Conhecer os lançamentos pode ser importante tanto para os fabricantes, que acompanham as novidades para também oferecer acessórios exclusivos aos seus clientes, como para distribuidores
e lojistas já irem preparando espaço em seus estoques para novos produtos.
Citroen C4 Picasso e C4 Grand Picasso – Apresentados no início do ano passado, os novos Citroën C4 Picasso e C4 Grand Picasso chegam ao Brasil entre maio e junho de 2014. Totalmente novos, os monovolumes estrearão no Brasil a plataforma modular da PSA, chamada EMP2. Outra boa novidade será o motor 1.6 THP à gasolina que rende 155cv de potência e câmbio automático de seis velocidades, que substitui o 2.4 de 145 cv e câmbio de quatro marchas da geração anterior.
Renault Captur – Especula-se que o modelo deve começar a ser importado para o Brasil (da França) agora em 2014, em cota anual de aproximadamente 9.600 unidades (livres do pagamento bruto do IPI, de acordo com normas do programa Inovar-Auto). Isso, claro, se a Renault optar por importá-lo.
Cerca de 90% dessa cota será de Captur, ou seja, aproximadamente 8.600 unidades do SUV compacto serão trazidas por ano (média de 720 carros por mês).
Honda Fit 2014 – Visual moderno, amplo espaço interno e conjunto de soluções funcionais marcam a versatilidade do Fit. Sucesso de vendas e o mais premiado da categoria. Em 2014 chega a nova geração, que ganhou visual mais arrojado e está ainda mais gostoso de dirigir. Dentre as poucas informações reveladas, já podemos confirmar que o hatch com jeito de minivan terá novo câmbio automático com trocas mais suaves e será ligeiramente maior que o atual, que já é bastante espaçoso. O motor 1.5 receberá melhorias para render mais que os 116 cv de hoje, enquanto o motor 1.4 de 101 cv pode dar lugar a um 1.3 com maior desempenho.
Porsche Macan – O SUV compacto que a marca acaba de apresentar no Salão de Los Angeles e que já está confirmado para o Brasil, chega entre março e abril deste ano, com preço abaixo dos cerca de R$ 349 mil do Boxster.
A plataforma é a mesma do Audi Q5, porém amplamente modificada para os engenheiros da Porsche alcançarem seus objetivos. No lançamento, o motor da versão de entrada S será um 3.0 V6 à gasolina de 340 cavalos e 46 kgfm de torque, capaz de levá-lo a 100 km/h em 5,5 segundos e máxima de 254 km/h.
Em seguida vem o Macan S Diesel, novamente com um V6 de 3.0, mas movido a diesel, e capaz de gerar 258 cv e 58 kgfm de torque, que o permite chegar a 100km/h em 6,2 segundos e uma velocidade máxima de 226 km/h.
Quem brilha é o Porsche Macan Turbo, com um 3,6 litros V6 que gera 400 cv e 55 kgfm de torque, capaz de levar o SUV aos 100 km/h em 4,8 s e a uma velocidade máxima de 269 km/h. Pra quem espera mais ainda, deverá ser lançada uma versão Turbo S, ainda mais potente. Também estão nos planos motores menores, de quatro cilindros.
Honda Civic Si – O lendário Honda Civic Si deverá voltar ao mercado brasileiro em 2014. Ele será importado dos EUA, onde é produzido em versão coupé duas portas.
O modelo mantem as semelhanças com a versão sedã, mas para a linha 2014 ganhou novo para-choque. A peça foi redesenhada e ficou com visual mais agressivo, com grade no formato de colmeia e entradas de ar em formato dinâmico. Na lateral, vincos e traços que cortam o carro deixando perfil mais baixo. O motor será o mesmo 2.4 i-VTEC agora com 24,05 Kgfm de torque e 205 cavalos, quatro a mais que o modelo 2013, graças a um novo sistema de exaustão.
LIFAN 530 – As montadoras chinesas estão investindo bastante no mercado brasileiro, e para substituir o Lifan 520, aí vem o modelo 530. Com um design inspirado no Toyota Vios, o automóvel vem bem mais bonito, moderno e bem equipado que seu antecessor. A dianteira vem com faróis dupla parábola com máscaras negras, faróis de neblina, grade com frisos internos cromados e retrovisores com repetidores de direção. A traseira vem com lanternas de formato mais vertical, que até lembram as do seu rival JAC J3 Turim. O para-choque traseiro do Lifan 530 também possui lentes de posição, que além de serem funcionais dão uma graça maior no design. As rodas são aro 15″. O novo sedan chinês será equipado com um bom pacote de equipamentos desde a versão de entrada, contando com ar-condicionado, trio-elétrico (vidros, travas e ajuste dos espelhos retrovisores), duplo airbag, direção eletro-assistida, freios a disco nas quatro rodas com ABS, entre outros equipamentos.
Renault Sandero – Mais chique e charmoso, novo Renault Sandero chega em 2014 para esquentar briga entre os hatchs populares. Compacto ganhou interior mais requintado e deve incomodar os concorrentes: Gol, Fox, HB20, Onix e Palio.
Apesar de manter a mesma plataforma, o Renault Sandero ganhou uma reestilização profunda, com nova dianteira (igual à do novo Logan) e nova traseira. A versão aventureira Stepway também passou por atualizações, mas ficou mais “civil” em relação ao seu antecessor. Agora os para-choques do modelo topo de linha são parcialmente pintados na cor da carroceria do veículo e as lanternas, idênticas às do Logan, ficaram menores e ganharam um visual mais quadrado. Entre os detalhes do modelo está o sistema de navegação via satélite com tela sensível ao toque, chamado no Brasil de MediaNav.
Ford Ka – Compacto chega no primeiro semestre deste ano. Novo Ka tem quatro portas e terá versão sedã. O modelo leva apenas o nome do antigo. No visual, está presente a nova linguagem da Ford, com a grade dianteira trapezoidal no estilo “Aston Martin” e com linhas semelhantes ao compacto-premium New Fiesta. Os faróis invadem a lateral e apresentam filetes envolventes. A traseira, contudo, possui belas lanternas em formato dinâmico, mas a tampa traseira é reta e grande, destoando das linhas do Ka. O compacto deverá ter opção de motor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas. Haverá ainda versão com o Sigma 1.5 de 111cv a 5.500rpm e 15mkgf com etanol e 107cv a 6.500rpm e 14,8kgfm de torque a 4.250rpm com gasolina, que também equipa o New Fiesta.
Troller T4 – O Novo Troller T4 deve chegar às concessionárias no primeiro semestre de 2014. Mais do que o visual, o novo Troller nasceu de um projeto totalmente diferente do atual. Boa parte da mecânica, por exemplo, virá emprestada da Ranger, o motor 3.2 litros turbodiesel de cinco cilindros (hoje é um 3.2 quatro cilindros da MWM), o câmbio manual de seis marchas e a tração 4×4 com reduzida serão compartilhados com a pick-up. É o jipe para quem gosta de aventura.