SUV médio custa a partir de R$ 139 e chega em quatro versões com motel 2.0 aspirado ou conjunto híbrido
A Toyota anunciou nesta noite o lançamento do Corolla Cross, crossover médio que vem disputar um dos segmentos mais difíceis do mercado. Chega aos concessionários dia 25 em todo o país mas a revista AutoMOTIVO teve contato com a novidade no pré-lançamento.
O Corolla Cross está nivelado ao Jeep Compass que está próximo do lançamento e deve incomodar o próximo estreante: Volkswagen Taos. Também está alinhado ao Chevrolet Equinox, Peugeot 3008, Ford Territory e Caoa Chery Tiggo 7. O Corolla vem com quatro versões de R$ 139 a R$ 183 mil, em uma edição especial de 1.200 unidades.
Usando a plataforma TNGA, a mesma do Corolla, o Cross tem visual próprio na dianteira do grade ampliada e faróis afilados, linha de cintura elevada na lateral com “ombros” largos que abrigam lanternas amplas na traseira e visual mais limpo para o capô. Com rodas aro 18 na versão topo de linha assim como teto solar, carregador por indução entre outros elementos o Corolla Cross é estratégico para a Toyota se destacar no segmento.
Motores já conhecidos
O Corolla Cross traz, internamente, uma padronagem de materiais bem conhecida no Corolla com estilo moderno e boa qualidade sem exageros. Em termos de motorização há o 2.0L Dynamic Force flex com transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta de 177cv a 6.60 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600rpm, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgf.m a 4.400 rpm.
Já o modelo híbrido flex combina três motores, dois elétricos e um a combustão. Neste segundo caso é o conhecido 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200rpm quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Os dois motores elétricos somam 72cv e 16,6 kgf.m de torque.
Em termos de suspensão o Corolla Cross traz sistema independente McPherson na dianteira porém a traseira adota eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora. Segundo a Toyota o conjunto conta com buchas de borracha grandes e altamente duráveis que permitem que a suspensão trabalhe bem mesmo em terrenos com grandes ondulações.
Segurança de série
Segundo a Toyota o Corolla Cross traz itens interessantes de conteúdo tecnológico e de segurança. Desde a versão XR o modelo conta com ar-condicionado digital automático com duto traseiro, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, freio de estacionamento no pedal, espelhos retrovisores externos elétricos eletro-retráteis e rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, modo de seleção de condução Sport (versões XR e XRE), rack de teto longitudinal, e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay.
As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid adicionam sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto somente a XRE conta com paddle shift no volante.
As versões híbridas XRV e XRX contam com modo de seleção de condução Power, enquanto somente a XRX Hybrid possui ar-condicionado digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e duto traseiro, banco do motorista com regulagem elétrica para oito posições: altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento e teto solar elétrico com função antiesmagamento.
A edição limitada Special Edition acrescenta carregador por indução para celular (wireless charger) e alguns acessórios como estribo lateral, soleira nas portas e bandeja do porta-malas.
A bordo da novidade
A revista AutoMOTIVO avaliou a novidade em um primeiro contato feito dentro de uma pista fechada, semanas antes do lançamento oficial, onde pudemos avaliar tanto o modelo topo de linha quanto a versão de entrada do Corolla Cross com motor unicamente a combustão.
Foi possível perceber que a Toyota equipou a novidade com um perfil conservador acrescentando itens tecnológicos que são seu ponto de destaque. Com boa ergonomia, o crossover é só 12cm mais alto no campo de visão em relação ao sedã. Ao ligar o motor, tanto na versão híbrida quanto flex, nota-se um cuidado acústico pela instalação de mecanismos de isolamento.
Ao menos no primeiro contato não foi possível notar diferenças negativas pelo uso de eixo de torção na suspensão traseira, algo que fica para um contato posterior com a novidade. Controle de estabilidade e tração são itens de série e pudemos testar a presença destes equipamentos durante o primeiro contato bem como o bom ângulo de giro de apenas 10,4m em manobras.
O motor 2.0 se mostra igualmente eficiente no modelo a combustão sendo silencioso e com boa evolução das marchas sem inclinação nas curvas. Na versão hibrida flex o silêncio é ainda mais notado tanto na estrada (rodamos a até 110km/h) com o carro na pista fechada quanto em percursos de baixa velocidade com o mesmo comportamento suave.
Nas versões mais caras, como a Special Edition, limitada a 1200 unidades, além dos sete airbags o Corolla Cross traz controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem automática ao detectar pedestres e animais, alerta de mudança de faixa, farois altos automáticos e a linha do crossover traz cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para pessoa física (para jurídicas a limitação é de 100 mil quilômetros).
Veja os preços e versões:
XR 2.0 L Flex – R$ 139.990
XRE 2.0 L Flex – R$ 149.990
XRV Hybrid Flex – R$ 172.990
XRX Hybrid Flex – R$ 179.990
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