Por: Fernando Cuzziol
Um item importante, mas nem sempre bem equacionado, refere-se ao emprego de cabos apropriados para o áudio.
Na verdade, o cabo é o componente de menor custo em uma instalação, porém, geralmente são mal dimensionados. Imagine os cabos como vias para a passagem do som: se forem de bitola insuficiente o “trânsito” congestiona, ou seja, de pouco vale o investimento em CD/DVD-player, amplificador e alto-falantes.
Os cabos são fundamentais em duas fases distintas: no transporte de energia da bateria para a aparelhagem e no circuito de áudio propriamente dito, tanto dos amplificadores aos alto-falantes quanto do gerador de áudio ao amplificador.
Completando o que já foi visto na edição anterior, os cabos de alimentação são imprescindíveis, tanto quanto a boa qualidade do isolamento e da condutibilidade do núcleo do cabo. O isolamento normalmente é de PVC e os melhores cabos vêm com fiação de cobre em têmpera extra mole, que garante flexibilidade e cobre mais puro.
Os cabos de sinal de baixo nível – conhecidos como RCA, pelo tipo de conector geralmente utilizado – conduzem um sinal de nível de áudio baixo, de 100 mV até cêrca de 4 volts, com impedância comumente encontrada de 10.000 ohms. Sobre cabos RCA veremos no próximo mês.
Por último, os cabos de alto-falantes, que conduzem os sinais de alto nível de áudio, já amplificados, são feitos com fios finos de cobre de alta pureza e devem ser bem dimensionados para não desperdiçar a potência gerada pelos módulos e prejudicar o fator de amortecimento do sistema.
Existem formulas mágicas para o dimensionamento desses tipos de cabos, mas o mais fácil de usar e de entender são as tabelas e detalhamento.
DIMENSIONAMENTO
Primeiro, verifique a potência por canal na saída de seu amplificador, depois a impedância do alto-falante. Agora é só fazer o cruzamento da coluna da potência por canal com a impedância do falante para achar a corrente no fio condutor.
Após descobrir a corrente no condutor, verifique a tabela ao lado e descubra a seção do cabo a ser utilizado:
A partir desses valores, seu cabo está bem dimensionado, atente na hora da compra para que o cabo esteja normatizado com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
Já se o seu cabo não foi bem projetado, você está perdendo potência no meio do caminho até o alto-falante. Mas quanto de perda de potência? É isso que a tabela acima tenta mostrar.
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.