A chegada ao Brasil se deu em meados dos anos 70 através da Bosch quando lançaram o primeiro rádio automotivo com sintonia digital de rádio no final dos anos 80 – os famosos “PLL”.
Com a saída da Bosch, a Blaupunkt expandiu seu know how em tecnologia e desde então houve uma expansão da linha. Voltaram a trabalhar com fones de ouvido de alta performance, filtros de energia, dispositivos Bluetooth, sistemas de alarme residencial “DIY” entre outros.
Atualmente, pertencem ao grupo Aurelius, um conglomerado formado pelos maiores bancos de investimento mundiais. De volta ao Brasil, conta com departamento de vendas/ marketing e suporte diretos. Mais sobre planos e produtos da empresa você acompanha em entrevista com Marco Resende, gerente de vendas para o Brasil.
AutoMOTIVO – Quais são os planos da Blaupunkt para o mercado brasileiro?
Marco Resende – Nesta nova fase, o plano da Blaupunkt é oferecer produtos de extrema qualidade ao consumidor Brasileiro, por um preço justo.
Qual é a estratégia para atingir esses objetivos?
A principal estratégia da empresa é ter um relacionamento mais próximo com os nossos parceiros, focar a nossa comunicação diretamente ao consumidor explicando para ele as diferenças dos nossos produtos perante a concorrência, para que ele opte por produtos que ele queira pelo diferencial técnico e não somente pelo preço.
Qual é a estrutura da empresa no país?
A empresa tem no Brasil a sua equipe comercial, de marketing e suporte técnico. A operação logística é realizada por parceiros estratégicos. Sendo realmente o nosso foco o relacionamento com os clientes e mercado, de maneira que queremos o nosso produto presente em cada canto do país.
Há planos de produzir no Brasil?
Sim, estamos estudando a melhor maneira de atender o mercado brasileiro gerando empregos aqui. Em breve inauguraremos uma fábrica no Uruguai para produção de CD players de entrada. Mas temos várias linhas de produtos e com certeza pelo menos uma delas será produzida aqui. O nosso foco neste campo é produzir alto-falantes aqui no Brasil.
Como é feita a distribuição dos produtos?
Nós buscamos primeiramente parceiros (de verdade), ou seja, estamos correndo o Brasil em busca de distribuidores que possam ser a marca na sua região. Teremos distribuidores nacionais, regionais, magazines e iremos lançar um projeto chamado “Blaupunkt Sound Center”, que são lojas capacitadas pelo nosso departamento técnico para ser a loja referência na sua região, onde terão todo suporte de marketing e vendas também.
Nós estamos trazendo o que há de mais moderno na Blaupunkt Mundial, com produtos nas linhas de CD players, central multimídia, amplificadores, alto-falantes e caixas amplificadas.
Quais são os destaques de cada linha?
No caso do CD player, o nosso principal produto é o Caracas 2010, que além de possuir CD, USB, também tem entrada para SD Card.
Na linha Multimídia, temos o New York que já vem com GPS, Bluetooth e mais 2 entradas USB (frontal e traseira) e SD Card, sendo sua principal característica a velocidade de processamento, responde instantaneamente ao comando do usuário.
Nos amplificadores, chamamos a atenção para o GTA Special Edition, que é uma reedição de um amplificador de extremo sucesso no Brasil e no mundo,
Na linha de alto-falantes destacamos a linha Blue Magic, de extrema qualidade e muito competitiva em termos de comercialização.
Onde esses produtos são desenvolvidos e fabricados?
A Blaupunkt é uma empresa alemã, com produção em fábricas próprias na Malásia e na China, porém com projeto e desenho alemães – na cidade de Hildesheim, além de serem testados e terem sua qualidade atestada dentro da própria Alemanha, em um centro de provas na cidade de Schlitz.
A marca Blaupunkt mantém design e nível tecnológico, ou houve mudanças?
A linha de design tem mudado constantemente, porém ainda somos uma empresa alemã e mantendo a filosofia e cultura do povo, somos objetivos. Nossos equipamentos estão presentes nos melhores e mais rápidos veículos do mundo, onde o importante é que tenham excelente desempenho de som e fácil operação, isso se traduz perfeitamente também em nossa linha aftermarket.
Além da linha automotiva, há outras famílias de produtos? Quais?
Sim, A Blaupunkt quer ser uma marca reconhecida por toda a família, hoje temos produtos de segurança residencial, Filtro de linha para TV e equipamentos eletrônicos em geral, fones de ouvido, carregadores de celular, ar-condicionado, entre outros, todos com a mesma qualidade Alemã.
Qual é sua opinião sobre o atual momento pelo qual passa o mercado brasileiro de som automotivo? Há espaço para crescimento da marca?
Sim, com certeza há muito espaço para crescer ainda, o mercado brasileiro está amadurecendo em matéria de consumo, ou seja, já passou o momento de comprar qualquer quinquilharia só pelo preço, o consumidor vem ficando mais exigente, tem acesso a produtos melhores aqui no Brasil ou quando viaja ao exterior. As marcas devem se atentar a necessidade de oferecer produtos com durabilidade e diferenciais tecnológicos relevantes às aspirações de quem vai utilizar o produto. A Blaupunkt é uma empresa que tem olhos voltados para o futuro.
Por: Denise Andrade
Fotos: Divulgação
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.
View Comments
B dia prezados. Vou comprar um cd player modelo simples sem "pirotecnias", recomendaram- me produtos da Pionner e Sony, pq deveria comprar um Blaupunkt ? Cordiais Cumprimentos Cleber Rodrigues Dutra