Lançado em 1986 ele chega renovado à nova geração com tradicional seis cilindros biturbo de 510cv e nós tivemos o primeiro contato com a máquina
Era o ano de 1986 quando a BMW apresentou para as provas de turismo da DTM um compacto que faria sucesso imediato frente ao Audi Quattro. Na sexta geração do compacto, o BMW M3 assume uma roupagem tecnológica sem abrir mão do seu propósito esportivo.
Com o sucesso do Série 3 produzido aqui em nova geração desde 2018 a novidade chega ao país em duas versões com um lote limitado (e totalmente vendido) com apenas 60 unidades: Competition (com preço sugerido de R$ 757.950,00) e a Competition Track (com preço sugerido de R$ 849.950,00), que a revista AutoMOTIVO acelerou durante o intervalo de seis horas dias antes do lançamento ao público.
Estilo esportivo aprimorado
O M3 da atual geração (G60) é feito na Alemanha diferente do Série 3 a combustão 2.0 fabricado no Brasil (em Araquari/SC ao lado de outras sete fábricas que produzem o sedan no mundo). Mas só a base e as portas são iguais. O novo M3 vai muito além. Os vincos no capô, a polêmica grade ampliada, a traseira mais larga e os apliques em fibra de carbono – incluindo o teto, aerofólio e capa dos retrovisores – deixam o carro 25kg mais leve. O material também está presente nos bancos de competição que combina o novo material com CFRP, uma resina plástica de aspecto brilhante, além do couro e o emblema iluminado do veículo. No entanto só estão presentes na versão “Track” testada nesta reportagem.
Por dentro, tapetes em veludo, soleiras entre outros detalhes fazem do M3 um veículo exclusivo com todos os itens no pacote de série. “No novo M3 somente as portas são compartilhadas com o Série 3 pois todo o carro tem uma carroceria específica” explicou Emilio Paganoni, gerente sênior de treinamento do BMW Group, em uma apresentação virtual do M3 previamente ao dia do teste drive.
Equipado e tecnológico
A fórmula tradicional do M3 abriu possibilidade para a tecnologia embarcada, algo característico desta geração G20. O novo sedã esportivo traz novidades como Driving Assistant Professional, Parking Assistant Plus (assistente para manobras de estacionamento), a chave com display digital e todos os comandos de interação com o motorista para ajustes de performance.
Entre os itens de comodidade o M3 incorpora head up display, carregamento wireless para celulares, BMW Drive Recorder, Active Protection, ar-condicionado de 3 zonas, Indicador de Intervalos para Manutenção Programada, além de itens de segurança como Airbags Duplos Frontais, Laterais Dianteiros e de Cortina Dianteiros e Traseiros, Controle de Estabilidade e Tração e Dynamic Braking Lights.
Apesar de tantos recursos tecnológicos o sistema eletrônico de interface na multimídia é de uso simplificado em poucos menus e foi fácil selecionar a melhor opção em alguns comandos. A ergonomia do banco de competição pode estranhar à primeira vista mas entrega ergonomia à medida para motorisas de altura média. Com tudo isso a multimídia de dez polegadas com espelhamento sem fio e inúmeras possibilidades de conexão e entretenimento são mero detalhe.
Para as pistas um conjunto diferenciado
Para quem gosta de acelerar e medir o próprio desempenho o BMW M3 traz o pacote M Drive Professional e o M Drift Analyzer, que traz informações sobre o ângulo de drift, duração e distância percorrida, além do M Laptimer, com dados de volta e análise de performance, útil em track days por exemplo. Neste display é possível ver a distribuição de torque do motor, aplicação dos controles de tração e estabilidade, força G entre outos elementos.
Para tantos itens tecnológicos o reforço de estrutura é sempre uma dúvida. “Toda a dinâmica do carro foi bem aprimorada desde os reforços nos coxins para um carro mais parrudo, reforços no cofre do motor e também na suspensão traseira, sem falar nos pacotes de assistência ao motorista e o conjunto de freios esportivos em cabono cerâmica”, afirma Paganoni.
Para reduzir o efeito de fading os freios do esportivo foram redimensionados. Na versão M3 Competition são discos duplos ventilados e perfurados de 380 mm x 36 mm no eixo dianteiro e 370 mm x 24mm na traseira. Na versão M3 Competition Track são discos duplos ventilados e perfurados de carbono-cerâmica com 400 mm x 38 mm no eixo dianteiro e 380 mm x 36mm na traseira, pinças na cor dourada com 6 pistões na dianteira e 1 pistão na traseira.
Seis cilindros, tração traseira e duas turbinas
Com todo o purismo do esportivo alemão, o M3 não traz motorização híbrida oferecendo sua fórmula tradicional de motorização a combustão e 79cv a mais que a geração anterior. O motor 3.0 seis cilindros em linha é sobrealimentado com duas turbinas distribuído primeiro para a tração traseira, acoplado a uma transmissão M Steptronic com sistema Drivelogic. São 510cv a 6.250 rpm e 650 Nm de torque entre 2.750 e 5.500 rpm, suficiente para cumprir de 0 a 100km/h em 3,9s e velocidade máxima de 290km/h.
Durante o nosso teste pudemos provar a aceleração do motor seis cilindros que tem duas opções de ronco selecionáveis pela tela rendendo ao M3 um ruído mais estridente. Na estrada, é ainda mais divertido. O motor tem muita força de entrega imediata com a eficiência das duas turbinas e em retomadas, sai da sexta para a quarta marcha entregando mais força sem perder a segurança. Chama a atenção a atuação do controle de estabilidade e tração e mesmo em curvas de mais alta velocidade, os pneus semi slick (aro 19 na frente e 20 na traseira), o M3 se mostra preciso na direção e no controle. Apesar disso, na cidade a pouca altura do solo pode levar a supresas desagradáveis com solavancos, valetas e buracos e requer cuidado.Com preço base de R$ 757 mil para a versão Competition (70% das unidades disponíveis) o cliente pode optar pela opção M Track testada pela AutoMOTIVO que adiciona freios de carbono-cerâmica, bancos concha com estrutura de fibra de carbono e CFRP, capas dos retrovisores externos em fibra de carbono, aerofólio em fibra de carbono, apliques nos para-choques em fibra de carbono, rodas na cor preta, pneus semi-slick e faróis M Shadow Line, o que elevam o preço para R$ 849 mil.
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