Um deles é o Hyundai Creta, que foi uma das estrelas do último Salão do Automóvel. Segundo modelo fabricado pela Hyundai em sua fábrica de Piracicaba, de onde também sai a bem sucedida linha HB20, o Creta é um modelo global da montadora coreana e também é conhecido como i25 no Exterior.
Talvez uma das grandes novidades do Creta seja trazer para o Brasil a plataforma do Hyundai Elantra, que pode vir a ser o modelo escolhido pela marca para disputar o segmento dos sedans médios, hoje dominado pelo Toyota Corolla.
Para fazer do seu novo utilitário esportivo um sucesso, a estratégia da Hyundai Brasil parece ter se pautado ao menos em dois pontos importantes: oferecer o Creta bem equipado desde a versão básica e ter um bom posicionamento de preços. Além disso, a montadora continua oferecendo sua garantia de cinco anos, outro ponto que ajuda na decisão de compra.
São oferecidas duas opções de motores flex, sendo um 1.6 e um 2.0. Ambos têm bloco de alumínio, sistema de partida a frio “e-start” sem tanque adicional de gasolina e duplo comando variável de válvulas (D-CVVT) para admissão e escape.
Os veículos com motor 1.6 podem ter câmbio manual ou automático de seis velocidades, com trocas sequenciais. Já os com motor 2.0 são equipados com câmbio automático de seis velocidades com trocas sequenciais.
A Hyundai oferece três versões de acabamento: a entrada é a Attitude 1.6, com câmbio manual, seguida pela intermediária Pulse, equipada com motor 1.6 de transmissão manual ou automática ou com motor 2.0 de transmissão automática e a topo de linha é a Prestige, oferecida só com motor 2.0 e câmbio automático.
Entre os equipamentos oferecidos, vale destacar dois diferenciados: o banco do motorista com ventilação e os faróis direcionais “cornering lamp”, que prometem agradar os motoristas do novo SUV. A ventilação do banco do motorista, oferecida como padrão na versão Prestige, tem ventiladores localizados no interior do assento e do encosto, oferece três níveis de ventilação e é acionada por um botão no console central.
O farol direcional “cornering lamp” tem uma lâmpada exclusiva para iluminação lateral, focando na direção em que se gira o volante, para ampliar a visibilidade em curvas durante a noite. A opção só é oferecida nos modelos com motor 2.0.
Todas as versões do Creta saem de fábrica com equipamentos como monitoramento de pressão dos pneus, alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança para motorista e passageiro, alerta visual de portas e porta-malas abertos, bem como travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, entre outros.
Também fazem parte da lista de equipamentos básicos o sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, direção elétrica progressiva, travas elétricas nas portas e porta-malas, retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção, vidros elétricos (com descida one-touch no do motorista), acionamento inteligente one-touch das luzes de direção, volante com regulagem de altura e profundidade e banco do motorista com ajuste de altura.
O veículo sai de fábrica também com bolsa porta-revista no encosto do banco do passageiro, console central com porta-objetos e porta-copos, porta-objetos fechado com tampa no console, duas tomadas 12V (x2) no console central, porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras, porta-óculos no console de teto, alças de segurança para os passageiros dianteiro e traseiros, espelho de cortesia com iluminação no para-sol para motorista e passageiro, console de teto com luzes de leitura, iluminação no porta-malas, apoio para o pé esquerdo do motorista e comando interno de abertura do tanque de combustível.
Oportunidades para equipar
Embora o novo SUV se mostre bem pensado nos detalhes e nos equipamentos oferecidos, a Hyundai Brasil fez como a maioria das outras montadoras e deixou para oferecer muitos dos acessórios mais procurados só para as versões de topo de linha.
É, por exemplo, o caso da central multimídia, só oferecida na versão Prestige. Nas outras o SUV vem de fábrica com um prosaico rádio AM/FM com conexão Bluetooth, batizado de blueAudio®.
Ele tem tela LCD de 3.8 polegadas com iluminação em fundo preto e informações em branco, comandos no volante, conexão Bluetooth para telefonia e streaming de áudio, acesso à agenda do celular e conexões USB/iPod e AUX.
Para efeito de comparação, a central multimídia blueNav® tem tela touchscreen de 7 polegadas, navegação GPS embarcada, compatibilidade com Apple CarPlay® e Google Android Auto®, conexão Bluetooth® com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, MP3 player, reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB e auxiliar, microfone no teto e comandos de áudio e Bluetooth® no volante.
Todas as versões saem de fábrica com quatro alto-falantes. O som, portanto, é uma excelente abertura para o varejista de acessórios oferecer bons equipamentos para os proprietários do Creta!
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.