Categories: CarrosPainel

Corolla atual sai de linha; nova geração chega ao Brasil em março

O modelo atual do Toyota Corolla saiu de linha no Brasil e não é mais produzido na fábrica de Indaiatuba, em São Paulo. Segundo pesquisa feita pelo portal R7, o Corolla da 10ª geração não é mais montado desde o início da semana passada, quando começou a pré-produção do Novo Corolla.

Com poucas unidades ainda em estoque, os concessionários oferessem descontos generosos para liquidar a fatura. O Corolla Altis, por exemplo, é negociado por cerca de R$ 78.000, enquanto seu preço sugerido é de R$ 86.790 — o desconto é de quase R$ 9.000. Já a versão intermediária XEi, uma das mais procuradas, está em promoção em algumas lojas por R$ 70.500 (aproximadamente R$ 7.000 mais barato que os R$ 77.220 oficiais).

Aos que esperam ansiosos a chegada da nova geração do sedã, preparem os bolsos. Segundo alguns dos vendedores o Novo Corolla chegará um pouco mais caro que o modelo atual. A versão mais simples (XLi) será entre R$ 3.000 e R$ 4.000 mais cara, perto dos R$ 66.000, enquanto o Corolla “top” (Altis) terá preço sugerido acima de R$ 90.000 — com pintura metálica, atingirá os R$ 92.000.

Difícil aconselhar alguém a comprar um carro que vai sair de linha — no caso, que já parou de ser produzido. Mas é certo que as revendas Toyota pelo Brasil não terão dificuldade em zerar os estoques. Ao longo da última década, o Corolla conquistou uma clientela bastante fiel por aqui, especialmente por não dar “dor de cabeça” a seus donos, que basicamente fazem as revisões programadas pela fabricante, sem sofrer com imprevistos e sustos.

A confiabilidade é o ponto forte do sedã e deve facilitar a liquidação total do estoque mesmo diante da forte concorrência. Se o líder Honda Civic está à frente como projeto (é mais sofisticado), o velho Corolla tem no momento o custo/benefício que nunca teve em seis anos de mercado — desde março de 2008. E não estamos falando só do preço: se olharmos para o Corolla Altis, por exemplo, há um pacote de equipamentos mais digno dos R$ 78.000 promocionais.

A mecânica, por exemplo, traz o ótimo 2.0 Dual VVT-i flex de 153 cv de potência a 5.800 rpm e 20,7 kgfm de torque disponíveis aos 3.800 giros — que seguirá sob o capô do Novo Corolla. O ponto fraco é o câmbio automático de quatro velocidades, o mais defasado da categoria, que na nova geração será substituído por uma transmissão do tipo CVT (continuamente variável), com simulação de sete marchas.

Se é para comprar o Corolla atual, tenha a consciência de que o Novo Corolla será superior em vários aspectos — só os motores 1.8 (144 cv) e 2.0 flex serão os mesmos. O câmbio manual, por exemplo, passará a ter seis marchas em vez de cinco. No tamanho, a maior diferença se dá no entre-eixos, que no modelo de hoje mede 2,60 metros, mas no de amanhã terá 2,70 m. Não que falte espaço, mas há uma diferença razoável.

Ainda assim, o sedã lançado em 2008 tem atributos inquestionáveis que, certamente, serão mantidos no de 2014. Um deles é o isolamento acústico hiper eficiente, que deixa a cabine sempre silenciosa e tranquila. Outro ponto é a suspensão com balanceamento perfeito para as ruas brasileiras. Estes dois ajustes juntos entregam um nível de conforto acima da média. Some-se a isso os bons motores e a confiabilidade, e o modelo antigo vai bem.

Contudo, a troca de geração será intensa. Muita coisa vai mudar do Corolla de hoje para o de amanhã. Por isso, é recomendável colocar na balança os prós e os contras. A seu favor, o modelo atual está em oferta e traz lista de equipamentos e motores interessantes. Contra, tem projeto defasado, a provável desvalorização (que será maior) e o “buraco” tecnológico em relação ao novo. É de se pensar.

Fonte: R7 Carros

Denise Andrade

Share
Published by
Denise Andrade

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

1 mês ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

5 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

5 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

9 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

9 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

9 meses ago