Por: Juliano Barbosa

Fala galera!

Finalizamos na edição passada a série sobre as tintas especiais, e hoje daremos início a mais uma série especial. A Dimension Customs é especialista em modificações automotivas e é comum fazermos projetos que alteram o visual de suas carangas.
Você conhecerá a partir das próximas edições alguns clássicos – como as portas suicidas, as lambo doors e as gaivotas. A mais inusitada das portas é, sem dúvida, a porta suicida. Confesso que o nome não é dos melhores mas, em compensação, o visual é diferenciado e bem interessante, já que abrem ao contrário das portas convencionais.

Muitos mecânicos e até mesmo pessoas leigas nos param nas ruas para descobrir como fazemos este tipo de transformação; na verdade, a fechadura fica na coluna que sustenta o pára-brisa e as dobradiças são colocadas na coluna T. Parece simples, mas todo cuidado deve ser redobrado para que a coluna não seja danificada!
Fazendo a aplicação da porta desta maneira, ela passa a abrir em um ângulo superior a 60 graus. Além de ser útil para a entrada na caranga, ainda dá um visual único e incrível! Embora seja legal, divertido e diferente adentrar em um carro destes, sempre avise aquele seu amigo desavisado porque, caso contrário, você verá de perto o real motivo para o nome tão mórbido deste modelo de porta.
Antigamente, alguns caminhões e carros tinham as suicidas como originais de fábrica e, em casos das versões de quatro portas, todas também usavam este recurso – como ,por exemplo, o Lincoln Continental, um símbolo do luxo americano da década de 50.
Uma das principais dicas que não posso deixar de dar é com relação às maçanetas e a instalação de vidros elétricos nestes casos; porque, se você for fazer realmente uma personalização como essa em sua caranga, faça o serviço completo e deixe-a com mais conforto possível – por isso a minha preocupação. Obviamente que, se você inverter a porta, você terá que inverter as maçanetas e, neste caso, escolha sempre produtos de excelente qualidade para que você não tenha dor de cabeça depois, já que você está mexendo na originalidade do carro.

Em relação ao sistema de automação dos vidros, os cuidados são os mesmos. Normalmente, você arriscará fazer este tipo de alteração em um carro já todo preparado para a customização e, habitualmente, são carros que não possuem vidros elétricos. Então, para melhorá-lo, o ideal é que você instale ou mande um profissional instalá-lo. Tudo será feito da mesma maneira – mas muita atenção porque, se a porta inverteu tudo inverterá, inclusive os aplicativos da parte elétrica.
É isso aí galera, a cada mês contarei um pouquinho sobre os segredos destas portas iradas. Espero que você tenha gostado e não deixe de escrever suas dúvidas e sugerir temas para nossas matérias em nosso e-mail: consultores@revistaautomotivo.com.br

Juliano Barbosa é especialista em customização automotiva e um dos líderes da Dimension Customs, produtora dos carros do quadro Lata Velha, do Caldeirão do Huck.

fabio codellos

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

3 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

3 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

4 semanas ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.