Dono de uma economia forte e cada vez mais moderna, terceiro maior mercado do Nordeste, décimo-primeiro mercado automotivo do país e dono de 3% de toda a frota nacional de automóveis e veículos comerciais leves, o Ceará tem uma população estimada pelo IBGE em quase nove milhões de habitantes.
Fortaleza, a capital do estado, é o quinto maior município brasileiro, com uma população de 3,6 milhões de pessoas. Uma das capitais escolhidas como cidade-sede da Copa do Mundo 2014, recebeu importantes investimentos em infraestrutura para se adequar para o evento.
É lá que ficam distribuidoras de destaque no mercado de equipamentos de som e acessórios automotivos, como a Graves & Agudos, distribuidora fundada em meados de 1997 por Tom Abreu e que, quase 20 anos depois, se tornou uma das mais reconhecidas distribuidoras de acessórios do mercado nordestino.
Mudando para crescer
Disposta a ampliar a sua atuação, a Graves & Agudos acaba de se mudar para um amplo prédio próprio, especialmente projetado e construído para atender as necessidades específicas de uma distribuidora, com 1.000m2 de espaço de estoque, além das áreas administrativas.
“Batalhamos muito, por muito tempo, passamos por vários endereços, de uma casa para outra e construir o nosso prédio próprio foi a realização de um grande sonho. Para nós é um grande marco; é um momento de grande satisfação”, afirma Tom.
“Numa região tão sofrida, é importante mostrar para os parceiros e amigos que é possível atingir os nossos sonhos e objetivos quando tudo é feito com carinho e dedicação”, ele complementa.
O novo prédio foi um marco para a Graves & Agudos, pois Tom aproveitou para fazer diversas mudanças e introduzir novidades. Um exemplo é o mix da distribuidora, hoje composto por quase 4.000 itens e que está sendo revisto.
Todas as mudanças devem dar ainda mais agilidade e eficiência à Graves & Agudos, apesar de terem gerado alguns problemas momentâneos. Tom lembra que foi um “um período de turbulência”, com problemas com as linhas telefônicas e alguns atrasos com a entrega de produtos, mas os clientes souberam compreender.
“Queremos e vamos construir a melhor empresa do setor automotivo no estado do Ceará; a melhor empresa para se trabalhar e a melhor empresa para se negociar. Queremos oferecer aos nossos parceiros lojistas a melhor empresa para fazer negócios, seja na entrega, seja no bom atendimento, seja na boa qualidade dos produtos”, explica.
Fornecedores são parceiros
Ele destaca que faz questão de buscar e trabalhar com marcas parceiras, nas quais confia, “aquelas que sabe que pode comprar, que não vai ter problemas e que pode vender e não vai ter problema com o produto na hora da venda”.
Hoje a distribuidora tem como principais fornecedores empresas como Bomber, Covertech, Kenwood, Soft, Flexitron, Galtecom, Orbe e Kostal e investe na sua própria marca, que é a Top Vidros.
Tom conta que os kits da marca são montados há quase 10 anos, utilizando componentes fornecidos por fornecedores de primeira linha, como Flexitron, Soft e Kostal e afirma que essa é uma das marcas de vidros mais vendidas no Nordeste e que é “o seu xodó”.
Ele destaca a importância da seleção de fornecedores para uma distribuidora, lembrando produtos oferecidos por importadores sem tradição que acabam usando o preço como principal argumento de venda: “se a gente pega um produto simplesmente porque ele é barato, inclui no portfólio e depois lá na frente ele gera problema para o nosso cliente, isso vai ser um problema para a nossa empresa”.
“Procuramos ter no portfólio produtos que estejam sempre entre os mais pedidos pelos clientes, lembrando que o nosso mix de clientes é bastante variado, com lojas de acessórios, oficinas, montadores de vidros elétricos, oficinas de pintura, concessionárias de automóveis e de caminhões”, ele complementa.
