Civic Si: aceleramos o esportivo raiz da Honda

Em corpo de cupê, com câmbio manual de seis marchas e 208cv, ele vai muito além de uma proposta jovial

Os carros médios já deixaram há muito tempo o câmbio manual e novidades recentes, como o Polo e Virtus GTS, só vem de fábrica com transmissão automática. Para fugir da mesmice a Honda passa a oferecer no mercado a partir de agosto o Civic Si, com visual exclusivo de um cupê, motor 1.5 turbo e câmbio de seis marchas para delírio dos puristas. A revista AutoMOTIVO acelerou a novidade à venda no país por R$ 179,9 mil em versão única.

Mas por que o Civic Si é tão mais caro que o sedã? Primeiro pela fórmula da motorização, segundo pela carroceria duas portas e terceiro pelos itens visuais internos e externos que o distinguem facilmente do três volumes. 

Visual instigante

Tudo começa com o visual aprimorado. Por fora a grade ganha um contorno reforçado em preto brilhante, faróis em LED e na traseira o grande aerofólio é ponto de destaque bem como o corte da carroceira em formato cupê com duas portas. Por dentro os bancos em formato concha, inteiriços, em tecido e com o logotipo bordado combinam com pedaleiras de alumínio e detalhes do painel com acabamento exclusivo. O cluster é digital com elementos na cor vermelha ganha novos contornos ao acionar o modo “Sport” no console central. 

O visual fica mais completo com o conjunto de pneus Goodyear F1 235/40 R18 com rodas na cor preta, exclusivas da versão e que tendem a ser copiadas pelos fabricantes locais.

Motor ágil 

Diferente do motor usado no sedã que é um 2.0 aspirado flex de 155cv, o novo Civic Si traz o melhor propulsor da linha Honda que infelizmente não é fabricado no Brasil. Entra em ação o 1.5 turbo de 208cv e 26,5kgfm com injeção direta movido a gasolina. Este propulsor foi lançado mundialmente em 2013 e hoje é oferecido no CR-V e HR-V Touring mas nesta nova versão ganhou intercooler ampliado e mudanças na turbina para melhorar seu rendimento. Na linha 2020, o Civic Si também tem relações do câmbio 6% mais curtas o que melhora a performance. A transmissão de engates curtos deixam o passeio ainda mais divertido.

Ao acelerar o carro é perceptível a mudança ainda que o som esportivo, típico de um quatro cilindros, seja emulado pelo sistema de sonorização do carro. A suspensão conta com reforço nos amortecedores, molas e nas barras estabilizadoras que dão ao carro outra experiência de condução. Há ainda diferencial de deslizamento limitado para maior controle, buchas sólidas e braços de controle diferentes do Civic sedã nacional. 

Com tudo isso, a experiência de condução é muito diferente no Civic Si. Para fãs de modelos esportivos, todos os “detalhes” de ajuste de suspensão combinados com o motor 1.5 turbo mostram a competência de preparação do carro que se mostra dócil no uso urbano mas quando convocado para acelerar, supera facilmente carros com o mesmo perfil. Se por um lado o valor fica muito aquém do modelo sedã por outro é injusto chama-lo de “apenas” um Civic comum.

Marcos Camargo

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