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Fiat Grande Panda é apresentado e vai inspirar novo Uno, Pulse e Fastback

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novidade mostrada na Europa vai inspirar novos produtos da Fiat

O Grande Panda foi apresentado à imprensa na Europa nos últimos dias e a Fiat se apressou em dizer que esse novo carro é um produto global.  Feito sobre a plataforma Smart, evolução da CMP, que será implantada em Betim, o Panda indica os próximos caminhos que a Stellantis irá tomar para usar esse projeto por aqui. 

Na Europa o Panda irá suceder o o modelo homônimo que visualmente é bem parecido com o nosso Uno, já fora de linha há dois anos. Na Europa será o primeiro elétrico acessível da Fiat, em torno de 20 mil euros e também deverá ter motor 1.2 Puretech. A Fiat sempre teve modelos citadinos acessíveis e o mesmo irá acontecer por aqui a partir desse projeto. 

O Fiat Grande Panda tem 3,99m de comprimento, exatamente o mesmo do Argo e o novo padrão de carros urbanos nessa plataforma em sua variação mais curta. A largura é de 1,76m com 1,57m de altura e 361 litros de porta malas.

E essa plataforma Smart é modular o que permite fazer outros modelos maiores conforme a demanda.

Por dentro o painel mescla elementos vintage em dois ovais que parecem de bom gosto com cluster digital de 10” e multimídia de 10,2”. A inspiração das linhas vem do circuito de Lingotto, na Itália. Com isso, notamos uma mudança radical de desenho interno para os carros da linha Fiat. 

Inicialmente o Grande Panda será elétrico com motor de 113cv e rendimento de 320km com seus 44kwh de baterias, especificação semelhante à do e-C3. Certamente terá sistema de recarregamento de 100kw para recargas de 20 a 80% em 26 minutos.

Certamente no Brasil terá motor a gasolina ou flex usando em cada país a especificação disponível. Isso quer dizer que ele pode usar um motor 1.0 Firefly ou T200 1.0 turbo ambos já aplicados a esta plataforma. 

Plataforma Smart “abrirá o caminho” 

Ao utilizar a plataforma Smart, o Grande Panda certamente irá influenciar muitas novidades da Fiat no Brasil. Aliás, essa plataforma modular irá dar origem aos carros que irão suceder a linha atual do Pulse e Fastback e do próprio Argo. Aliás, o Jeep Avenger também usa essa mesma plataforma e ao que tudo indica será o primeiro “Smart” feito em Betim. Os Fiat virão na sequência. 

Com motor elétrico, a Fiat poderá vender aqui seus modelos eletrificados com a base Smart. Vamos acompanhar os próximos capítulos dessa história que ajudará a a renovar o portfólio Jeep e Fiat no Brasil. 

Marcos Camargo

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Marcos Camargo

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