Completando 16 anos de história, muitos deles apresentando produtos inovadores ao mercado de som automotivo, a Banda Audioparts agora está numa fase de consolidação dos projetos. “Mas como um de nossos nortes é a paixão, continuaremos inovando e apresentando projetos ainda mais tecnológicos e que atendam a demanda cada vez mais exigente do consumidor”, afirmou Fábio Melo, supervisor nacional de vendas.
A fábrica, que desde 2010 está localizada em Paulínia, no interior de São Paulo, está dividida em dois prédios. Em um deles funciona a área administrativa, todo o processo de produção do amplificador e ainda a fase de testes e embalagens. No segundo prédio funciona a injeção de alumínio de alta pressão, o que dá grande autonomia à Banda, quando se trata de design do produto. “Empreender e inovar sempre fizeram parte da essência da empresa, e aqui todo o processo se tornou mais ágil, aumentando a qualidade dos amplificadores e a capacidade produtiva”, afirma Fábio.
Atualmente toda a linha de amplificadores foi alterada. Novas tecnologias introduzidas para melhorar o desempenho, modificações no design para ditar a próxima tendência e melhorar ainda mais o rendimento dos amplificadores. “Uma das novidades recém-lançadas é o novo Viking 10.000, que recebeu nova roupagem e nova tecnologia. E ele não será o único, com os investimentos faremos ainda neste semestre, dois lançamentos inéditos. Recentemente diversificamos ainda mais nossa linha criando novas impedâncias para produtos que já existem”, conta.
Com uma linha de produtos bastante diversificada, a Banda consegue atender aos diferentes públicos de sua marca. Grande parte dos amplificadores segue a tendência – mais compactos e potentes – no que a categoria Digital atende muito bem. “A maioria de nossa linha de produtos é formada de amplificadores digitais, mas mantemos a fabricação dos Classe AB, porque temos um público fiel destes produtos”, afirma Fábio que explica que o mercado brasileiros é amplo e bastante diverso e em cada região do país o tipo de consumidor muda: “há o público de campeonato, os que prezam espaço e potência e ainda regiões em que o som do trio elétrico domina as vendas das lojas, por isso precisamos estar atentos a todos os tipos de público para atendê-los em suas necessidades”.
Como a fabricante atua no Brasil inteiro, conta com a parceria de Representantes e Distribuidores para que o amplificador Banda chegue em cada canto do país e com as características que o consumidor preza. “Ouvimos muito o nosso parceiro. É ele que sente diretamente o retorno de nossa marca junto aos lojistas, que por sua vez recebem o feed back do consumidor final. Essa parceria é ainda mais importante quando apresentamos produtos inéditos, é ela que garante que o produto está chegando da maneira que o consumidor pediu”, explica Fábio a importância dos parceiros comerciais para atingir o público com novos produtos.
Um dos exemplos dessa parceria de sucesso é o aumento das vendas dos amplificadores Banda na região de Goiás. “É muito difícil atender ao Brasil todo sem a atuação de bons representantes e é através deles e dos distribuidores que conseguimos entender as necessidades locais.
Um exemplo bem sucedido dessa parceria se deu em Goiás, depois de dois grandes distribuidores regionais nos indicar uma demanda; criamos um produto específico para atendê-la. Mesmo com a estagnação do mercado em geral, acabamos tendo uma crescente em 2014, conseguimos penetrar em regiões que antes não tínhamos alcance”.
A Banda também utiliza de outras formas para se manter informada e presente entre os lojistas e consumidores, uma delas é a participação em Campeonatos de Som: “nestes eventos conseguimos demonstrar nossos produtos e provar que as potências divulgadas, são realmente reais, além de fortalecer o relacionamento”. Outra forma é a publicidade na própria AutoMOTIVO: “que atinge a lojistas do Brasil todo e ainda nos permite comunicar com o consumidor final através do portal e mídias sociais”, explica.
Mais sobre a Trajetória da Empresa
A Banda Audioparts amplificadores automotivos foi fundada em 1998. Na época, no Brasil só existiam os famosos boosters e a Banda Audioparts inovou e se tornou a primeira empresa nacional a desenvolver e produzir amplificadores MOS-FET, de classe AB.
Desde então a Banda Audioparts vem seguindo três pilares num caminho crescente: inovação, empreendedorismo e paixão. No ano 2000, a empresa lançou o amplificador ICE 1500W RMS, segundo Fábio, o primeiro digital do Brasil com tecnologia e produção exclusivamente nacional. “O ICE abriu novos caminhos para projetos de som automotivo, além de proporcionar o desenvolvimento a partir deste momento para amplificadores de potências bem mais altas do que se tinha na época”, contou o supervisor.
De 2001 a 2003 a empresa recebeu investimentos, adquiriu sede própria (em Osasco/SP) e aumentou a produção. “Fomos um dos primeiros a adquirir maquinários com tecnologia SMD”.
Em 2008 a Banda lançou o Viking 10.000W, o que mais uma vez se mostrou inovadora, já que era preciso unir vários equipamentos para atingir essa potência.
A partir de 2010 a Banda Audioparts transferiu toda a instalação fabril e setor administrativo para a cidade de Paulínia, interior de São Paulo.
Texto: Denise Andrade
Imagens: Equipe AutoMotivo
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.