Atrair clientes às lojas nunca foi tarefa fácil, mas tem se tornado mais difícil nos últimos tempos. Essa dificuldade tem feito muitos lojistas buscarem agregar soluções, produtos e serviços em seu ponto de venda. Um setor que vem ganhando destaque e crescendo a olhos vistos é o de embelezamento automotivo. E apesar de muitas lojas que surgiram serem especializadas apenas neste quesito, nada impede que lojas de acessórios agreguem também mais essa solução ao cliente, transformando a sua loja numa “One Stop Shop”.
O Conceito da “one stop shop”, amplamente adotado no exterior, é o de uma loja completa, que oferece todos os tipos de acessórios para o veículo, além de ser especializada em serviços.
Ou seja, um local onde o consumidor pode comprar uma grande variedade de produtos, além de contar com profissionais qualificados para instalar desde uma película para vidros, fazer a troca de rodas e pneus ou ainda realizar o polimento e cristalização da pintura do automóvel.
Técnicas e serviços para embelezar o automóvel
Nos “novos lava-rápidos”, as conhecidas eco-lavagens e centros de estética automotiva, não faltam opções de produtos e serviços para deixar o carro dos clientes mais bonito, mas para atender bem a este amplo mercado é importante diferenciar bem quais os benefícios de cada um destes serviços.
Conheça o que oferece cada um para saber sugerir corretamente ao cliente qual deles atenderá a necessidade:
Em tempos de valorização da venda do carro seminovo ou usado, esses serviços e vendas de produtos dedicados ao embelezamento automotivo só tendem a crescer ainda mais. É o que prevê a Rodabrill, empresa de produtos para embelezamento automotivo, que possui 80 itens como o Kit Limpa Telas, a Cerabrill e o Kit Lava Seco e tem obtido crescimento médio de 20% ao ano nos últimos cinco anos.
Olhando do panorama do lojista, ou de quem pode oferecer os produtos e serviços, existe o exemplo de sucesso da Freewet, franquia de limpeza automotiva a seco, que cresceu mais de 200% após o início da crise hídrica que assola São Paulo e outros estados. Fundada em maio de 2011, a rede contou com 20 unidades até início de 2014, quando o estado de São Paulo começou a sofrer com a falta de água. No final daquele ano, a quantidade de unidades saltou para 65 franquias e atualmente é de 131 unidades, distribuída em 14 estados brasileiros, além de outros 65 interessados que estão em fase de negociação.
De acordo com Marcos Soares, sócio proprietário da marca Freewet, a proposta sempre foi a de criar um negócio que fosse rentável para os sócios e para os franqueados, e ao mesmo tempo atendesse a questão de sustentabilidade ambiental.
O reflexo de todo este crescimento está nos catálogos das maiores distribuidoras de acessórios do país. Se um lojista que ainda não trabalha com este produto procurar um distribuidor, vai encontrar uma gama enorme de produtos disponíveis.
E para um lojista já reconhecido no mercado, atrair também o cliente com mais um produto e serviço, talvez seja mais fácil e confiável, aos olhos do consumidor, do que procurar um dos inúmeros lava-rápidos ou eco lavagens que inauguram aos montes por todo país.
Hoje o lojista de acessórios já integra uma cadeia formada por fornecedores, distribuidores e lojistas concorrentes e pode fazer uma pesquisa rápida junto aos seus pares e descobrir o crescimento e a procura por estes produtos. E daí em diante, poder analisar, se vale ou não a pena entrar neste mercado.
Texto: Denise Andrade
Imagens: Divulgação
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.