Categories: Editoriais

Editorial da Edição 92

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

Inovar e enxergar oportunidades é preciso!

Fala-se em crise, mas não para o setor de Acessórios como um todo. É preciso analisar os números. Seria injusto generalizar os fatos perante um mercado tão grande e diverso.

Abrir o leque de ofertas de produtos e investir no atendimento, além de um pouco de criatividade, estão fazendo a diferença em várias empresas. E isso com todos os “tornados e furacões” da economia.

Claro, é preciso analisar o nicho em que a empresa se encontra  mas, com certeza, se ela está num momento bom é porque houve planejamento a médio prazo.

E só o planejamento não basta: é preciso colocá-lo em prática. Os pioneiros terão mais sucesso.

Conversamos com várias empresas durante o ENAN e a Automec, eventos realizados recentemente, e não foi difícil escutar que este ano tem sido o melhor de todos, podem acreditar!

Logicamente, nem tudo são flores mas, também, nem tudo é deserto. Mesmo com vendas menores comparadas ao ano anterior, as montadoras mantêm planos de investir 45 bilhões de reais em novas linhas de montagem pelos próximos dez anos no Brasil.

A Audi, por exemplo, está investindo 525 milhões de reais numa fábrica em São José dos Pinhais (PR), e a BMW, mais de 600 milhões na construção de sua linha de montagem em Araquari (SC), que já foi parcialmente inaugurada. A parte de soldagem e pintura deve ficar pronta até o fim de 2015 e a fábrica terá capacidade de produzir até 32 mil carros por ano.

“Especialmente o mercado para veículos premium cresceu de forma constante, e as vendas em 2014 foram um sucesso. No ano passado o grupo BMW vendeu 17.190 carros no Brasil, o que significa um crescimento de 1,1% em comparação com o ano anterior”, afirma a empresa em nota.

A Jaguar Land Rover desembolsará 750 milhões de reais até 2020 para erguer sua fábrica em Itatiaia (RJ), enquanto a JAC Motors deve inaugurar sua linha de montagem em Camaçari (BA) em 2016 e, até lá, investir 1 bilhão de reais.

“Os planos das montadoras de se estabelecerem no país não se alteram, pois já foram traçados há muitos anos, quando o mercado vivia um ótimo momento”, diz Milad Kalume Neto, gerente de desenvolvimento de negócios da consultoria JATO Dynamics do Brasil, à revista CARTA CAPITAL.

Portanto, o otimismo prevalece. Pudemos notá-lo na matéria realizada com o grupo UNICOBA, que nos contou a evolução de seus planos no país.

Há, ainda, uma análise de mercado feita pela GFK, importante pesquisadora mundial. Cobrimos a Automec e trouxemos os principais destaques dos expositores de Som e Acessórios.

Confira ainda as análises do mercado de pick-ups e detalhes para instalação de alarmes no VW UP!

Boa leitura.

 

 

Fabio R. Codellos – Editor Chefe

 

fabio codellos

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

3 meses ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

7 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

7 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

10 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

10 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

10 meses ago