Últimas Notícias

Fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo passa a operar em turno único por falta de peças

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

Complexo industrial é responsável por produzir o Polo, Virtus e Nivus

Suspensão temporária do contrato de trabalho deve durar de 2 a 5 meses, estima o sindicato local

A Volkswagen passa a partir dessa semana a operar em turno único por falta de peças na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo. A empresa também começou o regime de lay-off para aproximadamente 1.500 trabalhadores que devem ter a suspensão temporária do contrato de trabalho de 2 a 5 meses. Essa medida influencia diretamente a produção do Polo, Virtus e Nivus.

10 acessórios indispensáveis para o novo VW Nivus. Veja o vídeo!

A Volkswagen que já chegou a paralisar outras unidades fabris no Brasil ao longo desse ano e tem a produção da linha Gol e Voyage prejudicada desde junho tomou essa medida por conta da crise global dos semicondutores, que afeta todo o segmento automotivo. Inclusive, outras marcas também já sofreram por causa da falta desses componentes eletrônicos por aqui e, também, no mundo.

É importante destacar que os semicondutores são peças fundamentais para os carros de hoje em dia, uma vez que estão presentes nos sistemas de segurança, iluminação, transmissão, controles eletrônicos e sistemas de entretenimento.

Volkswagen já paralisou outras linhas de montagens no Brasil

Em nota enviada para a Revista Automotivo a Volkswagen disse: “a escassez de capacidades de semicondutores tem levado a vários gargalos de fornecimento em muitas indústrias globalmente. Isso também tem gerado problemas no abastecimento da indústria automotiva ao redor do mundo durante o ano de 2021. O resultado são adaptações em toda a indústria na produção de automóveis, o que também afeta as marcas do Grupo Volkswagen.

Nos últimos meses, o time da Volkswagen América Latina tem trabalhado intensamente, em parceria com a matriz e fornecedores, para minimizar os efeitos da escassez de semicondutores para a produção em suas fábricas na região. Entretanto, o cenário atual não demostra o encaminhamento para uma solução definitiva visando a normalização do fornecimento de chips. Em razão disso, a Volkswagen do Brasil concedeu layoff para um turno desde o dia 1/11 para São Bernardo do Campo/SP.”

Gol e Voyage já tiveram linha de produção paralisada

Entenda o problema:
Esse cenário foi desencadeado pela pandemia de COVID-19, já que a cadeia global de produção de componentes e chips eletrônicos mudou de estratégia para atender o forte crescimento das vendas de eletrônicos no mundo neste período. Contudo, o segmento automotivo que esperava uma grave crise de demanda com os lockdowns que afetaram todos os países (o Brasil inclusive) suspendeu encomendas destes equipamentos geralmente de origem asiática. Com a forte alta das vendas, as fábricas de veículos não conseguiram atender toda essa demanda, o que tem paralisado fábricas por aqui, fenômeno que travou a produção de automóveis no mundo todo.

Como a maioria destas peças são produzidas na China ou em outros lugares do mundo, as empresas que têm sede por aqui sofrem por conta disso, já que esses componentes demoram a chegar ao país já comprometidos com fabricantes de smartphones e eletroeletrônicos em geral.

Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de novembro, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.

Marcos Camargo

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

2 meses ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

6 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

6 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

9 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

9 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

9 meses ago