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Férias exigem atenção especial à suspensão do carro

Com as férias de fim de ano, aumenta o número de acidentes nas estradas e de veículos quebrados por falta de manutenção. Para evitar contratempos e garantir o perfeito funcionamento do automóvel, é fundamental realizar uma verificação preventiva dos principais itens de segurança, com destaque para o conjunto da suspensão. O amortecedor, por exemplo, controla a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo, proporcionando estabilidade, segurança, conforto e boa dirigibilidade.

De acordo com testes realizados pela Monroe, fabricante de amortecedores, essa peça desgastada ou recondicionada pode comprometer a capacidade de frenagem do automóvel, chegando a aumentar em mais de 2,5 metros o espaço necessário para frear, caso esteja rodando a uma velocidade de 80 km/h.

Outro ponto crítico é o excesso de trepidações, que torna a viagem desconfortável. O amortecedor com apenas 50% de eficiência também pode aumentar em 26% o cansaço do motorista, elevando consideravelmente o perigo. Além disso, durante uma viagem, as oscilações do feixe de luz do farol podem ofuscar a visão do condutor que trafega na via contrária.

Aliado aos riscos de acidentes, a falta de revisão pode representar custo extra com o sistema de suspensão. Muitos motoristas são surpreendidos, e acabam gastando de 20% a 30% a mais na oficina, quando percebem que os pneus estão em más condições por conta do estado dos amortecedores e, ainda, prejudicando outros itens de segurança, tais como molas, coxins, bandejas, buchas, bieletas, batentes, pivôs e terminais.

A recomendação das fabricantes, como a Monroe, é realizar a revisão dos amortecedores no máximo a cada 10.000 quilômetros, quando perceber qualquer problema na suspensão ou, ainda, conforme especificações do fabricante. “É importante salientar que o período pode variar de acordo com as condições de uso do automóvel. Veículos que trafegam em estradas bem pavimentadas tendem a apresentar menor desgaste do que os que circulam por pistas irregulares. Ou seja, a vida útil dos amortecedores está diretamente ligada às condições de uso do carro”, explica Juliano Caretta, representante da empresa.

Borrachas e componentes da suspensão
Para os demais itens da suspensão, o recomendado é realizar as revisões no máximo a cada 10.000 quilômetros, quando perceber qualquer problema na suspensão ou, ainda, conforme especificações do fabricante. Constatados defeitos, a substituição deverá ser providenciada imediatamente.

No momento da troca, é importante consultar o fabricante sobre a aplicação correta para cada tipo de veículo. Apesar de semelhantes, os componentes têm diferenças no tamanho, flexibilidade da borracha, sistema de fixação e no ângulo de encaixe.

Vale ressaltar que peças recondicionadas ou remanufaturadas também oferecem riscos de acidentes, pois são peças reaproveitadas e com tempo excessivo de uso.

Denise Andrade

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