Destaques

Cadillac XT5 – Um americano de estilo marcante

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

Pioneira no lançamento de veículos utilitários esportivos, com a Chevrolet Suburban, a General Motors oferece uma ampla gama de modelos, tanto nos Estados Unidos como em outros países onde opera. Divisão de veículos de luxo da GM, a Cadillac não fica fora da tendência e, além de seis modelos de carros, oferece dois de SUVs: o grandalhão Escalade e o XT5, novo modelo que substitui o SRX.

Como você já deve ter lido nas nossas reportagens, os SUVs médios são os mais vendidos em todo o mundo e é nessa categoria que se enquadra o XT5, embora para os padrões brasileiros ele seja considerado um modelo grande.

 

Classificado pela Cadillac como um “crossover”, o XT5 é o primeiro a ser lançado entre os quatro programados pela marca a curto prazo, que também levarão a designação XT, que significa Crossover Touring.

Projetado de acordo com as últimas tendências, ele se destaca pela construção em materiais leves, que melhora a performance e reduz o consumo de combustível, e pela nova estrutura, que aliada ao design permite aumentar o espaço interno sem implicar em aumento de volume.

Segundo a Cadillac, o XT foi projetado “de dentro para fora”, com foco nos ocupantes, de forma a oferecer mais espaço, mais tecnologia, mais luxo e mais eficiência no consumo de combustível.

O modelo tem como alvo outros SUVs de luxo como o Audi Q5 e o Mercedes-Benz GLE, por exemplo, oferecendo vantagens como menor peso, maior espaço interno e mais conforto para os ocupantes.

Visual diferenciado

O ponto que chama mais atenção é o visual. Num mercado em que a maioria dos SUVs adota linhas fluidas e visual mais light, a Cadillac preferiu investir em linhas mais retas e agressivas para o XT5, no entanto sem abrir mão da harmonia. Com caixas de rodas explorando ao máximo a largura do novo SUV, fica clara a intenção dos designers da Cadillac em privilegiar o espaço interno.

Veja nas fotos a posição do eixo traseiro, quase na extremidade do veículo. Aqui e ali detalhes remetem ao Escalade, irmão maior e mais velho, mas não abrem mão da personalidade própria. O novo SUV é oferecido em quatro opções de acabamento. Além da padrão, estão disponíveis as versões Luxo, Luxo Premium e Platinum. Essa última, que já era oferecida nos carros da Cadillac, é oferecida pela primeira vez num SUV da marca. Com isso o preço de tabela sugerido varia de 39 mil a 62 mil dólares.

Interior refinado

Não foi só no visual externo que a Cadillac caprichou. Por dentro, o XT5 deixa evidente que seus designers sabem que o dono de um “Caddy” não deseja só presença, mas muito conforto, espaço e refinamento, aliado à tecnologia de ponta. O acabamento interno oferece uma grande variedade de materiais e combinações para que o proprietário possa ter um veículo que se aproxime ao máximo da sua personalidade: são nada menos que cinco opções de acabamento, incorporando materiais como couro, fibra de carbono, três tipos de madeira de verdade e dois tipos de alumínio.

No quesito de equipamentos, além de itens que já se tornaram padrão para SUVs de luxo, o destaque do XT5 é um inovador retrovisor com tela LCD, que incorpora câmara de ré cuja imagem é processada eletronicamente, removendo do resultado final passageiros que estejam do banco traseiro, as colunas e o teto, como se o motorista estivesse olhando para trás pelo vidro traseiro. O sistema multimídia é um Bose Studio Surround dotado de 14 alto-falantes.

Para permitir que cada proprietário personalize ainda mais o seu XT5, a Cadillac oferece uma grande variedade de acessórios, como um elemento que oculta o engate traseiro, pintado na cor da carroceria; estribos; suportes para tablets na parte traseira dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros e fones sem fio de dois canais com a opção de sistema de cancelamento de ruídos.

Completam a lista diversas opções de acessórios para fixação de cargas, desde os mais tradicionais até os que aproveitam os bem sacados trilhos instalados no assoalho da área de carga.

 

Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos
fabio codellos

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

2 meses ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

6 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

6 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

9 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

9 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

10 meses ago