Categories: Tecnologia

GM vai fundo na integração com Smartphone

OnStar RemoteLink Mobile – Aplicativo gratuito permite que proprietários de carros General Motors nos Estados Unidos usem o smartphone para acionar o motor , portas, faróis e buzina à distância. 

Se lembrou que esqueceu de travar as portas do carro? Que tal usar o seu smartphone para trava-las ou destrava-las à distância, mesmo que essa distância seja de vários quilometros?

Melhor ainda, não seria bom poder usa-lo para ligar o motor, acionando o aquecimento ou o ar condicionado para que quando você entre no carro a temperatura interna esteja exatamente como você prefere? Ou ainda para ligar os faróis ou acionar a buzina para afastar pessoas em atitude suspeita perto do seu carro, sem precisar se expor a riscos desnecessários?

Desde o último mês de junho, tudo isso já é realidade nos Estados Unidos para os compradores de veículos 0km modelo 2014 das marcas Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac. No total, a novidade abrange 36 modelos das quatro marcas usadas pela General Motors no mercado norte-americano.

Através de um aplicativo gratuito batizado de OnStar RemoteLink Mobile App, disponível para smartphones que utilizem as plataformas iOs, Android ou Blackberry, os motoristas poderão realizar todas essas operações durante cinco anos sem pagar nada.

Entre outras opções de serviços gratuitos oferecidos pelo aplicativo, é possível verificar a pressão real de cada pneu do veículo e compara-la com a recomendada pelo fabricante ou checar qual é o nível do combustível, informado em percentagem do tanque ou em quantidade de galões, medida usada no mercado local em vez de litros.

O motorista pode ainda saber qual é o consumo médio do veículo e qual é a sua autonomia com a quantidade de combustível existente no tanque, bem como qual é o nível do óleo e o status dos sistemas operacionais do veículo.

Serviços adicionais

Caso deseje ainda mais, o dono do veículo pode optar pela contratação de um plano pago, passando a desfrutar de uma variedade de serviços adicionais pelo smartphone ou usando os botões instalados no painel do veículo.

Conforme o plano escolhido pelo cliente, o aplicativo também pode ser usado para informar qual é a localização exata do veículo e ainda dar instruções exatas de como chegar lá, caso a pessoa e seu smartphone não estejam no local. Se preferir, o usuário pode mandar essas instruções para qualquer um dos seus contatos ou ainda pesquisar pontos de interesse e referências na vizinhança.

      

Caso precise de orientação ou assistência, o aplicativo oferece a opção de coloca-lo em contato com um consultor técnico, com a sua concessionária autorizada preferida ou ainda acionar o guincho ou o socorro mecânico.

Independentemente do aplicativo instalado no smartphone, esses modelos produzidos pela General Motors também contam com o serviço OnStar instalado no próprio veículo, o que permite acesso a serviços como detecção e notificação automática de acidentes, diagnóstico remoto, localização do veículo em caso de furto ou roubo ou orientação para situações de emergência dentro ou fora do veículo.

O serviço também integra utilidades mais prosaicas, tais como GPS, chamadas viva-voz pelo smartphone e conexão Bluetooth.

Uso em acidentes

No caso de acidentes, por exemplo, acelerômetros e outros sensores permitem que a ocorrência seja detectada imediatamente e comunicada automaticamente a uma central de controle. Entre os dados transmitidos estão direção e número de impactos, se o veículo capotou e a velocidade máxima do impacto.

Com esses dados, é possível avaliar a gravidade do acidente e providenciar resposta adequada.

Um operador tentará contato com o motorista usando o sistema de som do veículo e microfones instalados na cabine e, se um ocupante do veículo pedir ou ninguém atender o chamado, acionará imediatamente o socorro médico da região, usando dados do GPS para informar a localização precisa do veículo.

O sistema ainda permite monitoramento contínuo da situação e o interface com o serviço médico de resgate, tanto orientando motorista e passageiros sobre o que fazer enquanto o socorro não chega como permitindo que a equipe de socorro seja adequadamente informada sobre o que a espera antes mesmo de chegar ao local, podendo tomar outras medidas, como por exemplo acionamento de helicóptero para o transporte de feridos.

OnStar

Quem desejar utilizar esses serviços mais abrangentes pode assinar um plano de serviços da OnStar, que é uma subsidiária da General Motors. A empresa usa a rede de telefonia celular e os satélites de posicionamento global (GPS) para conectar o veículo com sua central de atendimento e com a rede de concessionários.

Graças a uma série de sensores e dispositivos de eletrônica embarcada já integrados ao veículo, o OnStar permite ir muito além de serviços de comunicação, navegação e monitoramento, sendo oferecido nos Estados Unidos, no Canadá e na China.

Um exemplo é o diagnóstico remoto, que pode ser feito quando o cliente desejar verificar se existe algum problema no seu veículo ou automaticamente, gerando detalhados relatórios ilustrados que são enviados mensalmente por e-mail.

São verificadas as condições de funcionamento dos principais sistemas do carro, gerando relatórios que cobrem motor, transmissão, controle de estabilidade, air bags, controle de emissões e ABS, além de informar a pressão dos pneus e o prazo até a próxima manutenção programada.

O desenvolvimento do aplicativo RemoteLink Mobile App e seu oferecimento gratuito são resultado da análise dos motivos de acionamento do serviço tradicional da OnStar. Só de pedidos de travamento ou destravamento de portas, são 60 mil chamadas por mês, número que deve ser significativamente reduzido com o uso do aplicativo gratuito.

OnStar como acessório

Nos Estados Unidos, quem não tem um veículo da General Motors também pode usar os serviços do OnStar. Basta comprar no varejo o OnStar FMV (For My Vehicle), um sofisticado espelho retrovisor interno que deve ser instalado no lugar do original.

Equipado com diversos botões, ele pode ser usado em 75 veículos de diversas outras marcas e permite acesso à maioria dos serviços oferecidos pela empresa. Atualmente, o acessório é vendido por US$99 já instalado e os planos de serviço custam US$18.95 ou US$28.90 por mês, mais impostos.

  
                                                                O OnStar FMV

 

Por Amadeu Castanho Neto

Fotos: Divulgação

fabio codellos

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

4 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

4 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

4 semanas ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.