Mais do que um conceito, é um legítimo representante do futuro.
Com o Cactus, a Citroën propõe um novo conceito para o futuro dos modelos da linha C: livrar-se do supérfluo e dar mais valor a tudo o que participa do bem-estar. Apresenta design exclusivo e destaca a usabilidade, conforto e tecnologias fáceis de serem utilizadas.
Segundo a Citroën três aspectos devem ser destacados: Design, Concepção e Tecnologia, os quais são apresentados com mais detalhes a seguir:
Um design puro e funcional
Reconciliar a estética e o uso. Este é o principal diferencial do Cactus, conservar somente o essencial. E partindo deste princípio o concept CITROËN Cactus parece ao mesmo tempo inédito e evidente, fácil de memorizar, à imagem dos carros que marcaram sua época.
Um estilo fácil de identificar com suas superfícies puras e lisas na cor branca, vidro traseiro e teto flutuantes e alguns detalhes que traduzem a exclusividade do modelo, como a proteção com os Airbumps, moldura preta nos para-lamas, arcos de teto preto, luz a bordo, entre tantos outros.
Um dos exemplos que aliam design e funcionalidade é o Airbump, colocado nas laterais e nos para-choques. É a expressão de uma nova abordagem que devolve ao design uma função. O Airbump reforça o estilo do CITROËN Cactus, acentuando seu estilo, sua originalidade e suas possibilidades de personalização. Ele oferece, além disso, uma verdadeira proteção contra as agressões do dia a dia. Seu material flexível dispõe de um tratamento que resiste aos riscos e integra cápsulas de ar que amortecem os choques.
As dimensões de 4,21m de comprimento e 1,75m de largura também foram pensadas para darem eficiência ao veículo e conforto na direção.
A frente caracteriza bem a identidade visual dos futuros modelos da linha C, com superfícies lisas e uma assinatura luminosa tecnológica com DRL, luzes em LED e faróis integrados aos Airbumps.
Já a traseira segue o mesmo princípio, com LEDS em efeito 3D integradas ao amplo Airbump, que protege o porta-malas.
Este design único é também a promessa de um espaço interno convivial, ergonômico e confortável. A ausência de vidros laterais, de vidro traseiro e de montantes laterais, convida, aliás, a descobrir um universo interno totalmente repensado em arquitetura, mas também do ponto de vista do tratamento das cores e das matérias-primas.
Uma concepção astuciosa
Primeiro objetivo: liberar espaço para o motorista e seus passageiros.
Esvaziar o espaço interno para oferecer-lhes mais facilidade e convivência, ou seja, mais conforto.
O painel de bordo fino e flutuante permite liberar totalmente o assoalho, enquanto o passageiro dianteiro se beneficia de um espaço na parte superior para guardar objetos generosos.
Este resultado foi obtido com a adoção de uma interface 100% digital, que permitiu a reorganização da área de direção, com a substituição do painel de instrumentos por uma tela de 7 polegadas, a supressão dos botões de comando a favor de uma tela tátil de 8 polegadas, permitindo o acesso às funções de climatização, áudio, navegação, serviços conectados e ajudas à direção, o deslocamento do air bag do passageiro para o teto e a supressão da alavanca de troca de marchas tradicional a favor de um push de seleção, localizada na parte inferior do painel de bordo.
Os assentos dianteiros se beneficiam também desta nova abordagem arquitetural: eles foram desenhados como um sofá para maior conforto e convivência.
O teto panorâmico dotado de um tratamento térmico que deixa passar a luz, mas não o calor são mais um toque deste conforto a bordo. Ele protege dos raios UV com propriedades comparáveis àquelas de óculos de sol de categoria 4.
Segundo objetivo: proporcionar um ambiente chique e descontraído.
O revestimento dos assentos e das portas compõe-se de uma combinação de dois materiais que fazem referência às mobílias contemporâneas: um tecido em algodão azul tingido e um couro natural, que se encontra também no painel de bordo e no volante.
Uma referência ao universo do mundo das bagagens, o porta-objetos superior do painel de bordo e os puxadores de portas foram tratados pelos designers como elementos de decoração das malas de viagem.
As decisões tomadas no CITROËN Cactus propõem uma nova experiência de direção totalmente tranquila para voltar ao prazer e à liberdade de andar de carro. Um prazer simples que é compartilhado e vivido no dia a dia.
Tecnologias fáceis de usar
Fáceis de usar, econômicas e ecológicas, acessíveis a todos e conectadas. As tecnologias do CITROËN Cactus são decididamente orientadas sobre as novas necessidades dos consumidores.
A nova cadeia de tração Hybrid Air é uma delas. Esta solução full híbrida associa o ar comprimido e a hidráulica a um motor a gasolina da família PureTech. Um know-how oriundo dos genes da Marca que permite apresentar desempenhos bem diferentes: menos de 3 l/100 km de consumo.
Essa tecnologia, com um impacto ambiental reduzido (sem bateria adicional), é acessível à maioria graças a: um custo de utilização atrativo (45 % de ganho em consumo em rodagem urbana) e a uma manutenção facilitada pela associação de tecnologias já comprovadas. Digital, tátil e conectado! Todos os comandos são agrupados em uma tela tátil de 8 polegadas instalada no centro do painel de bordo.
Ergonomia, facilidade de utilização e acesso ao CITROËN Multicity Connect. O motorista e os passageiros se beneficiam de um portal de aplicações conectadas a internet, que leva em conta os dados do veículo (quilometragem, velocidade, autonomia e posição GPS) para fornecer informações adaptadas a suas necessidades (advertência sobre as zonas de risco, localização dos postos de gasolina, locais turísticos etc.).
Por: Denise Andrade
Fotos: Divulgação
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.