Destaques

Fiat, Volkswagen e Hyundai crescem no Brasil: Renault e Caoa Chery perdem espaço em 2024 (veja o balanço)

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

Dados de mercado mostram mudanças na dinâmica das marcas

O mercado de carros é dinâmico e merece atenção por alguns fatores. Entre janeiro e junho deste ano dados da Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores) mostram que foram produzidas 1,14 milhões de unidades, o que representa 14,6% mais do que em 2023 e embora o mercado local esteja aquecido as exportações caíram. Mas olhando para o mercado brasileiro quais foram as marcas que mais cresceram e as que mais perderam neste ano?

A Fiat se manteve líder de mercado e vem mantendo essa marca há quase 4 anos no país. No primeiro semestre foram 38.293 unidades vendidas ou 18,97% de participação. É a marca mais forte em vendas no país com vantagem de 9.000 veículos sobre a Volkswagen. Em alta estão modelos como Pulse, Fastback e a Strada que mesmo não sendo mais líder segue com bons índices de venda somando Cronos e Mobi nessa conta.

A Volkswagen foi a segunda com 29.702 unidades vendidas e participação de 14,74% com modelos como T-Cross, Nivus e também o Polo que é vice-líder no ranking geral somando Polo e Polo Track.

A General Motors está em terceiro lugar e em 2024 vendeu 28.580 veículos com 14,16% bem próxima da segunda. Em destaque a recuperação do Onix, a liderança do Onix Plus e da manutenção das vendas do Tracker que já começa a sentir os efeitos do tempo e vem perdendo para o T-Cross e Creta.
A Hyundai também ganhou espaço com 19.395 unidades vendidas e 9,61%, Toyota vendeu 17.117 unidades e fechou 8,6%.

A Jeep vem em sexto lugar porém lidera o segmento de SUVs com o Compass. A marca da Stellantis fechou o semestre com 10.022 unidades vendidas somando também o volume mantido do Renegadee também o Commander (líder entre os SUVs de sete lugares) e alguns modelos importados.

A BYD foi a surpresa do ranking pois aparece na décima posição já com 5.221 unidades vendidas no semestre com seus veículos eletrificados avançando para a Nissan que teve 7.196 unidades comercializadas no período. A Renault se manteve entre as dez mas caiu no ranking assim como a Ford que perdeu volume apesar das boas vendas da Ranger e também da Caoa Chery que esteve bem melhor posicionada no mercado nacional.

Marcos Camargo

Share
Published by
Marcos Camargo

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

1 semana ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

4 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

4 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

8 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

8 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

8 meses ago