O Brasil está enfrentando uma pandemia mundial. Todos os 27 estados, mais o Distrito Federal foram atingidos, alguns com mais gravidade e outros com menos com relação à saúde da população.
Devido a esta pandemia, o Brasil tem enfrentando uma outra crise, tão séria quanto, que é a econômica. Várias empresas de diversos setores precisaram fechar as portas, e no mercado de acessórios automotivos não foi diferente.
Todo este cenário gerou muita preocupação e incertezas, além de ter causado queda de renda. Por isso, a AutoMOTIVO entrou em contato com grandes Distribuidores de diferentes regiões do país, para saber como eles estão lidando com esta crise.
DASA – Distribuidora NACIONAL, que atua em todos os Estados do país
Rogério Giestas – Diretor de Produtos
“Neste momento difícil para todos, a Matrix reforça a necessidade da nossa união. Para proporcionar segurança e conforto ao funcionamento do transporte de bens essenciais e dos profissionais, cujo trabalho se faz imprescindível, estamos fazendo nossa parte. Mantemos nossas atividades comerciais em operação em todas as filiais, com atendimento telefônico, e em nosso canal on-line, com entregas para todo o Brasil.
Considerando que o momento é importantíssimo para as vendas via e-commerce, destacamos que estamos muito bem preparados com estoques e condições comerciais para abastecer todos os lojistas que atuam na internet, desde as menores lojas que vendem via plataformas como Mercado Livre, B2W, Via Varejo, Magazine Luiza e Amazon, até as grandes lojas com representatividade nacional. Por se tratar de uma venda sem contato pessoal, e baseada no delivery, sua importância cresce nesses dias de recolhimento social.
Importante destacar que grande parte dos componentes dos produtos que distribuímos é importada, ou tem seus preços cotados em dólar, e a grande variação cambial que está ocorrendo deverá reposicionar muitos preços para cima. Nesse momento, estamos trabalhando com estoques embasados em custos antigos, prestando atendimento rápido, e contribuindo para que as vendas virtuais de nossos mais diversos clientes continuem ativas.
Enquanto isso, estamos tomando todo o cuidado necessário para garantir a segurança e a saúde dos nossos colaboradores, seguindo rigorosamente as recomendações do Ministério da Saúde, protegendo as vidas que trabalham conosco. Tudo para oferecer mais tranquilidade para o Brasil continuar rodando com segurança e conforto. ”
DIC SOM – Distribuidora Regional, que atua no interior do Estado de São Paulo
Daniel Moita- Diretor
“O início foi uma surpresa e tanto e não tivemos a noção da dimensão do problema, digo em todos os sentidos: paralisação, remanejamento, adaptação, entre outros. Com isso tivemos que nos enquadrar conforme normas de prevenção.
Elaboramos um planejamento, e semanalmente reavaliamos as decisões baseadas em dados e informações da semana. Assim decidimos quais os próximos planos de ação a ser tomados. De início demos férias para 90% dos colaboradores. E agora que praticamente todos estão retornando de férias, vamos aderir a uma única ação que o Governo disponibilizou: vamos suspender temporariamente o contrato de trabalho de 20% dos colaboradores e reduzir a jornada de 50% deles. Assim manteremos 30% da força trabalhando normalmente, o que no momento é o suficiente devido a demanda de trabalho.
Neste período de pandemia tivemos uma redução de 64% nas vendas. E a demanda pelos produtos tem oscilado bastante, temos dias muito bons e dias com faturamento zero, o que torna muito difícil avaliar a retomada do mercado. Mas não perdemos as esperança e acreditamos em nosso segmento. Acreditamos que é nesta hora que devemos unir forças para passar mais essa crise, como outras que já superamos! ”.
IRMÃOS CAVAZZANI – Distribuidora Regional com atuação na Cidade de São Paulo e Grande São Paulo
Ricardo Cavazzani – Diretor
No início fechamos a Distribuidora e permanecemos assim por 10 dias. Demos férias coletivas a 100% da equipe. Depois deste período começamos a receber consultas via whatsapp e voltamos a abrir a distribuidora, atendendo meio período.
Com a inadimplência muito alta, estávamos vendendo somente à vista. E há pouco mais de 7 dias voltamos a atender normalmente. Como a demanda e o faturamento caíram muito, mantivemos 3/4 do nosso pessoal em férias. E temos conseguido atender plenamente nossos clientes.