“Se sempre tivermos para oferecer produtos que sejam interessantes para os clientes, vamos estar sempre na crista da onda e é o que procuramos fazer. Tem de saber equilibrar o que o mercado precisa e o que de melhor a empresa pode oferecer, pois oportunidades se tem a toda hora”, diz Tom, lembrando que o mercado nunca cai por inteiro.
ENAN é segredo na estratégia
Ele revela que “em meados de janeiro já estou programando um negócio maior para poder chegar com um poder de barganha na hora da compra e na hora das negociações junto aos fornecedores, conseguir tirar um algo mais, algo que seja melhor para a nossa empresa e também para o fornecedor. Em função de um volume mais expressivo de compras é possível conseguir um desconto melhor, uma negociação mais interessante”.
“Quem está no ENAN são os distribuidores mais conceituados, então o fornecedor também já vai com as portas mais abertas para encontrar esse tipo de distribuidor, porque ele vai encontrar lá as pessoas mais gabaritadas para fazer negócios. Então, ele já vai com a carta na manga para poder oferecer aos distribuidores, vai fazer o que puder de melhor”, complementa.
“O ENAN nos deu a condição de anualmente termos um encontro marcado com os nossos fornecedores, pelo menos os principais. Lá a gente pode estar junto e revigorar o relacionamento. Estar presente é importante, o distribuidor diz ‘eu vou estar no ENAN novamente’. Por isso, como distribuidor, eu vejo que é o principal evento do setor automotivo hoje no Brasil”.
Carteira bem equilibrada
Outro ponto destacado como importante é a composição da carteira de clientes da Graves & Agudos, que conta hoje com pouco mais de 800 empresas, com um mix bem balanceado. “A nossa visão sempre foi trabalhar com uma linha puxada para original para atender a linha de vidros elétricos, lojas que trabalham com montagem de vidros elétricos, concessionárias, concessionárias de caminhão – que a gente tem atacado bastante – as oficinas mecânicas”, ele explica.
Embora o mercado como um todo esteja progredindo, há problemas localizados. Tom cita como exemplo o segmento de som automotivo mais “pesado”, que localmente é chamado de “trio elétrico”, que sofreu um baque muito grande no seu mercado. Segundo ele, em função da variedade do seu mix de clientes, foi possível minimizar os efeitos dessa queda.
Distribuidora de São Paulo investe no Nordeste
Outra importante player no mercado cearense é a filial da Danfab Distribuidora de Acessórios, que tem como gerente Anderson Vieira. Segundo ele, a filial é muito bem aceita no mercado local, principalmente pelo foco integral em acessórios e pelo trabalho forte.
Aberta há mais de três anos no Ceará a filial conta com uma equipe bem estruturada, com quatro vendedores internos e dois externos, totalmente dedicados aos acessórios e ao segmento de som, principalmente o pesado.
Para 2014, os planos são de expandir a atuação da filial para outros mercados do Nordeste. Hoje, além do estado do Ceará, também são atendidas algumas cidades do Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte.
Anderson destaca que o mix de produtos não é o mesmo da Matriz, citando como exemplo o caso da Bepo, exclusividade da filial. Segundo ele, o mercado local tem grande número de pick-ups.
Alguns dos destaques da linha de produtos são os engates automotivos, as capotas marítimas, o som pesado e os faróis de milha, atendidos com produtos de empresas como Engetran, Flash Cover, Eros e Suns Faróis.
Segundo Anderson Vieira, o mercado local não apresenta dificuldades para trabalhar. “Fortaleza cresceu muito e ainda tem muito espaço para crescer. O único problema é conseguir mão de obra qualificada”, explica.
Confira Galeria das lojas que estão localizadas na Avenida Bezerra de Menezes em São Gerardo – Fortaleza, referência da região.
Por Wilson R. Codellos e Amadeu Castanho Neto
Fotos: Equipe RA e Divulgação
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Boa tarde estou abrindo uma lojinha de acessorios , fumê, envelopamento, leds, xenon e estava atras de uma destribuidora e ouvir falar de vocês, como faço pra min adquirir produtos para revenda?