Categories: Fornecedores

Banda Audioparts: 16 anos de empreendedorismo

Fábio Melo e Márcio Reis

Completando 16 anos de história, muitos deles apresentando produtos inovadores ao mercado de som automotivo, a Banda Audioparts agora está numa fase de consolidação dos projetos. “Mas como um de nossos nortes é a paixão, continuaremos inovando e apresentando projetos ainda mais tecnológicos e que atendam a demanda cada vez mais exigente do consumidor”, afirmou Fábio Melo, supervisor nacional de vendas.

E foi o próprio Fábio Melo, ao lado do diretor Márcio Dias dos Reis que recebeu a equipe da AutoMOTIVO para uma entrevista, na qual contaram detalhes de alguns projetos recém lançados, os planos para um futuro próximo e ainda apresentaram todo o processo fabril do amplificador Banda, 100% nacional.

A fábrica, que desde 2010 está localizada em Paulínia, no interior de São Paulo, está dividida em dois prédios. Em um deles funciona a área administrativa, todo o processo de produção do amplificador e ainda a fase de testes e embalagens. No segundo prédio funciona a injeção de alumínio de alta pressão, o que dá grande autonomia à Banda, quando se trata de design do produto. “Empreender e inovar sempre fizeram parte da essência da empresa, e aqui todo o processo se tornou mais ágil, aumentando a qualidade dos amplificadores e a capacidade produtiva”, afirma Fábio.

O novo Viking 10.000 recebeu nova roupagem e nova tecnologia

Atualmente toda a linha de amplificadores foi alterada. Novas tecnologias introduzidas para melhorar o desempenho, modificações no design para ditar a próxima tendência e melhorar ainda mais o rendimento dos amplificadores. “Uma das novidades recém-lançadas é o novo Viking 10.000, que recebeu nova roupagem e nova tecnologia. E ele não será o único, com os investimentos faremos ainda neste semestre, dois lançamentos inéditos. Recentemente diversificamos ainda mais nossa linha criando novas impedâncias para produtos que já existem”, conta.

Com uma linha de produtos bastante diversificada, a Banda consegue atender aos diferentes públicos de sua marca. Grande parte dos amplificadores segue a tendência – mais compactos e potentes – no que a categoria Digital atende muito bem. “A maioria de nossa linha de produtos é formada de amplificadores digitais, mas mantemos a fabricação dos Classe AB, porque temos um público fiel destes produtos”, afirma Fábio que explica que o mercado brasileiros é amplo e bastante diverso e em cada região do país o tipo de consumidor muda: “há o público de campeonato, os que prezam espaço e potência e ainda regiões em que o som do trio elétrico domina as vendas das lojas, por isso precisamos estar atentos a todos os tipos de público para atendê-los em suas necessidades”.

Como a fabricante atua no Brasil inteiro, conta com a parceria de Representantes e Distribuidores para que o amplificador Banda chegue em cada canto do país e com as características que o consumidor preza. “Ouvimos muito o nosso parceiro. É ele que sente diretamente o retorno de nossa marca junto aos lojistas, que por sua vez recebem o feed back do consumidor final. Essa parceria é ainda mais importante quando apresentamos produtos inéditos, é ela que garante que o produto está chegando da maneira que o consumidor pediu”, explica Fábio a importância dos parceiros comerciais para atingir o público com novos produtos.

Processo de produção na fábrica de Paulínia

Um dos exemplos dessa parceria de sucesso é o aumento das vendas dos amplificadores Banda na região de Goiás. “É muito difícil atender ao Brasil todo sem a atuação de bons representantes e é através deles e dos distribuidores que conseguimos entender as necessidades locais.

Um exemplo bem sucedido dessa parceria se deu em Goiás, depois de dois grandes distribuidores regionais nos indicar uma demanda; criamos um produto específico para atendê-la. Mesmo com a estagnação do mercado em geral, acabamos tendo uma crescente em 2014, conseguimos penetrar em regiões que antes não tínhamos alcance”.

A Banda também utiliza de outras formas para se manter informada e presente entre os lojistas e consumidores, uma delas é a participação em Campeonatos de Som: “nestes eventos conseguimos demonstrar nossos produtos e provar que as potências divulgadas, são realmente reais, além de fortalecer o relacionamento”. Outra forma é a publicidade na própria AutoMOTIVO: “que atinge a lojistas do Brasil todo e ainda nos permite comunicar com o consumidor final através do portal e mídias sociais”, explica.

Por ter ampliado as vendas em todo o Brasil e por todas as ações para fortalecer a marca na mente do público, a fabricante também foi procurada por empresas internacionais e atualmente exporta para diversos países da América do Sul, como Paraguai, Porto Rico, Chile, Guiana Francesa, além de Estados Unidos, Espanha e Japão. Com duas linhas de produtos, sendo uma classe D e a outra classe AB.

Mais sobre a Trajetória da Empresa

A Banda Audioparts amplificadores automotivos foi fundada em 1998. Na época, no Brasil só existiam os famosos boosters e a Banda Audioparts inovou e se tornou a primeira empresa nacional a desenvolver e produzir amplificadores MOS-FET, de classe AB.

Desde então a Banda Audioparts vem seguindo três pilares num caminho crescente: inovação, empreendedorismo e paixão. No ano 2000, a empresa lançou o amplificador ICE 1500W RMS, segundo Fábio, o primeiro digital do Brasil com tecnologia e produção exclusivamente nacional. “O ICE abriu novos caminhos para projetos de som automotivo, além de proporcionar o desenvolvimento a partir deste momento para amplificadores de potências bem mais altas do que se tinha na época”, contou o supervisor.

De 2001 a 2003 a empresa recebeu investimentos, adquiriu sede própria (em Osasco/SP) e aumentou a produção. “Fomos um dos primeiros a adquirir maquinários com tecnologia SMD”.

Em 2008 a Banda lançou o Viking 10.000W, o que mais uma vez se mostrou inovadora, já que era preciso unir vários equipamentos para atingir essa potência.

A partir de 2010 a Banda Audioparts transferiu toda a instalação fabril e setor administrativo para a cidade de Paulínia, interior de São Paulo.

 

Texto: Denise Andrade

Imagens: Equipe AutoMotivo

Denise Andrade

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

3 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

3 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

4 semanas ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.