A Cadillac é a divisão de veículos de luxo do grupo General Motors. Fundada em 1902 por Henry Leland, desde o princípio a empresa se destacou pela atitude inovadora e pela qualidade e confiabilidade de seus produtos. Quando a concorrência ainda mantinha as carrocerias abertas herdadas da época da tração animal e usava as desconfortáveis manivelas para dar partida, a Cadillac já inovava com carrocerias fechadas e a partida automática.
Como já virou tradição, o Cadillac Escala Concept foi apresentado durante o último Pebble Beach Concours d’Elegance, o tradicional evento que reúne em Monterey, na Califórnia, o melhor da indústria automotiva mundial.
Em função da boa resposta do público, a Cadillac deixa bem claro que embora seja um carro-conceito, o Escala é um modelo com grande potencial de vir a fazer parte da linha da marca, só dependendo da evolução do segmento de grandes sedãs de luxo nos Estados Unidos.
Dupla personalidade
O Escala Concept se propõe a ser um carro tanto para quem gosta de dirigir quanto um sedã topo de linha para quem curte ser transportado em grande estilo. Andrew Smith, diretor executivo da Cadillac Global Design deixa isso bem claro: “Meu briefing para os designers foi criar um carro que você deseje desesperadamente dirigir, e também um em que você quer ser conduzido”.
Em resposta, os designers da Cadillac projetaram o que chamam de “interior de dupla personalidade”, trabalhado com zonas bem definidas e diferentes para o motorista e os passageiros. Enquanto os assentos da frente estão num ambiente cujo foco é a tecnologia, a parte traseira foi pensada para proporcionar relaxamento.
O Escala começa chamando a atenção por fora, com um estilo marcante e perfil alongado que quase fazem esquecer que se trata de um sedã de luxo. Uma enorme entrada de ar marca a equilibrada parte frontal, na qual os finíssimos e elegantes faróis quase desaparecem. Na traseira, são as finas lanternas em forma de Y invertido que chamam a atenção.
Além de muito conforto, os passageiros das duas poltronas traseiras contam com grandes telas multifunção inteligentemente embutidas na parte traseira dos encostos de cabeça dos assentos dianteiros. Para serem utilizados, basta que sejam puxados para baixo.
No que diz respeito à estrutura de carroceria, o concept utiliza a nova base com materiais mistos lançada no CT6, com uso intensivo de alumínio junto a outros doze materiais. O motor é um novo V8 bi-turbo de 4.2 litros com tecnologia de gerenciamento ativo de combustível, que deve ser a base para a nova plataforma de propulsão da Cadillac.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.