Destaque

Faaftech – 10 anos surpreendendo o mercado

Os sócios da Faaftech, Ricardo, Fernando e Frederico

Desde os anos 2000 os sócios da Faaftech já atuavam com loja de acessórios e assistência técnica. E foi a partir de 2010, que percebendo a procura por interfaces para comando de volante passaram a desenvolver este produto e assim surgiu a primeira linha da Faaftech.

A escolha do nome foi um desafio, pois queriam algo exclusivo e que transmitisse a ideia de tecnologia. Uniram então as inicias dos nomes dos sócios (Fernando, Frederico e Ricardo Fabrício) com a palavra TECH. Chegando à FAAFTECH.

Desde 2010, a Faaftech Soluções Inteligentes é apaixonada por carros e tecnologia. Mais do que isso, sempre foram fascinados por deixar o cliente à frente do tempo.

A fábrica fica localizada em Goiânia/GO, é hoje uma empresa com todo projeto de desenvolvimento e leque de produtos, que pode ser considerada única na América Latina, segundo o sócio Ricardo Azevedo.

Setor de testes

O grande patrimônio da Faaftech, é que os sócios são especialistas em áreas estratégicas da empresa: O Fernando na parte de engenharia, o Frederico na parte de desenvolvimento de produto e o Ricardo na área comercial.

“Chegamos aqui hoje não foi por acaso ou sorte, tivemos os nossos tropeços e dissabores, temos ainda problemas no Brasil, com N situações, mas todos os desafios só nos deixam mais fortes”, afirma Ricardo.

A empresa conta com três linhas de produção na fábrica de Goiânia, uma linha de produção dedicada ao mercado O&M, e recentemente a empresa teve uma iniciativa muito bonita: “Surgiu neste momento de ócio temporal da pandemia, em que o Fernando, juntamente com o Fred e outros meninos desenvolveram o FT-FACESHIELD (máscaras de proteção), e pudemos realizar a doação de mais de 2500 máscaras para instituições públicas”, conta Ricardo.

A Faaftech é uma empresa que sempre investiu nela mesma. O prédio hoje tem uma área de 1600 metros quadrados. Além de um terreno adquirido ao lado para dobrar esta capacidade. Um dos planos para 2020.

Laboratórios possuem o que há de mais moderno

A Faaftech possui uma variedade imensa de produtos, são: interfaces de volante e de áudio e vídeo, câmeras 360, câmeras de estacionamento (dianteira e traseira), e muitos outros como a interface de performance Shift Power: “O Shift Power alcançou números no lançamento do ENAN do ano passado que a gente ficou muito satisfeito, e tínhamos um lançamento para este ano do ENAN – uma evolução deste produto. E o Shift Power da Faaftech já é um sucesso mundial! É um produto que outros mercados, por causa do Covid-19, ainda não teve a absorção que a gente queria, mas sentimos os parceiros fieis e acreditando no produto. Vai ser um produto para dar muito orgulho para o Brasil! ”, afirma Ricardo.

A Faaftech prioriza facilitar a compra e a venda dos parceiros. “Temos muito orgulho da nossa capacidade de produção, de desenvolvimento e de capilaridade de venda, mas não adianta ter tudo isso, se eu não tiver um canal muito forte de como ajudar o meu cliente, do instalador. E existe muito a carência do instalador e nós investimos muito nessa área”.

A Faaftech tem o selo o IQA (Instituto de Qualidade Automotiva) e o ISO 9001,que segundo Ricardo foram conquistas que se originaram num projeto que iniciaram em 2015 para atender ao mercado de O&M.

“Com esse investimento em processos em nossa fábrica alcançamos um patamar muito bom. Hoje os produtos Faaftech até para exportação, são 100% rastreáveis, podendo-se identificar lotes. Podemos dizer que a Faaftech vive a cada dois anos um momento divisor de águas. Este ano era o nosso próximo divisor, mas acreditamos ainda poder fazer essas mudanças”, conta.

Placas de circuito impresso prontas para montagem final

Hoje, a Faaftech atua dentro do Brasil com cerca de 60 distribuidores e fora do país, cerca de 20 distribuidores, maioria concentrada na América do Sul. Tem uma filial nos Estados Unidos, o que possibilitou a participação no SEMA Show em 2013 e 2014. “Iríamos participar este ano e aguardamos a resolução dessa situação para confirmar a participação”.

Em 10 anos de história, a Faaftech conseguiu pegar o faturamento do primeiro ano de atuação e elevar em 15 vezes. “Hoje temos cerca de 60 colaboradores. E a expectativa era incrementar 30% no faturamento para este ano, devido à variedade de lançamentos que teríamos, alguns já lançamos, outros vamos aguarda o ENAN para lançar. E acredito que vai ser divisor de águas novamente na empresa”.

A linha de produção da fábrica parou muito pouco, e a estratégia adotada foi continuar trabalhando e pegar todo insumo que já tínham na empresa e transformar em produto. “Porque entendemos que quando a chave virar e voltarmos a trabalhar, o mercado vai precisar dessa atenção especial, e não teremos o delay de estar produzindo e importando insumos”, afirma Ricardo, que ainda completa: “Nossa engenharia não parou nenhum minuto, não só o projeto das faceshilds nasceram neste período, mas estamos com projeto de respirador alternativo, o que mostra nosso compromisso com o social, que acredito ser fundamental neste momento”.

Nosso lema é trabalhar de forma justa e suave e crescer de forma gradual.

Entrevista com o sócio Ricardo Azevedo

Curiosidade que conta muito o que é a Faaftech, segundo Ricardo Azevedo: Quando desenvolvemos a interface de volante para o Peugeot, que é can bus, é um sistema um pouco mais complicado. O Peugeot quando você sacava o rádio original dele, ele perdia os comandos do computador de bordo. Eu como sempre fui comercial, consegui um carro na concessionária na seguinte condição: pegar o carro na sexta as 18h  entregar na segunda as 8h00. Isso na época da Flash (empresa que precedeu a Faaftech), desenvolvimento lá dentro. Eu cheguei na Flash na segunda-feira e encontrei o Fernando e o Fred dormindo no chão. Na segunda eles estavam com o produto desenvolvido.

Entrevista com Fernando Ferreira, diretor de tecnologia

Planos para o futuro próximo!

O mercado quer segurança e qualidade e presteza , e por isso a Faaftech continua trabalhando e promete:

 – A linha de áudio vai aumentar;

 – Entraram forte com a linha de multimídias, que também terá a família aumentada;

– A empresa vai lançar outras famílias de produtos, sempre com foco na tecnóloga e solução.

– Estão abrindo leque em outras áreas fora do automotivo, mas dentro da tecnologia e desenvolvimento.

Mas segundo Ricardo, neste momento a prioridade: “ é não perder o nosso patrimônio que são as pessoas que trabalham conosco”, finaliza.

Matérias relacionadas: http://revistaautomotivo.com.br/?s=faaftech

fabio codellos

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

2 meses ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

6 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

6 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

10 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

10 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

10 meses ago