Um dos modelos de pick-ups mais vendidos no país, a Toyota HiLux nem mesmo é fabricada no Brasil. Ainda assim e mesmo com um preço de tabela que parte de R$100 mil para a versão de cabine simples, ela foi o 22º veículo mais emplacado até o final de maio no país e a quarta no ranking das pick-ups.
Ainda fabricada na sua sétima geração na Argentina, de onde é exportada para o Brasil, a HiLux acaba de chegar à sua oitava geração no Exterior, fazendo a sua estreia mundial na Austrália e na Tailândia, mercados nos quais ela é um dos modelos mais vendidos.
Depois de ser lançada no Japão em 1968, 47 anos atrás, a resistente pick-up da Toyota cujo nome é derivado de uma combinação das palavras “alto” e “luxo” em Inglês, se tornou um grande sucesso mundial, somando mais de 16 milhões de unidades produzidas e se transformando no carro-chefe da montadora japonesa em diversos mercados.
A HiLux é produzida em seis países – África do Sul, Argentina (de onde é exportada para o Brasil, sem impostos, graças aos benefícios do tratado bilateral), Malásia, Paquistão, Venezuela e Tailândia, país do sudeste asiático que responde por cerca de 70 por dento da produção global do modelo.
Ainda melhor
A nova HiLux, que deve chegar às revendas australianas e tailandesas no início de outubro, é ainda mais resistente que suas antecessoras, além de oferecer avanços nas áreas de conforto para os ocupantes, segurança e facilidade de condução.
Entre as principais novidades, a nova geração traz um chassis mais forte, maior proteção para uso fora de estrada, suspensões desenvolvidas especialmente para terrenos acidentados, novo câmbio manual de seis velocidades, opções de transmissões automáticas e quatro opções de motorização, sendo duas turbo-diesel de alto torque, recentemente desenvolvidas.
A rigidez da carroceria foi melhorada com reforço de pontos de solda adicionais e utilização de aço de alta resistência, com o benefício adicional de ajudar a reduzir o peso total e o ruído interno. A capacidade de carga foi ampliada para até 3,5 toneladas e a de reboque para até 1.240 kg de reboque.
Outras novidades são o tanque de combustível maior, com capacidade para 80 litros de combustível, faróis de LED e luzes de circulação diurna (DRLs). Entre outros equipamentos, a nova HiLux oferece controles de estabilidade e tração, freios antiderrapantes, sete airbags e assistente de partida em rampa.
Um pacote de suspensão, especialmente dimensionado para terrenos acidentados, foi desenvolvido pelos engenheiros da Toyota da Austrália, que foram encarregados de preparar e testar, nas estradas privadas e trilhas off-road locais, componentes e ajustes para enfrentar as duras condições do mercado local, assim como os da África do Sul, Rússia e América do Sul.
De acordo com a montadora, além de oferecer conforto comparável ao de um carro, a oitava geração da pick-up HiLux combina as melhores características de veículo utilitário de carga e de um SUV.
Carroceria e interior
A carroceria da nova geração da pick-up tem design todo renovado, com cabine sete centímetros mais longa, dois centímetros mais larga e teto ligeiramente rebaixado em relação à geração anterior. Isso foi em aproveitado pelos engenheiros da Toyota para oferecer mais espaço interno e uma posição de assento mais natural para os ocupantes dos bancos dianteiros e traseiro.
O refinado interior da cabine da nova HiLux deve muito à nomeação como engenheiro-chefe da montadora de Hiroki Nakajima, responsável pelo desenvolvimento do inovador compacto de quatro lugares iQ.
Ele dedicou atenção especial ao aproveitamento das dimensões maiores, usando assentos com menor espessura, liberando mais espaço para os ombros nos assentos dianteiros e possibilitando uma melhor posição para dirigir, com mais opções de ajuste de altura do assento, importante conquista para os ocupantes maiores. Já os passageiros do banco traseiro ganharam mais 3,5 cm. de espaço para os joelhos.
A proposta de oferecer uma pick-up com características de conforto e conveniência típicas de carros e SUVs inclui a oferta de um grande monitor touch-screen multifunção e a oferta, como equipamentos padrão, de itens de conforto e segurança como vidros, espelhos e travas elétricos, ar-condicionado e controle de cruzeiro, além de entrada e partida keyless, (sem chave).
Com o mesmo objetivo, a Toyota investiu na supressão de ruídos, vibrações e asperezas, obtida com uma carroceria de estrutura aprimorada, que ajuda a prevenir que ruídos mecânicos e da estrada entrem na cabine, novos motores diesel muito mais silenciosos e revestimento adicional de material fonoabsorvente.
Por enquanto ainda não existem indícios da chegada da nova geração da HiLux ao mercado brasileiro, embora não seja impossível que ela esteja no stand da Toyota no Salão do Automóvel de 2016.
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