O Encontro Nacional AutoMOTIVO de Negócios, principal evento do mercado de som e acessórios automotivos, acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de abril de 2016 no NOVOTEL CENTER NORTE – SP.
Muita coisa mudou nestes quatro anos desde que o evento começou a ser realizado. Costumamos dizer que o evento é realmente o raio-x do mercado. Hoje o mercado tem um retrato.
Tendência de um mundo globalizado, as feiras setoriais tornaram-se essenciais como pólos de negócios, não apenas pela exposição de produtos, mas, sobre tudo, por serem importantes reuniões capazes de reunir lideranças nacionais e internacionais para discussão de novos conceitos, produtos, serviços e soluções em gestão no mercado em que atuam.
Além do foco, praticidade e objetividade, já que reúnem apenas os maiores compradores e fornecedores, estes eventos representam o meio mais rápido e seguro de verificar o desempenho de um produto ou serviço.
É um momento extremamente rico para analisar imediatamente a aceitação e a adequação desses produtos no mercado, avaliando de que maneira estão sendo recebidos pelo público-alvo. Trata-se de uma oportunidade p ara que as empresas recebam informações sobre o mercado, entre outras vantagens.
É por isso que, em termos comerciais e práticos, o ENAN proporciona condições de negociação imediata e a possibilidade de criar um intercâmbio comercial permanente. Ele democratiza as oportunidades de contatos, aproximando todos os tipos de fornecedores e de clientes. Propicia, ainda, uma visão abrangente de negócios para que novos contatos sejam transformados em relacionamentos. São estes relacionamentos que revertem em negócios com continuidade.
Ainda sobre o relacionamento, sabemos que encontrar tempo para o contato presencial tornou-se muito difícil, mas continua imprescindível. O contato direto ainda é a melhor forma de vender ou promover um produto ou serviço, principalmente quando estes estão concentrados em um mesmo local, por onde circula um grande número de pessoas ávidas por novidades. Por isso mantivemos todo o conceito do ENAN mas, visando um aperfeiçoamento natural, promovemos várias melhorias.
Cada detalhe reavaliado
Este foi um dos anos em que mais demoramos para lançar a nova edição, pois um evento que tomou esta proporção precisa ser repensado a cada ano.
Às vezes não é preciso mexer no que está dando certo, mas precisamos ter certeza.
Por isso discutimos com o mercado, avaliando todas opiniões com os participantes para tomar as melhores decisões.
Referência em lançamento de produto
Hoje o mercado já se acostumou com a data do evento, sempre no primeiro semestre.
Então as empresas têm uma referência para preparar lançamentos de produtos e novidades de mercado.
Distribuidores planejam-se melhor em relação à formação de seus estoques, já que condições diferenciadas são oferecidas pelos expositores.
Escolha da data
Muitos perguntam o porquê do primeiro semestre. Escolhemos justamente por estar em contraposição a outros eventos. Tudo acontecia somente no fim do ano.
Agora não: as maiores negociações do mercado acontecem no ENAN. Claro que nunca é possível agradar a todos quanto à data, mas estamos falando de um local bastante concorrido para a realização de eventos, então temos que nos adequar às datas disponíveis, buscando sempre a que seja melhor para a grande maioria.
Isto sem contar que a variação de custos em determinadas datas poderia onerar significamente o investimento. E este é um ponto muito forte do ENAN: a relação custo X benefício é indiscutívelmente boa.
A relação custo x benefício
Boa parte das empresas participantes já estiveram em grandes feiras e sabem quão alto é o investimento necessário para participar em feiras tradicionais.
Isso sem contar a mobilização e deslocamento de equipe, o desgaste com estacionamento, hospedagem, alimentação, etc. E o retorno, geralmente, se vier, vem a longo prazo.
Nós fazemos de tudo para viabilizar cada nova edição, inclusive absorvendo alguns custos. E conseguimos. O investimento do expositor em 2016 será praticamente o mesmo do ano anterior, apenas com o adicional correspondente ao seu stand, que também foi muito negociado.
Dessa forma, o evento fica acessível para qualquer tamanho de empresa, uma realidade no mercado brasileiro de Som e Acessórios.
Sobre os stands
Um dos fatores do grande sucesso do evento é a sua forma igualitária de lidar com as empresas. Sendo assim, nas edições anteriores, foram disponibilizados Table Tops (mesas expositoras) para cada marca, facilitando a montagem e reduzindo custos para o expositor. Porém, foi-nos solicitado um upgrade, visando a utilização de outros recursos como, por exemplo, vídeo.
Além do mais, há empresas com um número muito maior de produtos do que outras. Valia a pena investir em stands padronizados, com apenas duas opções de tamanho, mantendo, assim, a característica democrática do evento e melhorando demais a área de exposição.
Agora será possível até utilizar-se de monitores. Negociamos muito com a montadora, por isso o
investimento será mínimo. Vai valer muito a pena, considerando a melhora na organização da área de exposição.
Local mantido
Após pesquisa com os participantes, chegamos à conclusão que não era a hora para grandes mudanças. Ainda mais considerando o momento pelo qual o país passa. O local tornou-se referência para o evento.
É quase uma unanimidade entre os participantes, tanto pelo seu conforto quanto pela sua localização estratégica – de fácil acesso e entre os principais aeroportos.
E em São Paulo praticamente não existe opção melhor, onde a área de eventos fica toda num piso só e integrada ao hotel. Um local perfeito para o formato do ENAN.
Compradores convidados
O ENAN comporta o número de 160 empresas compradoras participando durante os 3 dias de evento. Não seria possível reunir muito mais num só local. Isto afetaria a qualidade do networking.
Estes compradores são indicados pelo expositor assim que ele formaliza sua participação. Já que cruzamos todas estas recomendações e convidamos os mais indicados, continua sendo muito importante que o expositor feche sua participação com antecedência para que nós possamos convidar, o quanto antes, estes compradores.
De qualquer forma, temos o compromisso de realizar um evento de alta qualidade. E é nossa obrigação fazer um verdadeiro trabalho de investigação junto a representantes, gerentes de venda, etc. buscando trazer novos possíveis clientes. O ENAN tem também este papel.
Fornecedores expositores
Assim como para os compradores, também há um limite de expositores. Então visamos a maior diversidade de produtos possível.
Compradores do Mercosul
Quando o mercado encolhe, é preciso abrir o leque. Também atendendo a uma sugestão de expositores que exportam, serão convidados nesta edição compradores do Mercosul, aumentando
as possibilidades de negociação.
Por : Fábio Codellos
Fotos: Equipe AutoMOTIVO
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