Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios automotivos que acontece todos os anos desde 2012
Fabio R. Codellos, diretor da revista AutoMOTIVO e ENAN: Uma ligação em 2012 mudou tudo! Numa tarde, eu recebi um telefonema, (sim, não havia whatsapp) era o Ari Ricci, um importante representante do mercado me convidando para cobrir o evento da Multilaser, onde ele atuava na época. “A empresa estará fazendo um evento de 1 dia em um hotel, trazendo seus principais distribuidores e fazendo uma apresentação na fábrica e queríamos convidar a revista AutoMOTIVO para cobrir o evento”, Ari comentou. Eu disse, claro! estaremos lá. Ao chegar no evento bem cedo por volta das 7.30h, estava acontecendo um café da manhã no hotel e me deparo com os principais distribuidores do país, todo juntos no evento. Eles haviam vindo com tudo pago. Isso me deu o click que faltava para o evento da revista AutoMOTIVO que vínhamos desenhando desde 2009.
Regina Piza – Nós iniciamos a revista AutoMOTIVO em 2007, eu e o Fábio, já trabalhavámos juntos em nossa agencia de publicidade. Logo em seguida, houve a crise mundial em 2008, e ficamos estagnados sem novos anunciantes. Ainda sim, participamos do Salão do Automóvel divulgando a marca, pequenas feiras regionais e até o Salão de Acessórios de 2008 que na época tinha tudo para ser o principal evento de acessórios já que os organizadores haviam feito parceria com o piloto Émerson Fittipaldi. Um peso e tanto! Só que esta era uma feira de grandes marcas. Hbuster e Bravox eram os maiores patrocinadores, os principais, e muitas outras marcas importantes não participavam. O custo era alto em participar de uma feira tradicional de pavilhão e conversávamos com os visitantes que não estavam satisfeitos, dizendo por exemplo – a feira tem poucas marcas, essas já conheço , quero ver x, ou y marca que não está participando.
Fabio Codellos – Na próxima feira que seria organizada para 2010, fomos chamados pela organização do Salão de Acessórios para uma reunião e possível parceria. Eles nos abriram os custos da feira e podemos chegar a conclusão que seria um formato realmente que não estava adequado ao tamanho do mercado naquela época. Nós como revista, tinhamos contato já com muitas marcas pequenas (a maioria ja era pequena ou média) e sabíamos que elas não teriam condições de participar de um grande evento. Também já existia uma feira de Autopeças que dedicava uma pequena área para Acessórios Automotivos, mas não era a feira do mercado de Acessórios que estava crescendo e forte na época, principalmente o setor de som automotivo.
Então começamos em 2009 a viajar para feiras internacionais como o SEMA SHOW. Nada mais , nada menos que a maior feira do mundo de personalização e customização que acontece todos os anos em Las Vegas. Tivemos muitas ideias e pudemos perceber que o mercado americano é gigante mas proporcionava condições de todos participarem. Observamos e, é até curioso que, até empresas muito grandes não ostentavam grandes stands. Eles focavam totalmente nos NEGÓCIOS. Visitamos o SEMA SHOW em 2010, 2011 e até feiras na Tailândia e China. Foi aí que internamente na revista começamos a desenhar formas , formatos para uma feira de Acessórios no Brasil, com foco em negócios, incluindo a princípio distribuidores (que são parte importantíssima da cadeia) e fornecedores. Incluir lojistas naquele momento não seria viável, já que para isso, a feira precisaria de grande espaço e estrutura, ou seja, custo alto.
Nessa época eu e a Regina morávamos na Zona Norte de São Paulo e o escritório da revista também ficava por lá. E começamos a amadurecer esta ideia de fazer um evento de negócios, já que a revista crescia, as matérias davam muita repercussão, o editorial dela era realmente de qualidade. A Denise Andrade, que era nossa jornalista e trabalha conosco até hoje, já havia auxiliado outros mercados com feiras de negócios e adorou a ideia, começando a contribuir com sugestões e ela sempre citava o termo RODADAS DE NEGÓCIOS que é muito comum em outros mercados. Um dia, então resolvemos nos hospedar um final de semana no NOVOTEL CENTER NORTE para conhecer a estrutura que, não imaginávamos que era uma das melhores de São Paulo. Quando nos deparamos com a área de eventos do hotel, que faz parte do complexo CENTER NORTE, disse, Regina, um evento aqui um dia da revista vamos fazer!!
