Por: Fernando Cuzziol

Finalizando a seqüência dos artigos sobre cabos, vamos descrever algumas curiosidades e mitos sobre cabos RCA.Os conectores RCA (também conhecidos como bananas) são conectores comumente utilizados em equipamentos eletrônicos e seu nome deriva de “Radio Corporation of America”, empresa que introduziu esse tipo de conector no mercado em meados dos anos 40.
A concepção deste tipo de conectores é bem antiga. Estes foram idealizados visando a minimizar a interferência em sinais de pequena amplitude. Normalmente são usados em conjunto com cabos blindados com uma malha externa que é aterrada. A parte externa do conector macho é soldada à malha, tornando-se como que uma continuação da blindagem, evitando a indução de parasitas no sinal.
Independente da qualidade e procedência do cabo, ele sempre vai ter quatro componentes elétricos que compõe o cabo: resistência por metro, impedância, capacitância e indutância.

1 – A alta resistência diminui a intensidade do sinal, é uma resistência em série com o falante ou amplificador.
2 – A capacitância causa a limitação na resposta em freqüência do cabo, criando atenuações em altas frequências.

É como se tivéssemos um capacitor em paralelo com o cabo, que direciona os sinais de alta frequência para o terra. Quanto maior a capacitância, mais baixa é a frequência em que isto começa a ocorrer. Para cabos curtos a capacitância não chega a ser o maior problema, exceto quando temos aparelhos com deficiências de projeto.
3 – A indutância também atua como um filtro low pass (passa baixa), isso faz com que o cabo não deixe passar altas freqüências, e possui um efeito muito mais danoso para o sinal de áudio.
4 – A impedância, em sistemas de áudio, não é levada em consideração, pois estamos considerando o uso em baixas frequências.
Estes quatro componentes, que podem ser menores ou maiores em valor, sendo que quanto menor a resistência, capacitância e indutância, melhor o cabo, pois o sinal passa com a menor alteração possível.
Deve-se lembrar que as diferenças, ao contrário do que muitos dizem, não significam que seu sistema sonoro mudará da água pro vinho. Ele melhorará sim, numa proporção que depende dos outros equipamentos, mas que podem ser sentidas nos pequenos detalhes que, quando percebidos, dão outra dimensão ao ato de ouvir música. Portanto, concentre seus investimentos primeiro em amplificadores, CD Player e alto-falantes.

Algumas Recomendações:
NUNCA puxe um RCA pelo cabo na hora de desplugar, sempre puxe pelo conector, segurando-o firme pelo meio e sem rodar, evitando romper a junção do cabo ao conector.
Passe os cabos com cuidado, evitando quinas e locais onde exista algum metal que possa cortar ou dobrar muito o cabo, caso o cabo se rompa ou tenha problema de circuito aberto, não convêm fazer uma emenda no meio do cabo, sendo necessário substituí-lo.

Nos cabos RCA, os problemas encontrados geralmente ocorrem nos plugs e juntas entre conector e cabo, estes pontos são os mais exigidos, onde a flexibilidade do cabo pode evitar transtornos com mal contato.

Se o plug é de boa qualidade o conserto é simples, precisando apenas cortar o cabo e fazer novamente a solda. Uma boa conexão entre plugs (macho e fêmea), depende de um bom contato entre os dois, alguns conectores machos não tem pressão suficiente e acaba sem fricção para fazer o contato com precisão, ficando frouxo, assim causando problemas de sinal e até ruídos; para evitar teste a pressão do seu conector macho e se necessário, procure por outro de melhor qualidade.
Os cabos RCA existem a muito tempo e existem vários modelos. Alguns possuem um fio que passa entre os dois cabos. A função deste fio é aterrar os equipamentos, reduzindo os efeitos deste distúrbio elétrico.
Nunca utilize este fio como remoto.

Alguns cabos contam com tripla blindagem:
1ª Blindagem:
 Formado pelo par trançado (2 fios enrolados um sobre o outro, como em cabos de rede, sendo que um deles conduz o sinal e o outro é o terra). Este trançado possui grande imunidade a ruídos.
2ª Blindagem: Uma malha metálica que envolve os condutores, e é ligado ao terra nas duas pontas, ou em apenas uma delas (caso de cabos que possuem a direção do sinal especificada).

3ª Blindagem: Uma capa de filme metálico que cobre a segunda blindagem formando assim a tripla blindagem.
Existem vários tipos de cabo RCA, os mais comuns são:
– Os coaxiais (um condutor central, que leva o sinal, e é envolvido por uma malha ligada ao terra)
Esses cabos são muito utilizados em antenas, pois possuem pouca perda de sinal e baixa capacitância, mas possuem menor imunidade a ruídos
– Os trançados sem blindagem (apenas um par trançado)
– Os trançados com blindagem (onde existe uma fita metálica ou uma malha ao redor do par trançado).
Os trançados possuem maior imunidade a ruídos. Os cabos mais baratos são coaxiais de baixíssima qualidade, formados por um condutor central flexível fino, e uma malha formada por poucos condutores, apresentando péssima imunidade a ruídos.

fabio codellos

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

2 dias ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

3 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

5 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

6 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.