Categories: Para Instaladores

Baterias – parte 2

Por: Serginho e Billa

Com a evolução do som automotivo, cada vez mais temos à nossa disposição equipamentos que, dia-a-dia, vão ficando mais fortes, exigindo cada vez mais da boa e velha bateria. E é ai que o bicho “pega”, pois todos sabem que o fator que mais queima equipamentos num sistema de som automotivo é falta de uma boa alimentação (tirando – é claro – a instalação incorreta). Na última edição, falamos tecnicamente de bateria em uma forma geral. Nesta, falaremos com mais detalhes sobre baterias mais usadas para sistemas de som automotivo de alta performance.

Quando falamos de sistemas de som “pesado” (ex: os carros de SPL, que acabam exigindo altíssimos níveis de corrente “A” e tensão – por volta de 12,6 a 13,8 V em poucos segundos) as baterias exercem um papel fundamental no resultado geral do competidor.

As baterias convencionais – muito usadas até hoje em sistemas de som automotivos – estão ficando cada vez mais obsoletas, se comparadas às tecnologias dos amplificadores atuais, levando os usuários a utilizarem-se de um grande numero de baterias associadas “em paralelo” para obter uma maior capacidade de reserva nominal de corrente “A”.

É ai que entra em cena as baterias AGM (Absorbed glass mat) – ou, como são popularmente conhecidas – baterias de Gel.

São baterias estacionárias de chumbo ácido reguladas por uma válvula (VRLA) que utiliza tecnologia AGM, em que o eletrólito é retido por absorção nos separadores de microfibra de vidro.

São baterias seladas, não necessitando de adição de água em seu interior e nem precisando da verificação periódica da densidade do eletrólito, como as convencionais – durante sua a vida ultil – devido ao processo de recombinação de até 99% dos gases em seu interior (não havendo, portanto, perda para o meio externo). Entre outras coisas, essas baterias apresentam reduzida taxa de auto-descarga, operam em qualquer posição (exceto invertida) e em diversas faixas de temperatura.

VRLA AGM: tempo de vida 7-10 anos

VRLA GEL: tempo de vida 12 anos

VRLA GEL células de 2 Volts: tempo de vida 20 anos.

A escala do AGM tem a resistência interna muito baixa, sendo particularmente apropriado para aplicações de alta corrente de descarga chegando, a atingir CCA de até cinco vezes maior do que as baterias convencionais – muito utilizado em picos de competidores de SPL

A escala do modelo GEL oferece o melhor ciclo de durabilidade e vida mais longa. O uso de materiais de alta pureza e grades de chumbo cálcio garante que produtos de AGM e GEL tenham uma descarga baixa espontânea que não esvaziará durante longos períodos sem carregamento.

BENEFICIOS: 100% livre de manutenção e vazamentos;

Potência de arranque muito maior que as baterias convencionais;

Totalmente selada;

Alternativa de posição, podendo instalar em qualquer posição.

COMPOSIÇÃO: Pasta, conhecida como “Gel” – (sem água)

QUALIDADE: Formato “Tipo Esmagada” ou seja formato de um amplificador de potência.

Rendimento é superável com alto desempenho e qualidade para som.

Potência extra para picos de SPL e campeonatos de som, além de poder ser recarregada.

Maior resistência a vibrações (Som gera muitas vibrações)

VOLTAGEM: 12Volts

TAMANHOS:

120 amperes:
comp.: 0,40 X larg.: 0,11 X alt.: 0,29
150 amperes:
comp.: 0,50 X larg.: 0,11 X alt.: 0,23
200 amperes:
comp.: 0,55 X larg.: 0,11 X alt.: 0,29

– DIFERENCIAL – Vida Util:

As Baterias de Gel substituem as baterias de chumbo, permitindo uma vida útil muito mais prolongada. Basicamente, não tendo evaporação eletrolítica e suas consequências, como acontece com as baterias ácidas, maior resistência ela terá a temperaturas elevadas, choques e vibrações.

fabio codellos

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

3 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

3 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

4 semanas ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.