Então começaram os desenhos. E as dúvidas surgiam, como tudo que é inédito, é preciso avaliar as opções, desenhar e claro, testar. Quem seriam os visitantes? os distribuidores seriam os expositores e os fornecedores viriam oferecer seus produtos? ou o contrário? Qual o tempo ideal de feira? quantas pessoas? Quantas marcas? E o custo disso? mil duvidas … Fomos afinando ao longo de 2011, mas tínhamos mais dúvidas do que certezas. Nessa época a revista AutoMOTIVO já estava indo pra 4 anos e já tinhamos mais de 50 clientes anunciando seus produtos conosco. Entretanto, haviam concorrentes e algumas marcas de peso ainda não trabalhavam conosco. Lembram da ligação que mudou tudo no início da matéria aqui. Então vamos lá: Logo ao chegar no evento da Multilaser eu vi todos distribuidores reunidos juntos ali e pensei – sensacional – os distribuidores juntos numa sala dava certo e essa era uma grande dúvida que tínhamos. Nesse momento eu puxei o Ari Ricci de canto e perguntei, Ari, você é meu amigo, me diz, quanto custa pra fazer um evento desse? Ele então me abriu. Olha Fabio, a verba era R$ 250.000,00 (isso em 2011) e não deu. Precisei de mais R$ 50.000,00. E lá só se encontravam cerca de 50 distribuidores e nós ja tinhamos no nosso mailing da revista mais de 400 cadastrados que recebiam a revista. Então imediatamente pensei: Atualmente quem tem essa verba pra fazer um evento próprio? Multilaser, Hbuster talvez, KENWOOD, não lembro de mais ninguém. E se fizéssemos um evento muito maior com várias marcas e dividissemos os custos e assim, podíamos trazer mais distribuidores. Nessa hora liguei pra Regina e disse, acabei de enxergar nosso evento!!
Ao chegar no escritório da revista, chamei todo mundo e atualizamos nossos desenhos, começamos a orçar um possível evento no NOVOTEL Center Norte. A planta lá é fantástica com vários possíveis formatos modulares de salas. Em dezembro de 2011 nos reunimos, eu, Regina, Denise e decidimos. Em janeiro vamos iniciar o plano da feira com espaço inicial para 40 marcas. Anotamos tudo que entendíamos como desconforto ou dificuldades de outras feiras, e definimos soluções de conforto, praticidade o objetividade.
E o nome?
Eu estudei Design Gráfico na Universidade São Judas Tadeu em São Paulo. Fiz pós de marketing e trabalho até hoje com grandes marcas estudando identidade visual. Precisava definir o nome e marca do evento. Comecei falando de ENCONTRO AUTOMOTIVO DE NEGÓCIOS . Achei que a abreviação ia ficar esquisita EAN. Então a Regina sugeriu acrescentar o NACIONAL e isso fez toda a diferença. ENAN, desenhei a marca e estava definido o nome.
Janeiro chegou e nossa estratégia de comunicação foi enviar uma carta impressa aos Distribuidores explicando como seria o evento. E fizemos outra carta direcionada aos Fornecedores e Representantes. Lembrando ,que ,não havia mídias sociais ainda. E funcionou! a notícia se espalhou rápido, começamos a receber ligações para marcar reuniões explicando como funcionaria na prática e rapidamente conseguimos reunir 25 expositores, no caso os fornecedores. A Denise jornalista ficou encarregada de convidar um a um os distribuidores. Muitos não acreditavam que viriam com tudo pago, a Denise tinha que fazer ligação telefonica e explicar bem. A ideia era receber a indicação pelos fornecedores dos principais distribuidores do Brasil e seria pago passagem e hospedagem aos 3 maiores de cada Estado. Assim funcionou. Um fato foi marcante – Nós tivemos a certeza que o evento daria certo realmente quando recebemos ligações de marcas que ainda não tinhamos conseguido trabalhar. Uma delas foi a BRAVOX. Nesse momento, falamos, pessoal, estamos no caminho certo e vai dar certo!!! Teve até um episódio de um proprietário de uma marca que me disse Fábio, não segue nessa ideia, não vai dar certo colocar todos juntos num hotel, vocè pode colocar tudo a perder, inclusive a revista. Esse momento fiquei muito preocupado claro, pois ele é um importante player até hoje, e disse que não participaria, mas estávamos confiantes e seguimos até porque o apoio de outras empresas foi imenso. Montamos pequenas mesas com painéis atrás de cada marca. Não era nem um stand, e sim uma mesa com backdrop (um fundo com a marca). Agente ficava preocupado com a simplicidade as vezes, mas no final, esse foi um dos motivos que fez a feira um grande sucesso. Ah, aquele empresário que disse que não participaria, voltou atras e participou sim, e logo no primeiro dia me disse que ele estava errado e que a feira havia sido um sucesso. Isso me tranquilizou muito. Pela primeira vez, fizemos um raio-x do mercado pois pra nossa surpresa, era a primeira vez que muitas pessoas que já faziam negócios há anos se conheciam pessoalmente. As empresas maiores acostumadas a gastarem muito em feiras, foram as que mais apoiaram. Elas gastaram pouco e venderam milhões. No dia seguinte ao final do ENAN, nossa caixa de emails estava lotada parabenizando e agradecendo pela revista AutoMOTIVO proporcionar pela primeira vez um evento assim.
Desde 2012 rumo a 12.edição
E isso mudou o rumo do que é a revista AutoMOTIVO até hoje e até nossas vidas pois nos dedicamos cada dia pra melhorar esse evento que está indo para sua 12. edição agora em 2025. O ENAN se tornou um marco nesse mercado, sendo a referência em lançamento de produtos, promovendo marcas, revelando novas marcas e gerando milhões em negócios. Algumas marcas participam desde a primeira edição e fizemos vários amigos. Nesse meio tempo houveram vários e vãrios episódios mas aí eu conto em outra matéria. Nosso muito obrigado e vamos para o ENAN 2025!!
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