Por: Fernando Cuzziol

Um item importante, mas nem sempre bem equacionado, refere-se ao emprego de cabos apropriados para o áudio.
Na verdade, o cabo é o componente de menor custo em uma instalação, porém, geralmente são mal dimensionados. Imagine os cabos como vias para a passagem do som: se forem de bitola insuficiente o “trânsito” congestiona, ou seja, de pouco vale o investimento em CD/DVD-player, amplificador e alto-falantes.
Os cabos são fundamentais em duas fases distintas: no transporte de energia da bateria para a aparelhagem e no circuito de áudio propriamente dito, tanto dos amplificadores aos alto-falantes quanto do gerador de áudio ao amplificador.

Completando o que já foi visto na edição anterior, os cabos de alimentação são imprescindíveis, tanto quanto a boa qualidade do isolamento e da condutibilidade do núcleo do cabo. O isolamento normalmente é de PVC e os melhores cabos vêm com fiação de cobre em têmpera extra mole, que garante flexibilidade e cobre mais puro.

Os cabos de sinal de baixo nível – conhecidos como RCA, pelo tipo de conector geralmente utilizado – conduzem um sinal de nível de áudio baixo, de 100 mV até cêrca de 4 volts, com impedância comumente encontrada de 10.000 ohms. Sobre cabos RCA veremos no próximo mês.
Por último, os cabos de alto-falantes, que conduzem os sinais de alto nível de áudio, já amplificados, são feitos com fios finos de cobre de alta pureza e devem ser bem dimensionados para não desperdiçar a potência gerada pelos módulos e prejudicar o fator de amortecimento do sistema.
Existem formulas mágicas para o dimensionamento desses tipos de cabos, mas o mais fácil de usar e de entender são as tabelas e detalhamento.

DIMENSIONAMENTO

Primeiro, verifique a potência por canal na saída de seu amplificador, depois a impedância do alto-falante. Agora é só fazer o cruzamento da coluna da potência por canal com a impedância do falante para achar a corrente no fio condutor.

Após descobrir a corrente no condutor, verifique a tabela ao lado e descubra a seção do cabo a ser utilizado:

A partir desses valores, seu cabo está bem dimensionado, atente na hora da compra para que o cabo esteja normatizado com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
Já se o seu cabo não foi bem projetado, você está perdendo potência no meio do caminho até o alto-falante. Mas quanto de perda de potência? É isso que a tabela acima tenta mostrar.

fabio codellos

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

2 dias ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

3 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

5 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

6 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.