Novidades têm design ousado e são bem equipados mas falta motorização
Em 2020 o mercado automotivo ganhou duas novas opções com preço em torno de R$ 94 mil. Embora pertençam a segmentos distintos há semelhanças entre estes dois produtos. O Peugeot 208 e Nissan Versa chegaram com design ousado, mas com uma motorização antiga e já vista em outros modelos das respectivas marcas. Equipados, arrojados no desenho e com a pretensão de se destacar nos segmentos onde atuam, eles formam uma dupla alinhada pelo mesmo valor e com propostas bem distintas.
Novo Peugeot 208 review completo -motor – interior – acessórios. Veja o vídeo!
Nissan Versa
O Nissan Versa tem uma ampla oferta de equipamentos e uma proposta para avançar no disputado segmento dos sedãs compactos, especialmente os mais vendidos como Chevrolet Onix Plus e Volkswagen Virtus, além do Toyota Yaris, Honda City e HB20S.
O modelo tem um design bem atrativo com carroceria que traz fortes vincos e o característico “V-Motion” dos carros da marca, teto com efeito flutuante e espaço interno ampliado em relação ao antigo modelo, comercializado agora como Nissan V-Drive. O porta-malas tem 482 litros, o acabamento como um todo melhorou usando materiais de toque macio, bancos com a tecnologia “zero Gravity” e dimensões ampliadas (4,49m de comprimento e 1,74m de largura com 1,46m de altura) dão à novidade a impressão de um carro de categoria superior. Isso fica mais evidente ainda no espaço traseiro que ganhou 20mm e na largura ampliada.
Em relação a mecânica, o sedã nipônico não segue a tendência de propulsores turbinados e usa a mesma fórmula adotada pelo Kicks: 1.6 litro aspirado 16V quatro cilindros aspirado flex com 114cv a 5.600rpm e torque de 15,5kgfm de torque a 4.000rpm independente do combustível utilizado. A transmissão é de cinco marchas manual ou automático do tipo CVT, igualmente usada pelo “irmão” SUV.
O nível de equipamentos também agrada embora boa parte dos itens de segurança esteja presente apenas na versão mais cara. O Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem, alerta de ponto cego (que pudemos testar neste primeiro contato usando uma moto pareada com o veículo), câmera 360 entre outros itens tornam a condução mais segura mas não são únicos no segmento dos sedãs.
Peugeot 208
O Peugeot 208 estreou no Brasil com o design ousado, tanto na dianteira quanto na traseira. Além disso, o modelo é bem acabado e muito bem equipado. Por dentro, os bancos dianteiros que nesta versão usam couro e Alcantara, muito refinados para o segmento.
No entanto, o modelo peca ao ser equipado com o velho motor conhecido EC5 1.6 16V quatro cilindros aspirado com 115/118cv e 15,2kgfm de torque com câmbio automático Aisin de seis marchas (não há opção de transmissão manual). Se inicialmente ele larga atrás de concorrentes como Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
Se a ideia é partir para modelos recém-chegados em nova geração, tanto o Versa quanto o 208 devem ser referência em seus respectivos segmentos. Custando a mesma coisa, o único detalhe é convencer o cliente a pagar tanto por modelos que não trazem consigo um motor turbo, algo esperado e que nos dois casos, todos os concorrentes já dispõem.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de dezembro, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.