Fizemos uma reunião com nossos colaboradores e expusemos o planejamento, que neste momento será a utilização das férias e a redução da jornada de trabalho de 50%. A ideia é manter todos os colaboradores. Nossa empresa tem mais de 47 anos história e não será essa crise que vai nos abalar. Demoramos muito para montar a equipe que temos hoje. É uma equipe comprometida com a empresa. Eles entendem a situação do momento e veem as ações que a empresa está realizando para manter os empregos e conseguir manter as vendas.
Esperamos que com a reabertura gradual do mercado, o faturamento volte a subir, mas também devagar e gradual. E precisamos da nossa equipe para nos ajudar a retomar o crescimento.
EDUSOM EQUIPAMENTOS – Distribuidora Regional que atual nos Estados do Nordeste do país, como Pernambuco, Paraíba e Alagoas.
Eduardo Queiros – Diretor
A primeira semana de parada foi muito difícil. Muito mais por todas as dúvidas e incertezas, do que por qualquer outra questão. Depois com o anúncio da Medida Provisória 963 conseguimos fazer um planejamento e reavaliar todas as questões para manter a EDUSOM funcionando e sem precisar dispensar ninguém.
Nós aqui no Estado de Pernambuco, só estamos abertos porque sou distribuidora também de autopeças, porque nossos clientes que atuam somente com som e acessórios não puderam reabrir ainda. Diante disso, nosso faturamento caiu muito e tem ficado em torno de 20% do que faturávamos para o período.
Temos honrado todos os nossos compromissos financeiros, dando prioridade para quem nos entregou mercadoria. Alguns fornecedores acabaram ficando com mercadoria parada em algumas transportadoras e com estes eu renegociei. Nossa estratégia é ter mercadoria, estamos garantindo um estoque completo para atender a demanda que certamente ocorrerá com a retomada de mercado.
Uma grande surpresa que não poderia deixar de citar, é a que tivemos com os pequenos clientes, que em sua maioria fizeram questão de honrar os compromissos e para estes a EDUSOM tem dado inclusive crédito como forma de reconhecimento. Porque crédito nestes tempos de crise, em que a inadimplência está alta, realmente é uma prova de confiança.
Acredito neste momento é que a união faz a diferença. Se eu tenho dois pães e com um eu consigo alimentar a minha família, porque não dividir o outro? Alguns empresários, infelizmente, mesmo sem precisarem estão prorrogando pagamentos para manterem caixa, mas com isso prejudicam outras empresas, e isso não é parceria. Este é um período em que reconheceremos quem são os parceiros de verdade!
NATAL ACESSÓRIOS – Distribuidora Regional que atua no Norte e Nordeste, com sede no Rio Grande do Norte
Adno Andrade – Diretor
Este cenário que estamos vivendo agora, é algo que começamos a ver no final do ano na China, já impactando o mercado na questão de insumos e componentes, mas nunca imaginaríamos que chegaria na Europa e aqui no Brasil dessa maneira. Está sendo muito mais grave do que tudo que pudéssemos imaginar.
A Natal acessórios está atuando com metade do quadro de colaboradores, e tomando todos os cuidados de limpeza, higiene e distanciamento. Eu estou trabalhando home office. Não demitimos nenhum funcionário. Demos férias de 30 dias para metade da equipe em abril, e agora em maio, daremos as férias para a outra metade.
Estamos investindo em treinamento dos colaboradores neste momento. É hora de repensarmos muitas coisas e sairmos da nossa zona de conforto, precisamos ter toda a nossa força e bem treinada para quando essa turbulência passar.
Eu mesmo, trabalhando home office tenho trabalhado tanto quanto antes. Mas tem sido um momento importante também, para aproveitar o tempo com a família.
Sobre a retomada do mercado, aqui em Natal/RN, as lojas estão reabrindo aos poucos, parece que este primeiro momento de parada surtiu efeito, pois temos leitos de UTI sobrando, o que dá respaldo para uma reabertura gradual, mas temos que continuar com cuidados.
O nosso faturamento caiu 50%, mas agradeço por ainda ter faturamento e acredito que mesmo superando esta crise, vão ficar sequelas financeiras no mercado, para alguns mais sérias, para outros menos. Mas aprenderemos muito com tudo isso e com certeza estaremos mais fortes lá na frente!
Lá no início da pandemia conversamos com algumas empresas sobre o mesmo assunto. Você pode reler a notícia abaixo:
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.