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DPK comemora 30 anos

Localizada na cidade de Campinas, cidade de 1,18 milhão de habitantes situada a 99 quilômetros da Capital, no interior do estado de São Paulo, a DPK é uma das maiores distribuidoras de peças e acessórios automotivos do Brasil e uma das poucas empresas do segmento com presença nacional.

Para conhecer melhor a distribuidora, estivemos em Campinas visitando a sede do grupo DPaschoal e fomos recebidos pelos executivos Armando Diniz Filho, Diretor de Negócios e Alexandre Tauil, Gestor de Categoria, que nos apresentaram a distribuidora em detalhes.

A DPK teve origem há exatos 30 anos, em outubro de 1987, quando o grupo DPaschoal, sediado em Campinas, comprou a distribuidora Kabrino, que também tinha sede na mesma cidade e atendia as empresas da região. Até então focada no varejo de pneus, a DPaschoal percebeu que precisava aumentar o leque no atendimento automotivo, agregando autopeças, e viu na compra da empresa uma oportunidade de negócio interessante.

Segundo Armando Diniz, que foi contratado logo depois da compra da distribuidora, “na época o mercado era muito fechado, não tinha como chegar num fornecedor e dizer que queria distribuir o produto dele. Então, a solução era comprar uma empresa que já estivesse no ramo. Depois de comprar a Kabrino, que só tinha loja em Campinas, começamos a fazer uma expansão geográfica e hoje a DPK está presente em 14 estados brasileiros, com vinte Centros de Distribuição (CDs)”.

30 anos de Evolução

Depois de comprada, a DPK começou a passar por um contínuo processo de evolução. Em 1989 a empresa começou a atuar com televendas. No ano seguinte, ela deixou de ser chamada de Kabrino, passando a ser denominada DPK Distribuidora de Peças Ltda. Com a adoção de novos procedimentos, a partir de 1982 cada pedido passa ter a separação dos produtos feita em 20 minutos e a entrega passa a ser feita em até 48 horas em qualquer ponto do País.

Em 1994, é iniciado o uso de códigos de barras, aumentando a velocidade e a precisão dos pedidos. Em 1996, foi criado um Departamento de Marketing e desenvolvido o conceito de loja ideal, na qual o consultor de vendas substitui o balconista. Em 1998, é inaugurada em Goiânia a primeira filial e centro de distribuição. No ano seguinte, são criados os postos de atendimento avançado, oferecendo mais agilidade e customização na entrega dos produtos.

Em 2000, é criada a DPKNet, novo sistema de compras pela Internet; são inaugurados os Centros de Distribuição de Belo Horizonte e Fortaleza e é desenvolvido o sistema de catálogos de aplicação e descrição dos produtos. No ano seguinte, a DPK passa a atuar na distribuição de equipamentos de som e acessórios automotivos, são inaugurados novos Centros de Distribuição em Porto Alegre e Brasília, e é apresentado o novo catálogo eletrônico.

Armando Diniz Filho, dir. de negócios

Em 2002, é inaugurado o Centro de Distribuição no Rio de Janeiro e a equipe externa passa a ser totalmente informatizada. Em 2003, a rede de centro de distribuições chega ao Rio de Janeiro e São Paulo. No ano seguinte, é a vez de serem inaugurados centros de distribuição em Campo Grande, Recife e Salvador e de ser iniciado o projeto de fidelização, oferecendo benefícios aos clientes.

Em 2012, entrou em operação o Maxxi Training, um distribuidor de conhecimento que tem como objetivo atender a demanda de capacitação do segmento automotivo. Em 2014, foi criado o DPKLub, um programa de fidelidade que permite que os clientes DPK acumulem pontos a partir do consumo de produtos e os troquem por prêmios.

Em 2015, foi introduzida a KDaPeça, plataforma instalada na web que conta com um catálogo de consultas e compras da DPK. No ano seguinte, a KDaPeça passa a ser uma plataforma online, gerando uma série de novos benefícios, tornando muito mais rápida a transmissão de pedidos e um cadastro de itens mais completo com informações e fotos. Nesse ano também foi criado o Minuto DPK, um canal no Youtube que disponibiliza um espaço para fornecedores divulgarem suas marcas e produtos.

Visão Realista

A conversa com Armando Diniz revelou uma visão realista e cautelosa do mercado. Quando lhe perguntamos qual era a perspectiva da DPK no segmento de som e acessórios automotivos nos últimos meses de 2017 e para os próximos anos, ouvimos que para 2017, temos como tendência uma estabilização com relação a 2016 e, para os próximos anos, as vendas devem acompanhar a evolução de venda de veículos novos.

Ele lembrou que nos últimos dez anos nosso mercado passou por muitas mudanças, entre as quais destacou a saída de grandes corporações, como Sony, Kenwood, JVC e LG; o aumento no número de veículos novos já equipados de fábrica; o aumento da participação dos magazines nas vendas do segmento; a entrada do E-commerce (B2C e B2B); a diminuição de lojas e aplicadores especializados e a entrada de produtos importados de baixo valor agregado.

Segundo Armando, no momento atual o segmento tem características que podem ser classificadas como preocupantes, a exemplo de vendas em queda contínua há três anos; da migração da venda física para a virtual com total degradação das margens; do alto índice de inadimplência e da troca muito mais rápida de tecnologia e modelagem, afetando o capital de giro do distribuidor.

