Destaques

Fiat, Volkswagen e Hyundai crescem no Brasil: Renault e Caoa Chery perdem espaço em 2024 (veja o balanço)

Dados de mercado mostram mudanças na dinâmica das marcas

O mercado de carros é dinâmico e merece atenção por alguns fatores. Entre janeiro e junho deste ano dados da Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores) mostram que foram produzidas 1,14 milhões de unidades, o que representa 14,6% mais do que em 2023 e embora o mercado local esteja aquecido as exportações caíram. Mas olhando para o mercado brasileiro quais foram as marcas que mais cresceram e as que mais perderam neste ano?

A Fiat se manteve líder de mercado e vem mantendo essa marca há quase 4 anos no país. No primeiro semestre foram 38.293 unidades vendidas ou 18,97% de participação. É a marca mais forte em vendas no país com vantagem de 9.000 veículos sobre a Volkswagen. Em alta estão modelos como Pulse, Fastback e a Strada que mesmo não sendo mais líder segue com bons índices de venda somando Cronos e Mobi nessa conta.

A Volkswagen foi a segunda com 29.702 unidades vendidas e participação de 14,74% com modelos como T-Cross, Nivus e também o Polo que é vice-líder no ranking geral somando Polo e Polo Track.

A General Motors está em terceiro lugar e em 2024 vendeu 28.580 veículos com 14,16% bem próxima da segunda. Em destaque a recuperação do Onix, a liderança do Onix Plus e da manutenção das vendas do Tracker que já começa a sentir os efeitos do tempo e vem perdendo para o T-Cross e Creta.
A Hyundai também ganhou espaço com 19.395 unidades vendidas e 9,61%, Toyota vendeu 17.117 unidades e fechou 8,6%.

A Jeep vem em sexto lugar porém lidera o segmento de SUVs com o Compass. A marca da Stellantis fechou o semestre com 10.022 unidades vendidas somando também o volume mantido do Renegadee também o Commander (líder entre os SUVs de sete lugares) e alguns modelos importados.

A BYD foi a surpresa do ranking pois aparece na décima posição já com 5.221 unidades vendidas no semestre com seus veículos eletrificados avançando para a Nissan que teve 7.196 unidades comercializadas no período. A Renault se manteve entre as dez mas caiu no ranking assim como a Ford que perdeu volume apesar das boas vendas da Ranger e também da Caoa Chery que esteve bem melhor posicionada no mercado nacional.

Marcos Camargo

Recent Posts

Minicarro elétrico da GM, Hongguang ganha nova geração na China

Nova geração estreia no mercado chinês pelo equivalente a R$ 45 mil Após anos de…

15 horas ago

Nova minivan da Zeekr tem tela de 43 polegadas para os passageiros

A minivan elétrica Zeekr 009 Grand foi anunciada esse ano como uma proposta de veículo…

15 horas ago

Eis o novo visual do novo Hyundai Creta

flagra mostra visual indiano para o renovado SUV compacto A Hyundai já está trabalhando com…

2 dias ago

Volkswagen Taos ganha novo visual lá fora: veja como ficou

SUV médio mexicano muda visual, motor e câmbio mas segue longe do Brasil O Volkswagen…

4 dias ago

BYD vai vender carros da marca de luxo Denza em diversos países

Modelo com porte de Porsche Panamera será o primeiro a chegar por aqui Car News…

6 dias ago

Jeep Renegade tem desconto para CNPJ e produtor rural: veja condições

Versão Willys é oferecida com desconto sobre o valor da tabela Fipe A Jeep está…

6 dias ago

This website uses cookies.