Aparecida, um dos principais destinos de turismo religioso do mundo, está localizada a 168km da cidade de São Paulo, na micro região denominada Vale do Paraíba. Lá está abrigado o maior santuário do mundo dedicado a Nossa Senhora.

O cartão-postal da cidade é a Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida, inaugurado em 1955 e visitada por três Papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Construída em forma de cruz, tem capacidade para 75 mil pessoas e destaca-se em meio a pequena cidade, sendo vista por todos que passam na via Dutra, principal estrada que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

Além da imagem original de Nossa Senhora, o local abriga ainda um museu sacro, um mirante e a Sala das Promessas. Lá também se encontra a Basílica Velha, erguida em 1888, ao estilo barroco. Uma passarela de quase 400 metros liga os dois templos e proporciona uma vista panorâmica da cidade e do santuário novo.

 

TURISMO RELIGIOSO

O turismo religioso domina a cidade, que recebe em torno de 11 milhões de romeiros por ano. Em 2003 foi inaugurado na região o “Caminho da Fé”, uma peregrinação de 525 quilômetros entre Cravinhos e Aparecida, passando por cidades de Minas Gerais e São Paulo. Essa e todas as outras atrações serviram para alavancar não somente o turismo, mas também o comércio hoteleiro, alimentício e geral. Aparecida conta, atualmente, com 50 indústrias de transformação, voltadas a atender o comércio religioso e, em geral, estruturado em torno do turismo.

A data de maior movimento na cidade é, sem dúvida, no feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, quando mais de 200 mil romeiros visitam a cidade para ver a imagem da santa. No entanto, o turismo religioso também fortaleceu muitos outros setores da cidade, que se transformou num polo de compras dos mais diversos tipos de itens.

 

CENTRO DE COMÉRCIO

Emerson Orosco, da Distribuidora Irmãos Cavazzani

Anexo à basílica, há um centro de compras com galerias que abrigam lojas e uma grande praça de alimentação. Nestas galerias, além da enorme variedade de artigos religiosos, há uma diversidade de produtos incluindo várias lojas de Som e Acessórios, o que tornou Aparecida um importante centro do comércio varejista na região.

“As pessoas do Vale do Paraíba vão até lá comprar som e acessórios automotivos assim como os paulistanos e consumidores da região metropolitana vão para a Santa Efigênia, ou Galeria Pajé”, diz Emerson Orosco, da Distribuidora Irmãos Cavazzani, se referindo a famosos centros de compras de eletrônicos da cidade de São Paulo. Ele explica que o mercado em Aparecida ainda possui uma grande representatividade, mas que já foi melhor. “Quem está longe da região não consegue preço, pois quem é do Vale consegue cobrar um frete bem menor”. Ele comenta ainda que outro problema é o fato que, por comprarem em quantidade muito grande, os lojistas acabam procurando os maiores descontos e fazendo negócios diretamente com quem faz as melhores ofertas. “Os ‘porta-maleiros’ chegam carregados de produtos e vendem ‘de baciada’ para eles”, completa. “Nos finais de semana comuns, a cidade fica cheia de pessoas que só vão comprar, não vão pelo turismo religioso”.

Para muitos, a “informalidade” do negócio atrapalha e impede que distribuidoras façam um trabalho mais dedicado na região. A oscilação do comércio em determinadas épocas do ano – situação que não é mais tão forte atualmente – ainda serve como argumento para muitos lojistas buscarem o melhor preço e torna predatório o comércio em um lugar onde, o que todos esperam, é um pouquinho de boa-fé.

 

Por: Fabio Codellos / Laelie Machado 

Fotos: Equipe AM

 

Denise Andrade

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

4 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

4 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

4 semanas ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.