Apresentação do KDaPeça

Entre diversas melhorias que precisam ser introduzidas no mercado de equipamentos de som e acessórios automotivos, ele destaca um apoio maior por parte dos fornecedores aos distribuidores que investem em uma ampla estrutura de serviços de apoio para vender os seus produtos e condições para a melhora nas margens operacionais das distribuidoras.

“Pelos riscos de crédito, pelo capital investido, pelo crescimento do mercado e dos preços serem menor do que a inflação de custos, precisaríamos trabalhar com patamares mais eficientes de margem e as fábricas apoiarem aqueles que disponibilizam toda estrutura logística, comercial, treinamento, catálogos, ações de marketing, garantia e assistência técnica para representá-los com qualidade, diferenciando das empresas que somente têm o foco de comprar e vender”, detalha.

Ele lembra que a DPK realiza treinamentos ministrados pela Maxxi Training, uma divisão do grupo DPaschoal que está completando 6 anos de atuação, oferecendo cursos modulares em conjunto com os fornecedores da distribuidora, sendo um deles o de Instalador de Som e Alarme. Todo ano é publicada no portal da DPK (www.dpk.com.br) toda a programação de cursos. Além disso, a empresa conta com a Universidade DPaschoal e o CCTi (Centro de Treinamento Técnico e Inovação), que realizam treinamentos próprios sempre que necessário.

Fazer com que os pedidos cheguem aos clientes rapidamente é uma preocupação para todas as boas distribuidoras. Na DPK, o prazo de entrega atualmente é de 1h30 em torno do Centro de Distribuição e de 6 à 72 horas no restante. Hoje a rede de entrega de produtos da empresa utiliza o serviço de 176 transportadoras em todo o Brasil.

Embora a DPK não tenha o seu foco exclusivamente em som e acessórios automotivos, a distribuidora tem marcado presença anualmente nas edições do ENAN – Encontro Nacional AutoMOTIVO de Negócios e já tem credenciais garantidas para o 7º ENAN, que será realizado em abril de 2018.

Por dentro do KDaPeça

Há cerca de dois anos, após muitos testes e pesquisas, os executivos da DPK chegaram à conclusão de que o mercado automobilístico necessitava de um sistema de busca de produtos diferente, com informação de qualidade. Foi assim que surgiu o DPKNet, uma ferramenta instalável, que funcionava como um catálogo. Porém, essa plataforma deixava a desejar na velocidade de atualização das informações.

Foi então que a DPK começou a desenvolver um projeto inovador, que permitiu mais velocidade de informação, além de atualizações instantâneas e um estoque completo na palma da mão do cliente, que foi batizado de KDaPeça. “O KDaPeça é referência no setor automobilístico, principalmente em relação a qualidade de informação. Oferece também imagens e aplicações do produto, um diferencial exclusivo”, comenta Armando Diniz, diretor da DPK.

O diretor Armando Diniz e o gestor Alexandre Tauil

Atualmente, a ferramenta é utilizada pela DPK, que viu o KDaPeça responder por 5% das vendas da empresa já no primeiro ano de funcionamento. Atualmente, a ferramenta tem cerca de dois mil visitantes únicos e mais de 20 mil consultas por dia.

Criada para ter uso simples e intuitivo, a ferramenta reúne milhares de informações automotivas para atendar às necessidades de busca pela peça certa. Além da busca simples, pelo nome do produto buscado, o KDaPeça também encontra os itens por apelidos, código de fábrica, código interno ou por marca e modelo de veículo.

Além de preço, também são exibidas imagens do produto e informadas as suas aplicações. A ferramenta permite comparar marcas e preços de produtos, converter códigos em mercadoria e vice-versa. Além disso, é possível que o comprador cadastre a margem de lucro desejada: no momento da consulta do item, o site já informa qual seria seu preço de venda para o cliente final.

São mais de 353 marcas de peças e 110 mil SKUs (Unidades de Controle de Estoque), 90 mil fotos, além das fichas técnicas, vídeos, catálogos e códigos originais (OEM) da maioria dos produtos. Estão disponíveis peças para 123 montadoras, 6.300 veículos em seis categorias, além das informações técnicas referentes à calibragem, medidas de alinhamento e outros. A ferramenta funciona ininterruptamente, 24 horas por dia.

O KDaPeça permite também fazer orçamentos personalizados para clientes específicos, de acordo com os cadastros realizados. As consultas feitas dentro do sistema ficam armazenadas e quando o cliente quiser podem ser transformadas em pedido com apenas um clique.

Também é possível acompanhar os pedidos por meio do catálogo de compras feitas, consultar esse histórico quando necessário e visualizar a nota fiscal de cada transação. Para maior facilidade e exatidão, a ferramenta os mesmos algoritmos de busca do Google, conta com filtros inteligentes e ainda pode ajudar os clientes a monitorarem seus estoques.

Segundo Armando Diniz, a ferramenta exigiu um investimento de R$5 milhões e mesmo depois de pronta consome cerca de R$1 milhão anuais em atualização de dados, aperfeiçoamentos, etc. Ele revela que, embora o foco seja a venda business to business, o site é aberto a todos e nos próximos meses, deve lançar uma atualização que irá indicar ao consumidor final opções de lojas parcerias da distribuidora, por meio do CEP cadastrado.


Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Equipe AM

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos
fabio codellos

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