Desde os anos 2000 os sócios da Faaftech já atuavam com loja de acessórios e assistência técnica. E foi a partir de 2010, que percebendo a procura por interfaces para comando de volante passaram a desenvolver este produto e assim surgiu a primeira linha da Faaftech.
A escolha do nome foi um desafio, pois queriam algo exclusivo e que transmitisse a ideia de tecnologia. Uniram então as inicias dos nomes dos sócios (Fernando, Frederico e Ricardo Fabrício) com a palavra TECH. Chegando à FAAFTECH.
Desde 2010, a Faaftech Soluções Inteligentes é apaixonada por carros e tecnologia. Mais do que isso, sempre foram fascinados por deixar o cliente à frente do tempo.
A fábrica fica localizada em Goiânia/GO, é hoje uma empresa com todo projeto de desenvolvimento e leque de produtos, que pode ser considerada única na América Latina, segundo o sócio Ricardo Azevedo.
O grande patrimônio da Faaftech, é que os sócios são especialistas em áreas estratégicas da empresa: O Fernando na parte de engenharia, o Frederico na parte de desenvolvimento de produto e o Ricardo na área comercial.
“Chegamos aqui hoje não foi por acaso ou sorte, tivemos os nossos tropeços e dissabores, temos ainda problemas no Brasil, com N situações, mas todos os desafios só nos deixam mais fortes”, afirma Ricardo.
A empresa conta com três linhas de produção na fábrica de Goiânia, uma linha de produção dedicada ao mercado O&M, e recentemente a empresa teve uma iniciativa muito bonita: “Surgiu neste momento de ócio temporal da pandemia, em que o Fernando, juntamente com o Fred e outros meninos desenvolveram o FT-FACESHIELD (máscaras de proteção), e pudemos realizar a doação de mais de 2500 máscaras para instituições públicas”, conta Ricardo.
A Faaftech é uma empresa que sempre investiu nela mesma. O prédio hoje tem uma área de 1600 metros quadrados. Além de um terreno adquirido ao lado para dobrar esta capacidade. Um dos planos para 2020.
A Faaftech possui uma variedade imensa de produtos, são: interfaces de volante e de áudio e vídeo, câmeras 360, câmeras de estacionamento (dianteira e traseira), e muitos outros como a interface de performance Shift Power: “O Shift Power alcançou números no lançamento do ENAN do ano passado que a gente ficou muito satisfeito, e tínhamos um lançamento para este ano do ENAN – uma evolução deste produto. E o Shift Power da Faaftech já é um sucesso mundial! É um produto que outros mercados, por causa do Covid-19, ainda não teve a absorção que a gente queria, mas sentimos os parceiros fieis e acreditando no produto. Vai ser um produto para dar muito orgulho para o Brasil! ”, afirma Ricardo.
A Faaftech prioriza facilitar a compra e a venda dos parceiros. “Temos muito orgulho da nossa capacidade de produção, de desenvolvimento e de capilaridade de venda, mas não adianta ter tudo isso, se eu não tiver um canal muito forte de como ajudar o meu cliente, do instalador. E existe muito a carência do instalador e nós investimos muito nessa área”.
A Faaftech tem o selo o IQA (Instituto de Qualidade Automotiva) e o ISO 9001,que segundo Ricardo foram conquistas que se originaram num projeto que iniciaram em 2015 para atender ao mercado de O&M.
“Com esse investimento em processos em nossa fábrica alcançamos um patamar muito bom. Hoje os produtos Faaftech até para exportação, são 100% rastreáveis, podendo-se identificar lotes. Podemos dizer que a Faaftech vive a cada dois anos um momento divisor de águas. Este ano era o nosso próximo divisor, mas acreditamos ainda poder fazer essas mudanças”, conta.
Hoje, a Faaftech atua dentro do Brasil com cerca de 60 distribuidores e fora do país, cerca de 20 distribuidores, maioria concentrada na América do Sul. Tem uma filial nos Estados Unidos, o que possibilitou a participação no SEMA Show em 2013 e 2014. “Iríamos participar este ano e aguardamos a resolução dessa situação para confirmar a participação”.
Em 10 anos de história, a Faaftech conseguiu pegar o faturamento do primeiro ano de atuação e elevar em 15 vezes. “Hoje temos cerca de 60 colaboradores. E a expectativa era incrementar 30% no faturamento para este ano, devido à variedade de lançamentos que teríamos, alguns já lançamos, outros vamos aguarda o ENAN para lançar. E acredito que vai ser divisor de águas novamente na empresa”.
A linha de produção da fábrica parou muito pouco, e a estratégia adotada foi continuar trabalhando e pegar todo insumo que já tínham na empresa e transformar em produto. “Porque entendemos que quando a chave virar e voltarmos a trabalhar, o mercado vai precisar dessa atenção especial, e não teremos o delay de estar produzindo e importando insumos”, afirma Ricardo, que ainda completa: “Nossa engenharia não parou nenhum minuto, não só o projeto das faceshilds nasceram neste período, mas estamos com projeto de respirador alternativo, o que mostra nosso compromisso com o social, que acredito ser fundamental neste momento”.
Nosso lema é trabalhar de forma justa e suave e crescer de forma gradual.
Curiosidade que conta muito o que é a Faaftech, segundo Ricardo Azevedo: Quando desenvolvemos a interface de volante para o Peugeot, que é can bus, é um sistema um pouco mais complicado. O Peugeot quando você sacava o rádio original dele, ele perdia os comandos do computador de bordo. Eu como sempre fui comercial, consegui um carro na concessionária na seguinte condição: pegar o carro na sexta as 18h entregar na segunda as 8h00. Isso na época da Flash (empresa que precedeu a Faaftech), desenvolvimento lá dentro. Eu cheguei na Flash na segunda-feira e encontrei o Fernando e o Fred dormindo no chão. Na segunda eles estavam com o produto desenvolvido.
Planos para o futuro próximo!
O mercado quer segurança e qualidade e presteza , e por isso a Faaftech continua trabalhando e promete:
– A linha de áudio vai aumentar;
– Entraram forte com a linha de multimídias, que também terá a família aumentada;
– A empresa vai lançar outras famílias de produtos, sempre com foco na tecnóloga e solução.
– Estão abrindo leque em outras áreas fora do automotivo, mas dentro da tecnologia e desenvolvimento.
Mas segundo Ricardo, neste momento a prioridade: “ é não perder o nosso patrimônio que são as pessoas que trabalham conosco”, finaliza.
Matérias relacionadas: http://revistaautomotivo.com.br/?s=faaftech
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.