Categories: Editoriais

Editorial da Edição 92

Inovar e enxergar oportunidades é preciso!

Fala-se em crise, mas não para o setor de Acessórios como um todo. É preciso analisar os números. Seria injusto generalizar os fatos perante um mercado tão grande e diverso.

Abrir o leque de ofertas de produtos e investir no atendimento, além de um pouco de criatividade, estão fazendo a diferença em várias empresas. E isso com todos os “tornados e furacões” da economia.

Claro, é preciso analisar o nicho em que a empresa se encontra  mas, com certeza, se ela está num momento bom é porque houve planejamento a médio prazo.

E só o planejamento não basta: é preciso colocá-lo em prática. Os pioneiros terão mais sucesso.

Conversamos com várias empresas durante o ENAN e a Automec, eventos realizados recentemente, e não foi difícil escutar que este ano tem sido o melhor de todos, podem acreditar!

Logicamente, nem tudo são flores mas, também, nem tudo é deserto. Mesmo com vendas menores comparadas ao ano anterior, as montadoras mantêm planos de investir 45 bilhões de reais em novas linhas de montagem pelos próximos dez anos no Brasil.

A Audi, por exemplo, está investindo 525 milhões de reais numa fábrica em São José dos Pinhais (PR), e a BMW, mais de 600 milhões na construção de sua linha de montagem em Araquari (SC), que já foi parcialmente inaugurada. A parte de soldagem e pintura deve ficar pronta até o fim de 2015 e a fábrica terá capacidade de produzir até 32 mil carros por ano.

“Especialmente o mercado para veículos premium cresceu de forma constante, e as vendas em 2014 foram um sucesso. No ano passado o grupo BMW vendeu 17.190 carros no Brasil, o que significa um crescimento de 1,1% em comparação com o ano anterior”, afirma a empresa em nota.

A Jaguar Land Rover desembolsará 750 milhões de reais até 2020 para erguer sua fábrica em Itatiaia (RJ), enquanto a JAC Motors deve inaugurar sua linha de montagem em Camaçari (BA) em 2016 e, até lá, investir 1 bilhão de reais.

“Os planos das montadoras de se estabelecerem no país não se alteram, pois já foram traçados há muitos anos, quando o mercado vivia um ótimo momento”, diz Milad Kalume Neto, gerente de desenvolvimento de negócios da consultoria JATO Dynamics do Brasil, à revista CARTA CAPITAL.

Portanto, o otimismo prevalece. Pudemos notá-lo na matéria realizada com o grupo UNICOBA, que nos contou a evolução de seus planos no país.

Há, ainda, uma análise de mercado feita pela GFK, importante pesquisadora mundial. Cobrimos a Automec e trouxemos os principais destaques dos expositores de Som e Acessórios.

Confira ainda as análises do mercado de pick-ups e detalhes para instalação de alarmes no VW UP!

Boa leitura.

 

 

Fabio R. Codellos – Editor Chefe

 

fabio codellos

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

4 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

4 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

1 mês ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.