até 40% na demanda e na prática estamos vendo uma redução de 9% em relação ao pré pandemia. É esse número pode chegar a 7% no fim do ano. Fabricantes afirmam que a falta de embalagens levaram alguns distribuidores a entregar produto sem invólucro para não atrasar ainda mais a entrega. Para distribuidores ouvidos pela nossa reportagem há falta de componentes porque as vendas estão aquecidas e não tem produto. “Isso porque o dólar está alto e mesmo assim os lojistas demandam produtos e simplesmente há falta de muitos deles”, dizem.


Solução?

Como toda cadeia de produção a recuperação é lenta. O efeito do “fique em casa e a economia a gente vê depois” cobrou um alto preço. Em agosto foi reativado o Alto Forno 1 da Usiminas em Ipatinga/MG após 5 meses sem operação. 6.000 pessoas retomaram seus empregos. O mesmo na produção de celulose que foi retomada após quatro meses. Portos retomaram a operação de manipulação dos contêineres enquanto na China a suspensão das atividades foi total durante três meses. 

Mesmo com a queda do PIB brasileiro estimada em 4,55% (inicialmente se previa uma redução de até 12,1%), a recuperação surpreendeu os analistas. O Brasil deve cair em média 1/3 do índice registrado em países desenvolvidos e menos da metade da média dos países latinos. A perspectiva, portanto, é positiva, mas ainda levará um tempo para que tudo se ajuste.

Marcos Camargo

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

18 horas ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

2 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

4 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

5 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.