Quando pensamos em um carro novo, logo nos vem à cabeça o modelo desejado. Alguns itens meramente visuais nos fazem esquecer das perguntas mais importantes (pois a empolgação em adquirir um carro novo nos leva a isso). Agora, vamos comentar tópicos importantes na compra de um veículo zero km.
Com modelo, cor e motorização definidas, vamos aos opcionais. O correto seria o carro vir completo de fábrica – mas, na maioria das vezes (por questão de preço), isso não é possível. Então, vamos aos acessórios:

1. Ar condicionado e direção hidráulica: em nossa opinião, estes itens de fábrica são fundamentais e insubstituíveis para o conforto do condutor e garantia da correta operação destes sistemas. Por serem acessórios complexos e muito integrados à estrutura mecânica (undercar e underhood) do veículo, é recomendável evitar a instalação deste tipo de acessório depois da compra do modelo – não recomendamos nem mesmo tal trabalho feito por concessionárias!

2. Vidros elétricos: preferencialmente, de fábrica. Porém, este tipo de acessório pode ser colocado em lojas especializadas de instalação (de som e acessórios) ou mesmo nas autorizadas (concessionárias) sem nenhum problema e com um mínimo de risco para o carro. Apenas verifique sempre a procedência do kit e a experiência da equipe de instalação com o vendedor, pois esse item possui diversas formas genéricas no mercado. Lembre-se: no final, em caso de problemas, o único prejudicado é você mesmo.

3. Travas elétricas de portas e alarme: itens de extrema funcionalidade para o usuário no dia -a-dia corrido. São itens de segurança interna do veículo que, interligados com os vidros elétricos, proporcionam extremo conforto e agilidade ao usuário. Neste ponto, vale uma observação – a grande maioria dos sistemas e equipamentos de alarme e travamento oferecidos no mercado são de alta qualidade e tecnologia reconhecida, com aplicação (instalação) fácil e que pouco mexem ou interferem na originalidade do veículo. Porém, não são originais de fábrica! Esse tipo de acessório original de fábrica vem somente em modelos top das montadoras. Desconfie de veículos populares zero km, 1.4 ou mesmo 1.6 com esses acessórios (oferecidos como de fábrica) à venda, pois seguramente foram instalados pela concessionária, da mesma forma que seriam instalados (a um preço muito menor) em qualquer loja de som e acessórios. Este é o lucro da concessionária, e ela geralmente faz o jogo de oferecer um produto original de fábrica quando ele NÃO É!!!! Certifique-se com o vendedor da originalidade dos itens do veículo escolhido (a nota fiscal de venda do veículo é um bom começo, e há mais documentos que comprovam se os itens são mesmo originais da montadora).

4. Sistemas de áudio: estão subdivididos em três tipos – “preparação parcial de som” (quando o veículo possui apenas os fios de áudio e alimentação – chicote – distribuídos internamente no veículo). Ou seja: fios de áudio nas portas dianteiras e na parte traseira, podendo ser nas portas ou mesmo nos braços laterais do tampão. Tudo isto mais a alimentação positiva, negativa, ACC, lanterna em uma tomada de concessão rápida no painel do veículo, podendo vir com antena, depende do fabricante. É bem diferente da “preparação de som” completa, que é o mesmo sistema citado acima – só que incluindo os alto-falantes e a antena original (que pode estar disposta no para-brisa ou teto do veículo). Já o sistema de áudio completo é quando todos os itens anteriores – com a adição do CD/DVD player de fábrica – vêm inclusos

É importante lembrar que, quando vamos comprar um carro, a primeira questão a ser abordada pelo vendedor é a perda de garantia do veículo, amedrontando o comprador e forçando-o a buscar os acessórios na própria concessionária, tirando com isto o direito legítimo de escolha do cliente. Isso é puro argumento de venda: a garantia do fabricante existe, sim, e é muito severa com erros de maus profissionais, o que, na nossa opinião, é corretíssimo. Mas as concessionárias – ao fazerem a instalação de sistemas estranhos ao veículo – também estão burlando esta garantia de fábrica! Por isso, quando vamos executar algum serviço em um veículo (principalmente zero km), devemos tomar algumas precauções. São elas:
– Nunca – em hipótese nenhuma – se pode cortar um fio do chicote original do veículo (jamais!).
– Quando precisarmos ligar algum dispositivo (seja ele de segurança ou mesmo conforto) devemos “linkar” os fios ao chicote, sendo que a alimentação deste sistema deve sempre estar off-board do sistema do carro (isto é, deve-se ligar diretamente na bateria junto a uma porta fusível de segurança).
– Nos sistemas de áudio, devemos sempre usar uma tomada reversa para instalar o CD/DVD, evitando assim o corte desnecessário de fios.
– Ainda, um fator muito importante é o consumo – hoje em dia, com amplificadores cada vez mais potentes, então, vem a questão: “Posso colocar no meu carro zero? E a garantia?”. Pode, sim. Não há problema nenhum, desde que o profissional calcule o consumo do som mais o do veículo versus o que a bateria e o alternador pode oferecer de reposição. Esta diferença deve ser sempre positiva para o lado da recarga, e nunca do consumo. Caso contrário, adeus garantia do fabricante – e com razão!
Esperamos poder ter contribuído para sua próxima compra, para que ela seja mais consciente, mantendo-o bem informado do que se passa nas “entrelinhas”. Boas compras!

Confira a matéria completa na 31ª edição da Revista AutoMOTIVO

fabio codellos

View Comments

  • Ola e se vem som de fabrica usar conversor rca ? e qual seria um q num de muita perca de qualidade?

    • Vinicius, aqui temos que ser imparciais quanto as marcas do mercado. O que voce pode fazer é pedir um auxilio para a pessoa que for desenvolver seu projeto, mas deixo claro desde já que perder será inevitável.

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